• Nayara Reynaud

GRAMMY 2021 | Veja a lista completa de indicados ao prêmio musical

Atualizado: Jan 6


A tarde do dia 24 de novembro reservou muitas surpresas com o anúncio dos indicados aos GRAMMY Awards 2021, sendo algumas bem interessantes, mas foram as ruins que tomaram conta da repercussão sobre a mais famosa premiação musical. E, antes de falar na ausência muito sentida nessa lista anunciada, de forma remota, pelo presidente da The Recording Academy, Harvey Mason Jr., e vários cantores convidados, melhor focar nas boas notícias, como o fato desta 63ª edição ter mantido e até aumentado a tendência vista na anterior de dar mais destaque, nada mais que devido, a artistas femininas, como representado nas nove indicações da líder Beyoncé, incluindo as quatro para a música BLACK PARADE como Gravação e Canção do Ano e Melhor Performance e Canção de R&B. Queen Bey é também rainha do ranking geral do prêmio da organização norte-americana de profissionais da área, sendo a mulher mais indicada na história dos GRAMMY’s, totalizando 79 indicações, que deixam a cantora norte-americana empatada com o inglês Paul McCartney e só uma menção de distância para as 80 do mítico produtor Quincy Jones e do rapper e marido dela JAY-Z.


A sequência da lista dos mais indicados nesta edição continua com as seis indicações, cada, para a inglesa Dua Lipa colhendo os frutos pelos hits de Future Nostalgia (2020), o rapper Roddy Ricch sendo reconhecido pelo sucesso de sua canção The Box e pela participação em ROCKSTAR de Da Baby – que está em quatro disputas –, e a cantora Taylor Swift novamente agraciada pelo seu elogiado folklore (2020); seguindo com Brittany Howard, vocalista do Alabama Shakes que conseguiu cinco na sua estreia em carreira solo, com o disco Jaime (2019). Aliás, ela faz parte de um dos grandes feitos desta edição, em que a categoria de Melhor Performance Rock só teve mulheres ou bandas de vocal feminino indicadas, assim como a de Melhor Álbum Country. Fiona Apple – que soma duas indicações, mas cuja ausência de Fetch the Bolt Cutters (2020) na categoria principal de Álbum do Ano é indesculpável –, Grace Potter, Phoebe Bridgers – revelação com quatro menções na lista –, o trio HAIM – que também emplacou o Women in Music Pt. III (2020) na concorrência pelo AYOT – e a banda Big Thief completam o time das roqueiras, enquanto a música country é representada por Ashley McBryde, Brandy Clark, Ingrid Andress, Miranda Lambert e o grupo Little Big Town.


Enquanto isso, porém, as redes sociais ficaram em polvorosa pelo fato do cantor canadense The Weeknd, cujo álbum After Hours (2020) conquistou tanto o público e a crítica neste ano, ter sido misteriosamente esnobado pela The Recording Academy, sem ser lembrado em nenhuma categoria. Algo que até poderia ser atribuído a uma possível incompreensão das comissões julgadoras de pop e R&B, que poderiam, igualmente, acreditar que sua música pertenceria ao outro gênero – como cogitado pelo jornalista Jem Aswad na revista Variety mais cedo –, mas que não é capaz de explicar a ausência em categorias gerais, onde projetos de difícil classificação conseguiram entrar, a exemplo das várias texturas e ritmos do citado disco das irmãs Haim ou da viagem sonora de Everyday Life (2019), em uma indicação surpreendente para um trabalho interessante, mas pouco popular do Coldplay.


Isso acabou ofuscando até as conquistas brasileiras nesta edição, com a cantora Bebel Gilberto indicada a Melhor Álbum de Global Music – antiga categoria de World Music, em uma mudança de título apenas pró-forma –, com seu lançamento Agora (2020), e o violonista Chico Pinheiro concorrendo em Melhor Álbum de Jazz Latino com City of Dreams (2020). Trata-se da quarta indicação da filha de João Gilberto e a segunda seguida do músico, que disputou anteriormente, no mesmo segmento, com Sorte! Music by John Finbury (2019), parceria entre o compositor John Finbury e a cantora Thalma de Freitas, junto do pianista Vitor Gonçalves, do percussionista Rogerio Boccato e do baterista Duduka Da Fonseca. Também vale ressaltar os portugueses que foram reconhecidos pela Academia, com a jazzista Maria Mendes repetindo a indicação do GRAMMY Latino para Asas Fechadas, faixa em que colabora com John Beasley e a Metropole Orkest, em Melhor Arranjo para Instrumentos e Vocais, e o DJ RAC, que já ganhou um Grammy de Melhor Gravação Remixada em 2016, e agora concorre novamente com seu remix de Do You Ever, de Phil Good.


A cerimônia de entrega dos gramofones dourados estava prevista para acontecer no próximo dia 31 de janeiro, sob o comando do apresentador e comediante Trevor Noah, mas a Academia anunciou, nesta terça (5), o adiamento do evento para 14 de março de 2021, domingo, devido ao agravamento da situação da pandemia de Covid-19 em Los Angeles.


Veja abaixo a lista completa dos indicados nas 84 categorias do GRAMMY 2021, e ouça também a nossa playlist com todos os concorrentes, tanto na Deezer quanto no Spotify:

GERAL


GRAVAÇÃO DO ANO

BLACK PARADE, de Beyoncé

(Produção Musical: Beyoncé e Derek Dixie | Engenharia de Som e Mixagem: Stuart White | Masterização: JJ Golden)

Circles, de Post Malone

(Produção Musical: Louis Bell, Frank Dukes e Post Malone | Engenharia de Som e Mixagem: Louis Bell e Manny Marroquin | Masterização: Mike Bozzi)

Colors, de Black Pumas

(Produção Musical: Adrian Quesada | Engenharia de Som e Mixagem: Adrian Quesada | Masterização: Randy Merrill)

Don't Start Now, de Dua Lipa

(Produção Musical: Caroline Ailin e Ian Kirkpatrick | Engenharia de Som e Mixagem: Josh Gudwin, Drew Jurecka e Ian Kirkpatrick | Masterização: Chris Gehringer)

everything i wanted, de Billie Eilish

(Produção Musical: Finneas O'Connell | Engenharia de Som e Mixagem: Rob Kinelski e Finneas O'Connell | Masterização: John Greenham)

ROCKSTAR, de DaBaby feat. Roddy Ricch

(Produção Musical: SethinTheKitchen | Engenharia de Som e Mixagem: Derek "MixedByAli" Ali, Chris Dennis & Liz Robson | Masterização: Susan Tabor)

Savage, de Megan Thee Stallion feat. Beyoncé

(Produção Musical: Beyoncé e J. White Did It | Engenharia de Som e Mixagem: Stuart White | Masterização: Colin Leonard)

Say So, de Doja Cat

(Produção Musical: Tyson Trax | Engenharia de Som e Mixagem: Clint Gibbs | Masterização: Mike Bozzi)

ÁLBUM DO ANO

Black Pumas (Deluxe Edition), de Black Pumas

(Produção Musical: Jon Kaplan e Adrian Quesada | Engenharia de Som e Mixagem: Adrian Quesada, Jacob Sciba, Stuart Sikes e Erik Wofford | Composição: Eric Burton e Adrian Quesada | Masterização: JJ Golden)

Chilombo, de Jhené Aiko

(Produção Musical: Fisticuffs e Julian-Quán Việt Lê | Engenharia de Som e Mixagem: Fisticuffs, Julian-Quán Việt Lê, Zeke Mishanec, Christian Plata e Gregg Rominiecki | Composição: Jhené Aiko Efuru Chilombo, Julian-Quán Việt Lê, Maclean Robinson e Brian Keith Warfield | Masterização: Dave Kutch)

Djesse Vol.3, de Jacob Collier

(Produção Musical: Jacob Collier | Engenharia de Som e Mixagem: Ben Bloomberg e Jacob Collier | Composição: Jacob Collier | Masterização: Chris Allgood e Emily Lazar)

Everyday Life (Deluxe), de Coldplay

(Produção Musical: Daniel Green, Bill Rahko e Rik Simpson | Engenharia de Som e Mixagem: Mark "Spike" Stent | Composição: Guy Berryman, Jonny Buckland, Will Champion e Chris Martin | Masterização: Emily Lazar)

folklore, de Taylor Swift

(Produção Musical: Jack Antonoff, Aaron Dessner e Taylor Swift | Engenharia de Som e Mixagem: Jack Antonoff, Aaron Dessner, Serban Ghenea, John Hanes, Jonathan Low e Laura Sisk | Composição: Aaron Dessner e Taylor Swift | Masterização: Randy Merrill)

Future Nostalgia, de Dua Lipa

(Produção Musical: Koz | Engenharia de Som e Mixagem: Josh Gudwin e Cameron Gower Poole | Composição: Clarence Coffee Jr. e Dua Lipa | Masterização: Chris Gehringer)

Hollywood's Bleeding, de Post Malone

(Produção Musical: Louis Bell e Frank Dukes | Engenharia de Som e Mixagem: Louis Bell e Manny Marroquin | Composição: Louis Bell, Adam Feeney, Austin Post e Billy Walsh| Masterização: Mike Bozzi)

Women in Music Pt. III, de HAIM

(Produção Musical: Rostam Batmanglij, Danielle Haim e Ariel Rechtshaid | Engenharia de Som e Mixagem: Rostam Batmanglij, Jasmine Chen, John DeBold, Matt DiMona, Tom Elmhirst, Joey Messina-Doerning e Ariel Rechtshaid | Composição: Rostam Batmanglij, Alana Haim, Danielle Haim, Este Haim e Ariel Rechtshaid | Masterização: Emily Lazar)

CANÇÃO DO ANO

BLACK PARADE

(Composição: Denisia Andrews, Beyoncé, Stephen Bray, Shawn Carter, Brittany Coney, Derek James Dixie, Akil King, Kim "Kaydence" Krysiuk e Rickie "Caso" Tice | Beyoncé)

cardigan

(Composição: Aaron Dessner e Taylor Swift | Taylor Swift)

Circles

(Composição: Louis Bell, Adam Feeney, Kaan Gunesberk, Austin Post e Billy Walsh | Post Malone)

Don't Start Now

(Composição: Caroline Ailin, Ian Kirkpatrick, Dua Lipa e Emily Warren | Dua Lipa)

everything i wanted

(Composição: Billie Eilish O'Connell e Finneas O'Connell | Billie Eilish)

I Can't Breathe

(Composição: Dernst Emile II, H.E.R. e Tiara Thomas | H.E.R.)

If the World Was Ending

(Composição: Julia Michaels e JP Saxe | JP Saxe feat. Julia Michaels)

The Box

(Composição: Samuel Gloade e Rodrick Moore | Roddy Ricch)


MELHOR ARTISTA REVELAÇÃO

Chika

Doja Cat

D Smoke

Ingrid Andress

KAYTRANADA

Megan Thee Stallion

Noah Cyrus

Phoebe Bridgers


POP

MELHOR PERFORMANCE SOLO DE POP

cardigan, de Taylor Swift

Don't Start Now, de Dua Lipa

everything i wanted, de Billie Eilish

Say So, de Doja Cat

Watermelon Sugar, de Harry Styles

Yummy, de Justin Bieber

MELHOR PERFORMANCE DE GRUPO OU DUO POP

Dynamite, de BTS

exile, de Taylor Swift feat. Bon Iver

Intentions, de Justin Bieber feat. Quavo

Rain on Me, de Lady Gaga com Ariana Grande

UN DIA (ONE DAY), de J Balvin, Dua Lipa, Bad Bunny e Tainy

MELHOR ÁLBUM VOCAL DE POP TRADICIONAL

American Standard, de James Taylor

Blue Umbrella, de Burt Bacharach e Daniel Tashian

Judy (trilha sonora do filme Judy), de Renée Zellweger

True Love: A Celebration of Cole Porter, de Harry Connick Jr.

Unfollow the Rules, de Rufus Wainwright

MELHOR ÁLBUM VOCAL POP

Changes, de Justin Bieber

Chromatica, de Lady Gaga

Fine Line, de Harry Styles

folklore, de Taylor Swift

Future Nostalgia, de Dua Lipa


DANCE / MÚSICA ELETRÔNICA

MELHOR GRAVAÇÃO DANCE

10%, de KAYTRANADA feat. Kali Uchis

(Produção: KAYTRANADA | Mixagem: Neal H. Pogue)

Both of Us, de Jayda G

(Produção: Fred Again.. e Jayda G | Mixagem: Fred Again.. e Jayda G)

My High, de Disclosure feat. Aminé e Slowthai

(Produção: Guy Lawrence e Howard Lawrence | Mixagem: Guy Lawrence)

On My Mind, de Diplo e SIDEPIECE

(Produção: Diplo e SIDEPIECE | Mixagem: Luca Pretolesi)

The Difference, de Flume feat. Toro y Moi

(Produção: Flume | Mixagem: Eric J Dubowsky)

MELHOR ÁLBUM DANCE OU ELETRÔNICO

BUBBA, de KAYTRANADA

ENERGY, de Disclosure

Good Faith, de Madeon

KiCk i, de Arca

PLANET'S MAD, de Baauer


MÚSICA INSTRUMENTAL CONTEMPORÂNEA

MELHOR ÁLBUM INSTRUMENTAL CONTEMPORÂNEO

Americana, de Grégoire Maret, Romain Collin e Bill Frisell

Axiom, de Christian Scott aTunde Adjuah

Chronology of a Dream: Live at the Village Vanguard, de Jon Batiste

Live at the Royal Albert Hall, de Snarky Puppy

Take the Stairs, de Black Violin



ROCK

MELHOR PERFORMANCE ROCK

Daylight, de Grace Potter

Kyoto, de Phoebe Bridgers

Not, de Big Thief

Shameika, de Fiona Apple

Stay High, de Brittany Howard

The Steps, de HAIM


MELHOR PERFORMANCE DE METAL

BLOODMONEY, de Poppy

Bum-Rush, de Body Count

Executioner's Tax (Swing of the Axe) – Live, de Power Trip

The In-Between, de In This Moment

Underneath, de Code Orange

MELHOR CANÇÃO DE ROCK

Kyoto

(Composição: Phoebe Bridgers, Morgan Nagler e Marshall Vore | Phoebe Bridgers)

Lost in Yesterday

(Composição: Kevin Parker | Tame Impala)

Not

(Composição: Adrianne Lenker | Big Thief)

Shameika

(Composição: Fiona Apple | Fiona Apple)

Stay High

(Composição: Brittany Howard | Brittany Howard)


MELHOR ÁLBUM ROCK

A Hero's Death, de Fontaines D.C.

Daylight, de Grace Potter

KIWANUKA, de Michael Kiwanuka

Sound & Fury, de Sturgill Simpson

The New Abnormal, de The Strokes


ALTERNATIVO

MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA ALTERNATIVA

Fetch the Bolt Cutters, de Fiona Apple

Hyperspace, de Beck

Jaime, de Brittany Howard

Punisher, de Phoebe Bridgers

The Slow Rush, de Tame Impala



R&B

MELHOR PERFORMANCE DE R&B

All I Need, de Jacob Collier feat. Mahalia e Ty Dolla $ign

BLACK PARADE, de Beyoncé

Goat Head, de Brittany Howard

Lightning & Thunder, de Jhené Aiko feat. John Legend

See Me, de Emily King


MELHOR PERFORMANCE DE R&B TRADICIONAL

Anything For You, de Ledisi

Distance, de Yebba

Let Me Go, de Mykal Kilgore

Sit on Down, de The Baylor Project feat. Jean Baylor e Marcus Baylor

Wonder What She Thinks of Me, de Chloe X Halle


MELHOR CANÇÃO DE R&B

Better Than I Imagine

(Composição: Robert Glasper, Meshell Ndegeocello e Gabriella Wilson | Robert Glasper feat. H.E.R. e Meshell Ndegeocello)

BLACK PARADE

(Composição: Denisia Andrews, Beyoncé, Stephen Bray, Shawn Carter, Brittany Coney, Derek James Dixie, Akil King, Kim "Kaydence" Krysiuk e Rickie "Caso" Tice | Beyoncé)

Collide

(Composição: Sam Barsh, Stacey Barthe, Sonyae Elise, Olu Fann, Akil King, Josh Lopez, Kaveh Rastegar e Benedetto Rotondi | Tiana Major9 e EARTHGANG)

Do It

(Composição: Chloe Bailey, Halle Bailey, Anton Kuhl, Victoria Monét, Scott Storch e Vincent Van Den Ende | Chloe X Halle)

Slow Down

(Composição: Nasri Atweh, Badriia Bourelly, Skip Marley, Ryan Williamson e Gabriella Wilson | Skip Marley e H.E.R.)


MELHOR ÁLBUM DE PROGRESSIVE R&B

Chilombo, de Jhené Aiko

F*** Yo Feelings, de Robert Glasper

Free Nationals, de Free Nationals

It Is What It Is, de Thundercat

Ungodly Hour, de Chloe X Halle

MELHOR ÁLBUM DE R&B

All Rise, de Gregory Porter

Bigger Love, de John Legend

Happy 2 Be Here, de Ant Clemons

Take Time, de Giveon

to Feel Love/d, de Luke James


RAP

MELHOR PERFORMANCE DE RAP

BOP, de DaBaby

Deep Reverence, de Big Sean feat. Nipsey Hussle

Dior, de Pop Smoke

Savage, de Megan Thee Stallion feat. Beyoncé

The Bigger Picture, de Lil Baby

WHATS POPPIN, de Jack Harlow

MELHOR PERFORMANCE DE RAP MELÓDICO (MELODIAS DE R&B E RAP)

HIGHEST IN THE ROOM, de Travis Scott

Laugh Now, Cry Later, de Drake feat. Lil Durk

Lockdown, de Anderson .Paak

ROCKSTAR, de DaBaby feat. Roddy Ricch

The Box, de Roddy Ricch


MELHOR CANÇÃO DE RAP

Laugh Now, Cry Later

(Composição: Durk Banks, Rogét Chahayed, Aubrey Graham, Daveon Jackson, Ron LaTour e Ryan Martinez | Drake feat. Lil Durk)

Savage

(Composição: Beyoncé, Shawn Carter, Brittany Hazzard, Derrick Milano, Terius Nash, Megan Pete, Bobby Session Jr., Jordan Kyle Lanier Thorpe e Anthony White | Megan Thee Stallion feat. Beyoncé)

ROCKSTAR

(Composição: Jonathan Lyndale Kirk, Ross Joseph Portaro IV e Rodrick Moore | DaBaby feat. Roddy Ricch)

The Bigger Picture

(Composição: Dominique Jones, Noah Pettigrew e Rai'shaun Williams | Lil Baby)

The Box

(Composição: Samuel Gloade e Rodrick Moore | Roddy Ricch)


MELHOR ÁLBUM DE RAP

Alfredo, de Freddie Gibbs & The Alchemist

A Written Testimony, de Jay Electronica

Black Habits, de D Smoke

King's Disease, de Nas

The Allegory, de Royce Da 5’9"



COUNTRY

MELHOR PERFORMANCE SOLO DE COUNTRY

Black Like Me, de Mickey Guyton

Bluebird, de Miranda Lambert

Stick That In Your Country Song, de Eric Church

When My Amy Prays, de Vince Gill

Who You Thought I Was, de Brandy Clark

MELHOR PERFORMANCE DE GRUPO OU DUO DE COUNTRY

10,000 Hours, de Dan + Shay e Justin Bieber

All Night, de Brothers Osborne

Ocean, de Lady A

Some People Do, de Old Dominion

Sugar Coat, de Little Big Town


MELHOR CANÇÃO COUNTRY

Bluebird

(Composição: Luke Dick, Natalie Hemby e Miranda Lambert | Miranda Lambert)

Crowded Table

(Composição: Brandi Carlile, Natalie Hemby e Lori McKenna | The Highwomen)

More Hearts Than Mine

(Composição: Ingrid Andress, Sam Ellis & Derrick Southerland | Ingrid Andress)

Some People Do

(Composição: Jesse Frasure, Shane McAnally, Matthew Ramsey e Thomas Rhett | Old Dominion)

The Bones

(Composição: Maren Morris, Jimmy Robbins & Laura Veltz | Maren Morris)


MELHOR ÁLBUM COUNTRY

Lady Like, de Ingrid Andress

Never Will, de Ashley McBryde

Nightfall, de Little Big Town

Wildcard, de Miranda Lambert

Your Life Is a Record, de Brandy Clark


NEW AGE

MELHOR ÁLBUM NEW AGE

Form//Less, de Superposition

Meditations, de Cory Wong e Jon Batiste

More Guitar Stories, de Jim "Kimo" West

Periphery, de Priya Darshini

Songs From the Bardo, de Laurie Anderson, Tenzin Choegyal e Jesse Paris Smith

JAZZ

MELHOR SOLO IMPROVISADO DE JAZZ (PERFORMANCE INSTRUMENTAL)

All Blues

(Solista: Chick Corea | Faixa de "Trilogy 2" | Chick Corea, Christian McBride e Brian Blade)

Celia

(Solista: Gerald Clayton)

Guinevere

(Solista: Christian Scott Atunde Adjuah | Faixa de "Axiom")

Pachamama

(Solista: Regina Carter | Faixa de "Ona" | Thana Alexa)

Moe Honk

(Solista: Joshua Redman | Faixa de "RoundAgain" | Redman Mehldau McBride Blade)


MELHOR ÁLBUM VOCAL DE JAZZ

Holy Room: Live at Alte Oper, de Somi com Frankfurt Radio Big Band

Modern Ancestors, de Carmen Lundy

Ona, de Thana Alexa

Secrets Are the Best Stories, de Kurt Elling feat. Danilo Pérez

What's the Hurry, de Kenny Washington

MELHOR ÁLBUM DE JAZZ INSTRUMENTAL

Happening: Live at the Village Vanguard, de Gerald Clayton

On the Tender Spot of Every Calloused Moment, de Ambrose Akinmusire

RoundAgain, de Redman Mehldau McBride Blade

Trilogy 2, de Chick Corea, Christian McBride e Brian Blade

Waiting Game, de Terri Lyne Carrington and Social Science

MELHOR ÁLBUM DE BIG BAND DE JAZZ

Data Lords, de Maria Schneider Orchestra

Dialogues on Race, de Gregg August

MONK’estra Plays John Beasley, de John Beasley

Songs You Like a Lot, de John Hollenbeck com Theo Bleckmann, Kate McGarry, Gary Versace e The Frankfurt Radio Big Band

The Intangible Between, de Orrin Evans e The Captain Black Big Band


MELHOR ÁLBUM DE LATIN JAZZ (MISTURA DE JAZZ COM MÚSICA LATINA, IBERO-AMERICANA, BRASILEIRA OU TANGO ARGENTINO)

City of Dreams, de Chico Pinheiro

Four Questions, de Arturo O'Farrill & The Afro Latin Jazz Orchestra

Tradiciones, de Afro-Peruvian Jazz Orchestra

Trane's Delight, de Poncho Sanchez

Viento y Tiempo – Live at Blue Note Tokyo, de Gonzalo Rubalcaba & Aymée Nuviola



GOSPEL / MÚSICA CRISTÃ CONTEMPORÂNEA

MELHOR PERFORMANCE OU CANÇÃO (NO CASO DAS INÉDITAS) GOSPEL

Come Together, de Rodney "Darkchild" Jerkins Presents: The Good News

(Composição: Lashawn Daniels, Rodney Jerkins, Lecrae Moore e Jazz Nixon)

Movin'On, de Jonathan McReynolds & Mali Music

(Composição: Darryl L. Howell, Jonathan Caleb McReynolds, Kortney Jamaal Pollard e Terrell Demetrius Wilson)

Release (Live), de Ricky Dillard feat. Tiff Joy

(Composição: David Frazier)

Wonderful Is Your Name, de Melvin Crispell III

Won't Let Go, de Travis Greene

(Composição: Travis Greene)


MELHOR PERFORMANCE OU CANÇÃO (NO CASO DAS INÉDITAS) DE MÚSICA CRISTÃ CONTEMPORÂNEA (POP, RAP, HIP-HOP, LATINA OU ROCK CRISTÃO)

Famous For (I Believe), de Tauren Wells feat. Jenn Johnson

(Composição: Chuck Butler, Krissy Nordhoff, Jordan Sapp, Alexis Slifer e Tauren Wells)

Holy Water, de We The Kingdom

(Composição: Andrew Bergthold, Ed Cash, Franni Cash, Martin Cash e Scott Cash)

Sunday Morning, de Lecrae feat. Kirk Franklin

(Composição: Denisia Andrews, Jones Terrence Antonio, Saint Bodhi, Brittany Coney, Kirk Franklin, Lasanna Harris, Shama Joseph, Stuart Lowery, Lecrae Moore e Nathanael Saint-Fleur)

The Blessing (Live), de Kari Jobe, Cody Carnes e Elevation Worship

(Composição: Chris Brown, Cody Carnes, Kari Jobe Carnes e Steven Furtick)

There Was Jesus, de Zach Williams e Dolly Parton

(Composição: Casey Beathard, Jonathan Smith e Zach Williams)

MELHOR ÁLBUM GOSPEL (GOSPEL TRADICIONAL, CONTEMPORÂNEO OU R&B)

2econd Wind: Ready, de Anthony Brown & group therAPy

Choirmaster, de Ricky Dillard

Gospel According to PJ, de PJ Morton

Kierra, de Kierra Sheard

My Tribute, de Myron Butler

MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA CRISTÃ CONTEMPORÂNEA (POP, RAP, HIP-HOP, LATINA OU ROCK CRISTÃO)

All of My Best Friends, de Hillsong Young & Free

Citizen of Heaven, de Tauren Wells

Holy Water, de We The Kingdom

JESUS IS KING, de Kanye West

Run to the Father, de Cody Carnes


MELHOR ÁLBUM GOSPEL DE RAIZ (GOSPEL TRADICIONAL/RAIZ, INCLUINDO COUNTRY, SOUTHERN GOSPEL, BLUEGRASS E AMERICANA)

20/20, de The Crabb Family

Beautiful Day, de Mark Bishop

Celebratin Fisk (The 150th Anniversary Album), de Fisk Jubilee Singers

Something Beautiful, de Ernie Haase & Signature Sound

What Christmas Really Means, de The Erwins


MÚSICA LATINA

MELHOR ÁLBUM DE POP OU URBAN LATINO

3:33, de Debi Nova

Mesa Para Dos, de Kany García

Pausa, de Ricky Martin

Por Primera Vez, de Camilo

YHLQMDLG, de Bad Bunny

MELHOR ÁLBUM DE ROCK OU ALTERNATIVO LATINO

Aura, de Bajofondo

La Conquista del Espacio, de Fito Paez

Miss Colombia, de Lido Pimienta

Monstruo, de Cami

Sobrevolando, de Cultura Profética


MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA REGIONAL MEXICANA (MÚSICA BANDA, NORTENHA, CORRIDO, GRUPERA, MARIACHI, RANCHERA E TEJANA)

Ayayay!, de Christian Nodal

Bailando Sones y Huapangos con el Mariachi Sol de Mexico de José Hernández, de Mariachi Sol de Mexico de José Hernández

Hecho en México, de Alejandro Fernández

La Serenata, de Lupita Infante

Un Canto por México, Vol. 1, de Natalia Lafourcade

MELHOR ÁLBUM LATINO TROPICAL

40, de Grupo Niche

Infinito, de Edwin Bonilla

Memorias de Navidad, de Víctor Manuelle

Mi Tumbao, de José Alberto "El Ruiseñor"

Sigo Cantando al Amor (Deluxe), de Jorge Celedón e Sergio Luis Rodríguez



AMERICAN ROOTS MUSIC (MÚSICA DE RAIZ NORTE-AMERICANA)

MELHOR PERFORMANCE DE AMERICAN ROOTS (AMERICANA, BLUEGRASS, BLUES, FOLK OU MÚSICA REGIONAL)

Colors, de Black Pumas

Deep in Love, de Bonny Light Horseman

I'll Be Gone, de Norah Jones e Mavis Staples

I Remember Everything, de John Prine

Short and Sweet, de Brittany Howard


MELHOR CANÇÃO DE AMERICAN ROOTS (AMERICANA, BLUEGRASS, BLUES TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEO, FOLK OU MÚSICA REGIONAL)

Cabin

(Composição: Laura Rogers e Lydia Rogers | The Secret Sisters)

Ceiling to the Floor

(Composição: Sierra Hull e Kai Welch | Sierra Hull)

Hometown

(Composição: Sarah Jarosz | Sarah Jarosz)

I Remember Everything

(Composição: Pat McLaughlin e John Prine | John Prine)

Man Without a Soul

(Composição: Tom Overby e Lucinda Williams | Lucinda Williams)


MELHOR ÁLBUM DE AMERICANA (MESCLA DE FOLK, COUNTRY, ROCK E R&B)

El Dorado, de Marcus King

Good Souls Better Angels, de Lucinda Williams

Old Flowers, de Courtney Marie Andrews

Terms of Surrender, de Hiss Golden Messenger

World on the Ground, de Sarah Jarosz


MELHOR ÁLBUM DE BLUEGRASS (RAIZ DO COUNTRY, MISTURA MÚSICA TRADICIONAL BRITÂNICA/IRLANDESA E MÚSICA APALACHE COM BLUES E JAZZ)

Home, de Billy Strings

Man on Fire, de Danny Barnes

North Carolina Songbook, de Steep Canyon Rangers

The John Hartford Fiddle Tune Project, Vol. 1, com vários artistas

To Live in Two Worlds, Vol. 1, de Thomm Jutz


MELHOR ÁLBUM DE BLUES TRADICIONAL

All My Dues Are Paid, de Frank Bey

Cypress Grove, de Jimmy "Duck" Holmes

Rawer Than Raw, de Bobby Rush

That's What I Heard, de Robert Cray Band

You Make Me Feel, de Don Bryant


MELHOR ÁLBUM DE BLUES CONTEMPORÂNEO

Blackbirds, de Bettye LaVette

Have You Lost Your Mind Yet?, de Fantastic Negrito

Live at the Paramount, de Ruthie Foster Big Band

The Juice, de G. Love

Up and Rolling, de North Mississippi Allstars


MELHOR ÁLBUM FOLK

All the Good Times, de Gillian Welch e David Rawlings

Bonny Light Horseman, de Bonny Light Horseman

Saturn Return, de The Secret Sisters

Song For Our Daughter, de Laura Marling

Thanks for the Dance, de Leonard Cohen


MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA REGIONAL (MÚSICA HAVAIANA, MÚSICA NATIVA-AMERICANA, CAJUN, ZYDECO, POLKA, ENTRE OUTROS RITMOS REGIONAIS)

Atmosphere, de New Orleans Nightcrawlers

A Tribute to Al Berard, de Sweet Cecilia

Cameron Dupuy and The Cajun Troubadours, de Cameron Dupuy and The Cajun Troubadours

Lovely Sunrise, de Nā Wai ʽEhā

My Relatives "Nikso Kowaiks", de Black Lodge Singers


REGGAE

MELHOR ÁLBUM DE REGGAE

Got to Be Tough, de Toots & The Maytals

Higher Place, de Skip Marley

It All Comes Back to Love, de Maxi Priest

One World, de The Wailers

Upside Down 2020, de Buju Banton


GLOBAL MUSIC (GÊNEROS E RITMOS DE OUTROS PAÍSES)

MELHOR ÁLBUM DE GLOBAL MUSIC

Agora, de Bebel Gilberto

Amadjar, de Tinariwen

Fu Chronicles, de Antibalas

Love Letters, de Anoushka Shankar

Twice as Tall, de Burna Boy


INFANTIL

MELHOR ÁLBUM INFANTIL

All the Ladies, de Joanie Leeds

Be a Pain: An Album For Young (and Old) Leaders, de Alastair Moock and Friends

I'm an Optimist, de Dog On Fleas

Songs For Singin', de The Okee Dokee Brothers

Wild Life, de Justin Roberts


SPOKEN WORD (RECITAÇÃO)

MELHOR ÁLBUM FALADO (POESIA, AUDIO BOOKS E NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS)

Acid For the Children: A Memoir, de Flea

Alex Trebek – The Answer Is..., de Ken Jennings

Blowout: Corrupted Democracy, Rogue State Russia, and the Richest, Most Destructive Industry on Earth, de Rachel Maddow

Catch and Kill, de Ronan Farrow

Charlotte's Web, de Meryl Streep (e todo elenco)


COMÉDIA

MELHOR ÁLBUM DE COMÉDIA

23 Hours to Kill, de Jerry Seinfeld

Black Mitzvah, de Tiffany Haddish

I Love Everything, de Patton Oswalt

Paper Tiger, de Bill Burr

The Pale Tourist, de Jim Gaffigan


TEATRO MUSICAL

MELHOR ÁLBUM DE TEATRO MUSICAL

Amélie

(Solistas Principais: Audrey Brisson, Chris Jared, Caolan McCarthy e Jez Unwin | Produção: Michael Fentiman, Sean Patrick Flahaven, Barnaby Race e Nathan Tysen | Letra: Nathan Tysen | Composição e letra: Daniel Messe | Elenco original de Londres)

American Utopia on Broadway

(Solista Principal: David Byrne | Produção: David Byrne | Letra e composição: David Byrne | Elenco original)

Jagged Little Pill

(Solistas Principais: Kathryn Gallagher, Celia Rose Gooding, Lauren Patten e Elizabeth Stanley | Produção: Neal Avron, Pete Ganbarg, Tom Kitt, Michael Parker, Craig Rosen e Vivek J. Tiwary | Letra: Glen Ballard e Alanis Morissette | Elenco original da Broadway)

Little Shop of Horrors

(Solistas Principais: Tammy Blanchard, Jonathan Groff e Tom Alan Robbins | Produção: Will Van Dyke, Michael Mayer, Alan Menken e Frank Wolf | Composição: Alan Menken | Letra: Howard Ashman | Elenco da nova montagem Off-Broadway)

Soft Power

(Solistas Principais: Francis Jue, Austin Ku, Alyse Alan Louis e Conrad Ricamora | Produção: Matt Stine | Letra: David Henry Hwang | Letra e composição: Jeanine Tesori | Elenco original) The Prince of Egypt

(Solistas Principais: Christine Allado, Luke Brady, Alexia Khadime e Liam Tamne | Produção: Dominick Amendum e Stephen Schwartz | Letra e composição: Stephen Schwartz | Elenco original)


MÚSICA PARA MÍDIA VISUAL

MELHOR COMPILAÇÃO DE TRILHA SONORA PARA MÍDIA VISUAL (SELEÇÃO MUSICAL PARA ÁLBUM DE TRILHA SONORA)

A Beautiful Day in the Neighborhood (Original Motion Picture Soundtrack), com vários artistas (Um Lindo Dia na Vizinhança)

Bill & Ted Face The Music (Original Motion Picture Soundtrack), com vários artistas (Bill & Ted: Encare a Música)

Eurovision Song Contest: The Story of Fire Saga (Music from the Netflix Film), com vários artistas (Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars)

Frozen 2 (Original Motion Picture Soundtrack), com vários artistas (Frozen II)

Jojo Rabbit (Original Motion Picture Soundtrack), com vários artistas (Jojo Rabbit)

MELHOR TRILHA SONORA INCIDENTAL PARA MÍDIA VISUAL (ORIGINAL)

1917

(Composição: Thomas Newman)

Ad Astra: Rumo às Estrelas

(Composição: Max Richter)

Coringa

(Composição: Hildur Guðnadóttir)

Minha História

(Composição: Kamasi Washington)

Star Wars: A Ascensão Skywalker

(Composição: John Williams)


MELHOR CANÇÃO ESCRITA PARA MÍDIA VISUAL

Beautiful Ghosts

(Composição: Andrew Lloyd Webber e Taylor Swift | Taylor Swift | Faixa de Cats)

Carried Me With You

(Composição: Brandi Carlile, Phil Hanseroth e Tim Hanseroth | Brandi Carlile | Faixa de Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica)

Into the Unknown

(Composição: Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez | Idina Menzel e AURORA | Faixa de Frozen II)

No Time to Die

(Composição: Billie Eilish O'Connell e Finneas Baird O'Connell | Billie Eilish | Faixa de 007 – Sem Tempo Para Morrer)

Stand Up

(Composição: Joshuah Brian Campbell e Cynthia Erivo | Cynthia Erivo | Faixa de Harriet)


COMPOSIÇÃO E ARRANJO

MELHOR COMPOSIÇÃO INSTRUMENTAL (ORIGINAL)

Baby Jack

(Composição: Arturo O'Farrill | Arturo O'Farrill & The Afro Latin Jazz Orchestra)

Be Water II

(Composição: Christian Sands | Christian Sands)

Plumfield

(Composição: Alexandre Desplat | Alexandre Desplat para a trilha sonora de Adoráveis Mulheres, de 2019)

Sputnik

(Composição: Maria Schneider | Maria Schneider)

Strata

(Composição: Remy Le Boeuf | Remy Le Boeuf's Assembly Of Shadows feat. Anna Webber e Eric Miller)


MELHOR ARRANJO INSTRUMENTAL OU A CAPPELLA

Bathroom Dance

(Arranjo: Hildur Guðnadóttir | Hildur Guðnadóttir para a trilha sonora de Coringa)

Donna Lee

(Arranjo: John Beasley | John Beasley)

Honeymooners

(Arranjo: Remy Le Boeuf | Remy Le Boeuf's Assembly Of Shadows)

Lift Every Voice and Sing

(Arranjo: Alvin Chea e Jarrett Johnson | Jarrett Johnson feat. Alvin Chea)

Uranus: The Magician

(Arranjo: Jeremy Levy | Jeremy Levy Jazz Orchestra)


MELHOR ARRANJO DE INSTRUMENTOS E VOCAIS

Asas Fechadas

(Arranjo: John Beasley e Maria Mendes | Maria Mendes feat. John Beasley & Orkest Metropole)

Desert Song

(Arranjo: Erin Bentlage, Sara Gazarek, Johnaye Kendrick e Amanda Taylor | Säje)

From This Place

(Arranjo: Alan Broadbent e Pat Metheny | Pat Metheny feat. Meshell Ndegeocello)

He Won't Hold You

(Arranjo: Jacob Collier | Jacob Collier feat. Rapsody)

Slow Burn

(Arranjo: Talia Billig, Nic Hard e Becca Stevens | Becca Stevens feat. Jacob Collier, Mark Lettieri, Justin Stanton, Jordan Perlson, Nic Hard, Keita Ogawa, Marcelo Woloski e Nate Werth)


ARTE DE ÁLBUM

MELHOR ARTE DE ÁLBUM / CAPA

Everyday Life

(Direção de Arte: Pilar Zeta | Coldplay)

Funeral

(Direção de Arte: Kyle Goen | Lil Wayne)

Healer

(Direção de Arte: Julian Gross e Hannah Hooper | Grouplove)

On Circles

(Direção de Arte: Jordan Butcher | Caspian)

Vols. 11 & 12

(Direção de Arte: Doug Cunningham e Jason Noto | Desert Sessions)

MELHOR ARTE DE BOX OU EDIÇÃO ESPECIAL LIMITADA

Flaming Pie (Collector's Edition)

(Direção de Arte: Linn Wie Andersen, Simon Earith, Paul McCartney e James Musgrave | Paul McCartney)

Giants Stadium 1987, 1989, 1991

(Direção de Arte: Lisa Glines e Doran Tyson | Grateful Dead)

MODE

(Direção de Arte: Jeff Schulz | Depeche Mode)

Ode to Joy

(Direção de Arte: Lawrence Azerrad e Jeff Tweedy | Wilco)

The Story of Ghostly International

(Direção de Arte: Michael Cina e Molly Smith | Vários artistas)


ENCARTE

MELHOR ENCARTE (MELHORES NOTAS DE ÁLBUM)

At the Minstrel Show: Minstrel Routines From the Studio, 1894-1926

(Texto de Encarte / Notas: Tim Brooks | Vários artistas)

Dead Man's Pop

(Texto de Encarte / Notas: Bob Mehr | The Replacements)

Out of a Clear Blue Sky

(Texto de Encarte / Notas: David Sager | Nat Brusiloff)

The Bakersfield Sound: Country Music Capital of the West, 1940-1974

(Texto de Encarte / Notas: Scott B. Bomar | Vários artistas)

The Missing Link: How Gus Haenschen Got Us From Joplin to Jazz and Shaped the Music Business

(Texto de Encarte / Notas: Colin Hancock | Vários artistas)

HISTÓRICO

MELHOR ÁLBUM HISTÓRICO

1999 Super Deluxe Edition

(Produção da Compilação: Michael Howe | Masterização: Bernie Grundman | Prince)

Celebrated, 1895-1896

(Produção da Compilação: Meagan Hennessey e Richard Martin | Masterização: Richard Martin | Unique Quartette)

Hittin' the Ramp: The Early Years (1936-1943)

(Produção da Compilação: Zev Feldman, Will Friedwald e George Klabin | Masterização: Matthew Lutthans | Nat King Cole)

It's Such a Good Feeling: The Best of Mister Rogers

(Produção da Compilação: Lee Lodyga e Cheryl Pawelski | Masterização: Michael Graves | Mister Rogers)

Souvenir

(Produção da Compilação: Carolyn Agger | Masterização: Miles Showell | Orchestral Manoeuvres In The Dark)

Throw Down Your Heart: The Complete Africa Sessions

(Produção da Compilação: Béla Fleck | Masterização: Richard Dodd | Béla Fleck)


PRODUÇÃO NÃO-CLÁSSICA

MELHOR ENGENHARIA DE SOM DE ÁLBUM NÃO-CLÁSSICO

25 Trips

(Engenharia de Som: Shani Gandhi e Gary Paczosa | Masterização: Adam Grover | Sierra Hull)

Black Hole Rainbow

(Engenharia de Som: Shawn Everett e Ivan Wayman | Masterização: Bob Ludwig | Devon Gilfillian)

Expectations

(Engenharia de Som: Gary Paczosa e Mike Robinson | Masterização: Paul Blakemore | Katie Pruitt)

Hyperspace

(Engenharia de Som: Drew Brown, Andrew Coleman, Shawn Everett, Serban Ghenea, David Greenbaum, Jaycen Joshua e Mike Larson | Masterização: Randy Merrill | Beck)

Jaime

(Engenharia de Som: Shawn Everett | Masterização: Shawn Everett | Brittany Howard)


PRODUTOR DO ANO DE MÚSICA NÃO-CLÁSSICA

> Andrew Watt

(Single: Midnight Sky, de Miley Cyrus | Faixas: Break My Heart, de Dua Lipa; Me And My Guitar, de A Boogie Wit Da Hoodie; Old Me, de 5 Seconds Of Summer; Ordinary Man, de Ozzy Osbourne feat. Elton John; Take What You Want, Post Malone feat. Ozzy Osbourne e Travis Scott; e Under The Graveyard, de Ozzy Osbourne)

​> Dan Auerbach

(Álbuns: Cypress Grove, de Jimmy "Duck" Holmes; El Dorado, de Marcus King; Is Thomas Callaway, de CeeLo Green; Singing For My Supper, de Early James; Solid Gold Sounds, de Kendell Marvel; e Years, de John Anderson)

> Dave Cobb

(Álbuns: The Balladeer, de Lori McKenna; Boneshaker, de Airbourne; Down Home Christmas, de Oak Ridge Boys; The Highwomen, de The Highwomen; e Reunions, de Jason Isbell and the 400 Unit | Singles: Backbone, de Kaleo; de I Remember Everything, de John Prine; The Spark, de William Prince; e You're Still The One, de Teddy Swims)

> Jack Antonoff

(Álbum: Gaslighter, de The Chicks | Single: Together, de Sia | Faixas: august, mirrorball e this is me trying, de Taylor Swift; e holy terrain, de FKA Twigs feat. Future)

> Flying Lotus

(Álbum: It Is What It Is, de Thundercat)


MELHOR GRAVAÇÃO REMIXADA

Do You Ever (RAC Mix)

(Remixagem: RAC | Phil Good)

Imaginary Friends (Morgan Page Remix)

(Remixagem: Morgan Page | Deadmau5)

Praying For You (Louie Vega Main Remix)

(Remixagem: Louie Vega | Jasper Street Co.)

Roses (Imanbek Remix)

(Remixagem: Imanbek Zeikenov | SAINt JHN)

Young & Alive (Bazzi vs. Haywyre Remix)

(Remixagem: Haywyre | Bazzi)



PRODUÇÃO EM SOM SURROUND

MELHOR ÁLBUM DE ÁUDIO IMERSIVO

Devido à pandemia de Covid-19, o Comitê de Criação da categoria de Melhor Álbum de Áudio Imersivo não pôde se reunir. O julgamento das inscrições nesta categoria foi adiado até que eles possam se reunir de forma adequada para julgar os diversos formatos e configurações das inscrições e que seja segura para os membros da comissão. As indicações para o 63º GRAMMYs serão anunciadas no próximo ano, além (e separadamente) das indicações para o 64º GRAMMY na categoria.

PRODUÇÃO CLÁSSICA

MELHOR ENGENHARIA DE SOM DE ÁLBUM CLÁSSICO

Danielpour: The Passion of Yeshua

(Engenharia de Som: Bernd Gottinger | JoAnn Falletta, James K. Bass, Adam Luebke, UCLA Chamber Singers, Buffalo Philharmonic Orchestra e Buffalo Philharmonic Chorus)

Gershwin: Porgy and Bess

(Engenharia de Som: David Frost e John Kerswell | Masterização: Silas Brown | David Robertson, Eric Owens, Angel Blue e Metropolitan Opera Orchestra & Chorus)

Hynes: Fields

(Engenharia de Som: Kyle Pyke | Masterização: Jesse Lewis e Kyle Pyke | Devonté Hynes e Third Coast Percussion)

Ives: Complete Symphonies

(Engenharia de Som: Alexander Lipay e Dmitriy Lipay | Masterização: Alexander Lipay e Dmitriy Lipay | Gustavo Dudamel e Los Angeles Philharmonic)

Shostakovich: Symphony No. 13, 'Babi Yar'

(Engenharia de Som: David Frost e Charlie Post | Masterização: Silas Brown | Riccardo Muti e Chicago Symphony Orchestra)


PRODUTOR DO ANO DE MÚSICA CLÁSSICA

> Blanton Alspaugh

(Aspects of America – Pulitzer Edition, de Carlos Kalmar e Oregon Symphony | Blessed Art Thou Among Women, de Peter Jermihov, Katya Lukianov e PaTRAM Institute Singers | Dvořák: Symphony No. 9; Copland: Billy The Kid, de Gianandrea Noseda e National Symphony Orchestra | Glass: The Fall of the House of Usher, de Joseph Li, Nicholas Nestorak, Madison Leonard, Jonas Hacker, Ben Edquist, Matthew Adam Fleisher e Wolf Trap Opera | Kahane: Emergency Shelter Intake Form, de Alicia Hall Moran, Gabriel Kahane, Carlos Kalmar e Oregon Symphony | Kastalsky: Requiem, de Leonard Slatkin, Steven Fox, Benedict Sheehan, Charles Bruffy, Cathedral Choral Society, The Clarion Choir, The Saint Tikhon Choir, Kansas City Chorale e Orchestra of St. Luke's | Massenet: Thaïs, de Andrew Davis, Joshua Hopkins, Andrew Staples, Erin Wall, Toronto Mendelssohn Choir e Toronto Symphony Orchestra | Smyth: The Prison, de Sarah Brailey, Dashon Burton, James Blachly e Experiential Orchestra | Woolf, L.P.: Fire and Flood, de Julian Wachner, Matt Haimovitz e Choir of Trinity Wall Street)

> David Frost

(Beethoven: Piano Sonatas, Vol. 9, de Jonathan Biss | Gershwin: Porgy and Bess, de David Robertson, Eric Owens, Angel Blue e Metropolitan Opera Orchestra & Chorus | Gluck: Orphée & Eurydice, de Harry Bicket, Dmitry Korchak, Andriana Chuchman, Lauren Snouffer e Lyric Opera Of Chicago Orchestra & Chorus | Holst: The Planets; The Perfect Fool, de Michael Stern e Kansas City Symphony | Muhly: Marnie, de Robert Spano, Isabel Leonard, Christopher Maltman, Denyce Graves, Iestyn Davies, Janis Kelly e Metropolitan Opera Orchestra & Chorus | Schubert: Piano Sonatas, D. 845, D. 894, D. 958, D. 960, de Shai Wosner | Shostakovich: Symphony No. 13, 'Babi Yar', de Riccardo Muti, Alexey Tikhomirov e Chicago Symphony Orchestra & Chorus)

> Dmitriy Lipay

(Adams, J.: Must the Devil Have All the Good Tunes?, de Yuja Wang, Gustavo Dudamel e Los Angeles Philharmonic | Cipullo: The Parting, de Alastair Willis, Laura Strickling, Catherine Cook, Michael Mayes e Music of Remembrance | Ives: Complete Symphonies e LA Phil 100 - The Los Angeles Philharmonic Centennial Birthday Gala, de Gustavo Dudamel e Los Angeles Philharmonic | Langgaard: Prelude to Antichrist; Strauss: An Alpine Symphony e Nielsen: Symphony No. 1 & Symphony No. 2, 'The Four Temperaments', de Thomas Dausgaard e Seattle Symphony Orchestra)

> Elaine Martone

(Bound For The Promised Land, de Robert M. Franklin, Steven Darsey, Jessye Norman e Taylor Branch | Dawn, de Shachar Israel | Gandolfi, Prior & Oliverio: Orchestral Works, de Robert Spano e Atlanta Symphony Orchestra | Singing In The Dead Of Night, de Eighth Blackbird | Whitacre: The Sacred Veil, de Eric Whitacre, Grant Gershon e Los Angeles Master Chorale)

> Jesse Lewis

(Gunn: The Ascendant, de Roomful Of Teeth | Harrison, M.: Just Constellations, de Roomful of Teeth | Her Own Wings, de Willamette Valley Chamber Music Festival | Hynes: Fields, de Devonté Hynes e Third Coast Percussion | Lang, D.: Love Fail, de Beth Willer e Lorelei Ensemble | Mazzoli: Proving Up, de Christopher Rountree, Opera Omaha e International Contemporary Ensemble | Sharlat: Spare The Rod!, de NOW Ensemble | Soul House, de Hub New Music | Wherein Lies The Good, de The Westerlies)


CLÁSSICA

MELHOR PERFORMANCE ORQUESTRAL

Aspects of America – Pulitzer Edition

(Maestro: Carlos Kalmar | Oregon Symphony)

Concurrence

(Maestro: Daníel Bjarnason | Iceland Symphony Orchestra)

Copland: Symphony No. 3

(Maestro: Michael Tilson Thomas | San Francisco Symphony)

Ives: Complete Symphonies

(Maestro: Gustavo Dudamel | Los Angeles Philharmonic)

Lutosławski: Symphonies Nos. 2 & 3

(Maestro: Hannu Lintu | Finnish Radio Symphony Orchestra)


MELHOR GRAVAÇÃO DE ÓPERA

Dello Joio: The Trial at Rouen

(Maestro: Gil Rose | Principais Solistas: Heather Buck e Stephen Powell | Produção: Gil Rose | Boston Modern Orchestra Project + Odyssey Opera Chorus)

Floyd, C.: Prince of Players

(Maestro: William Boggs | Principais Solistas: Keith Phares e Kate Royal | Produção: Blanton Alspaugh | Milwaukee Symphony Orchestra + Florentine Opera Chorus)

Gershwin: Porgy and Bess

(Maestro: David Robertson | Principais Solistas: Angel Blue e Eric Owens | Produção: David Frost | The Metropolitan Opera Orchestra + The Metropolitan Opera Chorus)

Handel: Agrippina

(Maestro: Maxim Emelyanychev | Principal Solista: Joyce DiDonato | Produção: Daniel Zalay | Il Pomo D'Oro)

Zemlinsky: Der Zwerg

(Maestro: Donald Runnicles | Principais Solistas: David Butt Philip e Elena Tsallagova | Produção: Peter Ghirardini e Erwin Stürze | Orchestra Of The Deutsche Oper Berlin + Chorus Of The Deutsche Oper Berlin)


MELHOR PERFORMANCE DE CORAL

Carthage

(Maestro: Donald Nally | The Crossing)

Danielpour: The Passion of Yeshua

(Maestra: JoAnn Falletta | Diretores de coral: James K. Bass e Adam Luebke | James K. Bass, J'Nai Bridges, Timothy Fallon, Kenneth Overton, Hila Plitmann e Matthew Worth + Buffalo Philharmonic Orchestra + Buffalo Philharmonic Chorus e UCLA Chamber Singers)

Kastalsky: Requiem

(Maestro: Leonard Slatkin | Diretores de coral: Charles Bruffy, Steven Fox e Benedict Sheehan | Joseph Charles Beutel e Anna Dennis + Orchestra Of St. Luke's + Cathedral Choral Society, The Clarion Choir, Kansas City Chorale e The Saint Tikhon Choir)

Moravec: Sanctuary Road

(Maestro: Kent Tritle | Joshua Blue, Raehann Bryce-Davis, Dashon Burton, Malcolm J. Merriweather e Laquita Mitchell + Oratorio Society Of New York Orchestra + Oratorio Society Of New York Chorus)

Once Upon a Time

(Maestro: Matthew Guard | Sarah Walker + Skylark Vocal Ensemble)


MELHOR PERFORMANCE DE MÚSICA DE CÂMARA / PEQUENO GRUPO INSTRUMENTAL (ATÉ 24 MÚSICOS)

Contemporary Voices

(Pacifica Quartet)

Healing Modes

(Brooklyn Rider)

Hearne, T.: Place

(Ted Hearne, Steven Bradshaw, Sophia Byrd, Josephine Lee, Isaiah Robinson, Sol Ruiz, Ayanna Woods e Place Orchestra)

Hynes: Fields

(Devonté Hynes e Third Coast Percussion)

The Schumann Quartets

(Dover Quartet)

MELHOR SOLO INSTRUMENTAL CLÁSSICO

Adès: Concerto for Piano and Orchestra

(Músico: Kirill Gerstein | Maestro: Thomas Adès | Boston Symphony Orchestra)

Beethoven: Complete Piano Sonatas

(Músico: Igor Levit)

Bohemian Tales

(Músico: Augustin Hadelich | Maestro: Jakub Hrůša | Charles Owen + Symphonieorchester Des Bayerischen Rundfunks)

Destination Rachmaninov – Arrival

(Músico: Daniil Trifono | Maestro: Yannick Nézet-Séguin | The Philadelphia Orchestra)

Theofanidis: Concerto for Viola and Chamber Orchestra

(Musicista: Richard O'Neill | Maestro: David Alan Miller | Albany Symphony)


MELHOR ÁLBUM DE SOLO VOCAL CLÁSSICO

American Composers at Play – William Bolcom, Ricky Ian Gordon, Lori Laitman, John Musto

(Cantor: Stephen Powell | Attacca Quartet, William Bolcom, Ricky Ian Gordon, Lori Laitman, John Musto, Charles Neidich e Jason Vieaux)

Clairières – Songs by Lili & Nadia Boulanger

(Cantor: Nicholas Phan | Acompanhamento musical: Myra Huang)

Farinelli

(Cantora: Cecilia Bartoli | Maestro: Giovanni Antonini | Il Giardino Armonico)

A Lad's Love

(Cantor: Brian Giebler | Acompanhamento musical: Steven McGhee | Katie Hyun, Michael Katz, Jessica Meyer, Reginald Mobley e Ben Russell)

Smyth: The Prison

(Cantores: Sarah Brailey e Dashon Burton | Maestro: James Blachly | Experiential Chorus + Experiential Orchestra)


MELHOR COMPÊNDIO DE MÚSICA CLÁSSICA

Adès Conducts Adès

(Mark Stone e Christianne Stotijn | Maestro: Thomas Adès | Produção: Nick Squire)

Saariaho: Graal Théâtre; Circle Map; Neiges, Vers Toi Qui Es Si Loin

(Maestro: Clément Mao-Takacs | Produção: Hans Kipfer)

Serebrier: Symphony Bach Variations; Laments and Hallelujahs; Flute Concerto

(Maestro: José Serebrier | Produção: Jens Braun)

Thomas, M.T.: From the Diary of Anne Frank & Meditations on Rilke

(Isabel Leonard | Maestro: Michael Tilson Thomas | Produção: Jack Vad)

Woolf, L.P.: Fire and Flood

(Matt Haimovitz | Maestro: Julian Wachner | Produção: Blanton Alspaugh)

MELHOR COMPOSIÇÃO CLÁSSICA CONTEMPORÂNEA

Adès: Concerto for Piano and Orchestra

(Composição: Thomas Adès | Kirill Gerstein, Thomas Adès e Boston Symphony Orchestra)

Danielpour: The Passion of Yeshua

(Composição: Richard Danielpour | JoAnn Falletta, James K. Bass, Adam Luebke, UCLA Chamber Singers, Buffalo Philharmonic Orchestra e Buffalo Philharmonic Chorus)

Floyd, C.: Prince of Players

(Composição: Carlisle Floyd | William Boggs, Kate Royal, Keith Phares, Florentine Opera Chorus e Milwaukee Symphony Orchestra)

Hearne, T.: Place

(Composição: Ted Hearne | Ted Hearne, Steven Bradshaw, Sophia Byrd, Josephine Lee, Isaiah Robinson, Sol Ruiz, Ayanna Woods e Place Orchestra)

Rouse: Symphone No. 5

(Composição: Christopher Rouse | Giancarlo Guerrero e Nashville Symphony)


VÍDEO E FILME MUSICAL

MELHOR VIDEOCLIPE

Adore You, de Harry Styles

(Direção: Dave Meyers | Produção: Nathan Scherrer)

BROWN SKIN GIRL, de Beyoncé

(Direção: Beyoncé Knowles-Carter e Jenn Nkiru | Produção: Lauren Baker, Astrid Edwards, Nathan Scherrer e Erinn Williams)

Goliath, de Woodkid

(Direção: Yoann Lemoine)

Life Is Good, de Future feat. Drake

(Direção: Julien Christian Lutz | Produção: Harv Glazer)

Lockdown, de Anderson .Paak

(Direção: Dave Meyers | Produção: Nathan Scherrer)


MELHOR FILME DE MÚSICA (FILMES PERFORMÁTICOS, DE SHOWS OU DOCUMENTÁRIOS MUSICAIS)

Beastie Boys Story, sobre Beastie Boys

(Direção: Spike Jonze | Produção: Amanda Adelson, Jason Baum e Spike Jonze)

Black Is King, com Beyoncé

Linda Ronstadt: The Sound of My Voice, sobre Linda Ronstadt

(Direção: Rob Epstein e Jeffrey Friedman | Produção: Michele Farinola e James Keach)

That Little Ol' Band From Texas, sobre ZZ Top

(Direção: Sam Dunn | Produção: Scot McFadyen)

We Are Freestyle Love Supreme, sobre Freestyle Love Supreme

(Direção: Andrew Fried | Produção: Andrew Fried, Jill Furman, Thomas Kail, Lin-Manuel Miranda, Sarina Roma, Jenny Steingart e Jon Steingart)


#Premiações #Música #Grammy #playlist

0 comentário
 siga o NERVOS: 
 @nervossite 
  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • SoundCloud - Black Circle
  • Spotify - Black Circle
  • Deezer - Black Circle
  • iTunes - círculo preto
  • Branco RSS Icon
  • Twitter B&W
  • Facebook B&W
  • Instagram B&W

© 2020 por Nayara Reynaud. Criado a partir da plataforma Wix.