top of page
  • Foto do escritorNayara Reynaud

Cine Resumão #58 – Parte I | Mensal de 28/01 a 03/03

Atualizado: 4 de ago. de 2021


No mês do Carnaval, o cinema também caiu na folia com uma série de festivais e esta primeira parte do Cine Resumão #58 apresenta a recém-saída seleção de filmes de Tribeca, além dos títulos premiados em Berlim, entre outros destaques da Sétima Arte entre 28 de janeiro e 3 de março.

 

Festivais


Cassia Gil em cena do filme Pacificado (Pacified, 2019), de Paxton Winters | Foto: Divulgação

  • Foram anunciados nesta terça (3), a lista completa de longas-metragens que integram a seleção do Festival de Tribeca de 2020, que será realizado de 15 a 26 de abril em Nova York. A 19ª edição do evento contará com uma presença brasileira na mostra Pontos de Vista / Pointviews: a do filme nacional Pacificado (2019), dirigido pelo norte-americano Paxton Winters, que venceu a Concha de Ouro de Melhor Filme e outros dois prêmios no Festival de San Sebastián e também foi exibido na 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e no Festival do Rio do ano passado. Filmado no Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro, a produção conta a história de uma garota de 14 anos (Cassia Gil) que tenta manter sua mãe (Débora Nascimento) longe do vício, e de um ex-traficante (Bukassa Kabengele) que finalmente está livre depois de passar anos na cadeia. Confira os títulos selecionados nas mostras competitivas e paralelas:

COMPETIÇÃO DE FICÇÕES NORTE-AMERICANAS

- 12 Hour Shift, de Brea Grant (EUA)

- Cowboys, de Anna Kerrigan (EUA)

- Fully Realized Humans, de Joshua Leonard (EUA)

- Little Fish, de Chad Hartigan (EUA | Sony Pictures)

- Lorelei, de Sabrina Doyle (EUA)

- Materna, de David Gutnik (EUA e Quirguistão)

- My Heart Can't Beat Unless You Tell It To, de Jonathan Cuartas (EUA)

- No Future, de Andrew Irvine e Mark Smoot (EUA)

- The Half of It, de Alice Wu (EUA | Netflix)

- The Violent Heart, de Kerem Sanga (EUA)

COMPETIÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS

- 499, de Rodrigo Reyes (México)

- Dear Mr. Brody, de Keith Maitland (EUA)

- Enemies Of the State, de Sonia Kennebeck (EUA)

- Father Soldier Son, de Catrin Einhorn e Leslye Davis (EUA)

- Jacinta, de Jessica Earnshaw (EUA)

- Landfall, de Cecilia Aldarondo (EUA)

- Pray Away, de Kristine Stolakis (EUA)

- Réveil sur Mars / Wake Up On Mars, de Dea Gjinovci (França e Suíça)

- Socks on Fire, de Bo McGuire (EUA)

- Simple As Water, de Megan Mylan (EUA, Síria, Turquia, Grécia e Alemanha)

- The Last Out, de Sami Khan e Michael Gassert (EUA)

- Wonderboy, de Anissa Bonnefont (França | Alba Films)

COMPETIÇÃO DE FICÇÕES INTERNACIONAIS

- Ainu Mosir, de Takeshi Fukunaga (China, Japão e EUA)

- Asia, de Ruthy Pribar (Israel)

- Contactado, de Marité Ugás (Peru)

- Hejter / The Hater, de Jan Komasa (Polônia | Kino Swiat)

- Kokoloko, de Gerardo Naranjo (México)

- Nadie Sabe que Estoy Aquí / Nobody Knows I'm Here, de Gaspar Antillo (Chile | Netflix)

- She Paradise, de Maya Cozier (Trinidad e Tobago)

- Sublet, de Eytan Fox (Israel e EUA)

- Tryst with Destiny, de Prashant Nair (Índia e França | Netflix)

- Wanda, Mein Wunder / My Wonderful Wanda, de Bettina Oberli (Suíça | Filmcoopi Zürich)

MOSTRA HOLOFOTE (SPOTLIGHT) – FICÇÕES

- Bad Education, de Cory Finley (EUA | HBO)

- Clean, de Paul Solet (EUA)

- Don't Tell a Soul, de Alex McAulay (EUA)

- Happily, de BenDavid Grabinski (EUA)

- Inheritance, de Vaughn Stein (EUA | DirecTV)

- Love is Love is Love, de Eleanor Coppola (EUA)

- Love Spreads, de Jamie Adams (País de Gales)

- Monday, de Argyris Papadimitropoulos (EUA e Grécia)

- My Zoe, de Julie Delpy (Alemanha e França | Warner Bros.)

- Silk Road, de Tiller Russell (EUA | Ascot Elite / Eagle Films)

- Stardust, de Gabriel Range (Reino Unido)

- The God Committee, de Austin Stark (EUA)

- The King of Staten Island, de Judd Apatow (EUA | Universal Pictures)

- The Sound of Philadelphia, de Jeremie Guez (França, Bélgica, Holanda e EUA | Ascot Elite / Front Row)

- The Stand-In, de Jamie Babbit (EUA)

- The Trip to Greece, de Michael Winterbottom (Reino Unido e Grécia | IFC Films)

MOSTRA HOLOFOTE (SPOTLIGHT) – DOCUMENTÁRIOS

- Athlete A, de Bonni Cohen e Jon Shenk (EUA | Netflix)

- Banksy Most Wanted, de Aurélia Rouvier, Laurent Richard e Seamus Haley (França)

- Brian Wilson: Long Promised Road, de Brent Wilson (EUA)

- Helmut Newton: the Bad and the Beautiful, de Gero von Boehm (Alemanha | MK2)

- Hydration, de Mimi Valdés (EUA)

- Kubrick par Kubrick / Kubrick by Kubrick, de Gregory Monro (França)

- Larry Flynt for President, de Nadia Szold (EUA)

- Not Going Quietly, de Nicholas Bruckman (EUA)

- Ottolenghi and the Cakes of Versailles, de Laura Gabbert (EUA)

- Rebuilding Paradise, de Ron Howard (EUA | National Geographic)

- Ricky Powell: The Individualist, de Josh Swade (EUA)

- Somebody Up There Likes Me, de Mike Figgis (Reino Unido | Eagle Rock)

- Stockton on My Mind, de Marc Levin (EUA | HBO)

- The Art of Political Murder, de Paul Taylor (Reino Unido | HBO)

- This Is Paris, de Alexandra Dean (EUA | YouTube Originals)

- Tough Love: The Lennox Lewis Documentary, de Rick Lazes e Seth Koch (EUA)

- Wojnarowicz, de Chris McKim (EUA)

- Yung Lean: In My Head, de Henrik Burman (Suécia | NonStop Entertainment)

- Yusuf Hawkins: Storm Over Brooklyn, de Mata’Ali (EUA | HBO)

MOSTRA PONTOS DE VISTA (VIEWPOINTS)

- A Glitch in the Matrix, de Rodney Ascher (EUA | Doc)

- Apátrida / Stateless, de Michèle Stephenson (EUA, República Dominicana e Haiti | Doc)

- Giants Being Lonely, de Grear Patterson (EUA | Fic)

- Harley, de Jean-Cosme Delaloye (EUA | Doc)

- Honeymood, de Talya Lavie (Israel | Fic)

- La Llorona, de Jayro Bustamante (Guatemala e França | Fic | ARP Sélection)

- La Madrina: The Savage Life of Lorine Padilla, de Raquel Cepeda (EUA | Doc)

- Looking For A Lady With Fangs And A Moustache, de Khyentse Norbu (Nepal | Fic)

- Marvelous and The Black Hole, de Kate Tsang (EUA | Fic)

- Miracle Fishing, de Miles Hargrove (EUA | Doc)

- The Outside Story, de Casimir Nozkowski (EUA | Fic)

- P.S. Burn This Letter Please, de Michael Seligman e Jennifer Tiexiera (EUA | Doc)

- Pacificado, de Paxton Winters (Brasil | Fic | Fox/Disney)

- Stray, de Elizabeth Lo (Turquia e Hong Kong | Doc)

- The State of Texas vs. Melissa, de Sabrina Van Tassel (França | Doc)

- Through the Night, de Loira Limbal (EUA | Doc)

- Ya No Estoy Aqui / I'm No Longer Here, de Fernando Frias de la Parra (México | Fic)

MOSTRA DA MEIA-NOITE (MIDNIGHT)

- Becky, de Cary Murnion e Jonathan Milott (EUA)

- Honeydew, de Devereux Milburn (EUA)

- Sputinik, de Egor Abramenko (Rússia)

- The Boys from County Hell, de Chris Baugh (Irlanda e Reino Unido)

- The Dark & The Wicked, de Bryan Bertino (EUA)

MOSTRA MOVIES PLUS (Sessões seguidas de debates ou performances)

- Call Your Mother, de Heidi Ewing e Rachel Grady (EUA | Doc)

- Citizen Penn, de Don Hardy (EUA | Doc)

- Disclosure, de Sam Feder (EUA | Doc)

- Don’t Try to Understand: A Year in the Life of Earl "DMX" Simmons, de Christopher Frierson (EUA | Doc)

- Freedia Got a Gun, de Chris McKim (EUA | Doc)

- Fries! The Movie, de Michael Steed (EUA | Doc)

- John Lewis: Good Trouble, de Dawn Porter (EUA | Doc | Magnolia Pictures)

- Kiss the Ground, de Josh Tickell e Rebecca Tickell (EUA, França, China, Uganda e Zimbábue | Doc)

- The Go-Go's, de Alison Ellwood (EUA | Doc)

- The Sit-In: Harry Belafonte Hosts The Tonight Show, de Yoruba Richen (EUA | Doc)

- Truth To Power, de Garin Hovannisian (EUA | Doc)

- Underplayed, de Stacey Lee (EUA | Doc)

- With Drawn Arms, de Glenn Kaino e Afshin Shahidi (EUA | Doc)

SEMANA DA CRÍTICA DE TRIBECA

- I Carry You With Me, de Heidi Ewing (EUA | Fic | Sony)

- Lux Æterna, de Gaspar Noé (França | Fic)

- Psicopata Americano (Aniversário de 20 Anos), de Mary Harron (EUA | Fic | Europa Filmes)

- Shirley, de Josephine Decker (EUA | Fic | Neon)

- Sweet Thing, Alexandre Rockwell (EUA | Fic)

- The Nowhere Inn, de Bill Benz (EUA | Fic)

MOSTRA MULHER NO TRABALHO (WOMEN AT WORK)

- Girls Can't Surf, de Christopher Nelius (Austrália e EUA | Doc | Madman Entertainment)

- Picture a Scientist, de Ian Cheney e Sharon Shattuck (EUA | Doc)

- Women in Blue, de Deirdre Fishel (EUA | Doc)

EVENTO FAMILIAR

- Bob Esponja – O Incrível Resgate, de Tim Hill (EUA | Ani/Fic | Paramount Pictures)

  • Com praticamente uma “Brasinale” na Berlinale, o cinema brasileiro não podia passar em branco nesta 70ª edição do Festival de Berlim, onde emplacou nada menos do que 19 produções entre as várias mostras do evento que foi realizado de 20 de fevereiro a 1º de março. A tarefa de representar o país na premiação ficou a cargo de Meu Nomé É Bagdá (2020), segundo longa de Caru Alves de Souza, diretora do filme De Menor (2013). O coming of age de uma jovem de 17 anos (Grace Orsato), que, depois de sempre andar de skate com um grupo de meninos, descobre uma turma de meninas skatistas que muda sua percepção de várias coisas, venceu o Grande Prêmio do Júri Internacional da Mostra Geração Juvenil (Generation 14plus). Na competição oficial, onde Sheytan Vojud Nadarad / There Is No Evil, do iraniano Mohammad Rasoulof, foi consagrado com o Urso de Ouro pelo júri que tinha a presença do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, de Bacurau (2019) e O Som ao Redor (2012), o único título nacional da disputa, Todos os Mortos (2020), de Caetano Gotardo e Marco Dutra, não saiu com nenhum troféu neste final de semana. Os outros filmes brasileiros em Berlim eram a coprodução com a França, Cidade Pássaro (2020), de Matias Mariani; Nardjes A. (2020), de Karim Aïnouz; O Reflexo do Lago (2020), de Fernando Segtowick; a coprodução com Argentina e Suíça, Un Crimen Común (2020), de Francisco Márquez; e Vento Seco (2020), de Daniel Nolasco, na Mostra Panorama. Alice Júnior (2019), de Gil Baroni; Irmã (2020), de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes, e o curta (2019), de Ana Flávia Cavalcanti e Júlia Zakia estavam na Mostra Geração. A coprodução com Uruguai, Argentina, Holanda e Filipinas, Chico Ventana También Quisiera Tener un Submarino (2020), de Alex Piperno; Luz nos Trópicos, de Paula Gaitán; e Vil, Má (2020) de Gustavo Vinagre no Forum. Enquanto, a coprodução com França e Holanda, Apiyemiyekî (2020), de Ana Vaz; Jogos Dirigidos (2020), de Jonathas de Andrade; Letter From a Guarani Woman in Search of the Land Without Evil (2020), de Patricia Ferreira Pará Yxapy; (Outros) Fundamentos, de Aline Motta; e o média-metragem Vaga Carne (2019), de Grace Passô e Ricardo Alves Jr. no Forum Expanded. A coprodução com França e Colômbia, Los Conductos (2020), que esteve na Mostra Encontros, levou o prêmio de Melhor Primeiro Filme para a estreia do diretor de Camilo Restrepo. Veja a lista completa de premiados em todas as seções do festival:

Grace Orsato no filme brasileiro Meu Nome É Bagdá (2020), de Caru Alves de Souza | Foto: Divulgação (Manjericão Filmes)

COMPETIÇÃO OFICIAL

- Urso de Ouro de Melhor Filme: Sheytan Vojud Nadarad / There Is No Evil, de Mohammad Rasoulof (Alemanha, República Tcheca e Irã | Films Boutique)

- Urso de Prata – Grande Prêmio do Júri: Never Rarely Sometimes Always, de Eliza Hittman (Reino Unido e EUA | Focus)

- Urso de Prata de Melhor Diretor: Sang-soo Hong, por Domangchin Yeoja / The Woman Who Ran (Coreia do Sul | BR: Pandora)

- Urso de Prata de Melhor Atriz: Paula Beer, por Undine, de Christian Petzold (Alemanha e França | IFC Films)

- Urso de Prata de Melhor Ator: Elio Germano, por Volevo Nascondermi / Hidden Away, de Giorgio Diritti (Itália | 01 Distribution)

- Urso de Prata de Melhor Roteiro: D'Innocenzo Brothers, por Favolacce / Bad Tales, de D'Innocenzo Brothers (Itália e Suíça | Vision Distribution)

- Urso de Prata de Melhor Contribuição Artística: Jürgen Jürges, pela fotografia de DAU. Natasha, de Ilya Khrzhanovskiy e Jekaterina Oertel (Alemanha, Ucrânia, Reino Unido e Rússia)

- Urso de Prata – 70ª Berlinale: Effacer L’Historique / Delete History, de Benoît Delépine e Gustave Kervern (França e Bélgica | Ad Vitam / Wild Bunch)

MOSTRA PANORAMA

- Prêmio do Público de Melhor Longa: Otac / Father, de Srdan Golubović (Sérvia, França, Alemanha, Eslovênia, Croácia, e Bósnia e Herzegovina)

- Prêmio do Público de Melhor Documentário: Welcome to Chechnya, de David France (EUA)

MOSTRA ENCONTROS

- Melhor Filme: Werke und Tage (der Tayoko Shiojiri im Shiotanibecken) / The Works and Days (of Tayoko Shiojiri in the Shiotani Basin), de C.W. Winte e Anders Edström (EUA, Suécia, Japão e Reino Unido)

- Prêmio Especial do Júri: The Trouble With Being Born, de Sandra Wollner (Áustria e Alemanha)

- Melhor Diretor: Cristi Puiu, por Malmkrog (Romênia, Sérvia, Suíça, Suécia, Bósnia e Herzegovina, e Macedônia do Norte | Iadasarecasa)

- Melhor Diretor – Menção Honrosa: Matías Piñeiro, por Isabella (Argentina e França)

PRÊMIO GWFF DE MELHOR PRIMEIRO FILME

- Los Conductos, de Camilo Restrepo (França, Colômbia e Brasil | Best Friend Forever)

- Menção Honrosa: Nackte Tiere / Naked Animals, de Melanie Waelde (Alemanha)

PRÊMIO BERLINALE DE DOCUMENTÁRIO

- Irradiés / Irradiated, de Rithy Panh (Camboja e França)

- Menção Honrosa: Aufzeichnungen aus der Unterwelt / Notes from the Underworld, de Tizza Covi e Rainer Frimmel (Áustria)

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE CURTAS

- Urso de Ouro de Melhor Curta: T, de Keisha Rae Witherspoon (EUA)

- Urso de Prata – Prêmio do Júri de Curtas: Filipiñana, de Rafael Manuel (Filipinas e Reino Unido)

- Prêmio Audi de Curtas: Genius Loci, de Adrien Mérigeau (França)

- Curta candidato ao European Film Awards: It Wasn’t the Right Mountain, Mohammad, de Mili Pecherer (França)

MOSTRA GERAÇÃO

Júri Infantil – Generation Kplus

- Urso de Cristal de Melhor Filme: Sweet Thing, de Alexandre Rockwell (EUA)

- Urso de Cristal de Melhor Filme – Menção Honrosa: H Is for Happiness, de John Sheedy (Austrália)

- Urso de Cristal de Melhor Curta: El Nombre del Hijo / The Name of the Son, de Martina Matzkin

- Urso de Cristal de Melhor Curta – Menção Honrosa: El Sghayra / Miss, de Amira Géhanne Khalfallah

Júri Internacional – Generation Kplus

- Grande Prêmio do Júri: Los Lobos / Die Wölfe, de Samuel Kishi Leopo (México e EUA)

- Grande Prêmio do Júri – Menção Honrosa: Mignonnes / Cuties, de Maïmouna Doucouré (França) e Mamá, Mamá, Mamá / Mum, Mum, Mum, de Sol Berruezo Pichon-Rivière (Argentina)

- Prêmio Especial do Júri – Curta: El Nombre del Hijo / The Name of the Son, de Martina Matzkin

- Prêmio Especial do Júri – Curta - Menção Honrosa: The Kites, de Seyed Payam Hosseini

Júri Juvenil – Generation 14plus

- Urso de Cristal de Melhor Filme: Notre-Dame du Nil / Our Lady of the Nile, de Atiq Rahimi (França, Bélgica e Ruanda)

- Urso de Cristal de Melhor Filme – Menção Honrosa: White Riot, de Rubika Shah (Reino Unido)

- Urso de Cristal de Melhor Curta: Clebs / Mutts, de Halima Ouardiri (Canadá)

- Urso de Cristal de Melhor Curta – Menção Honrosa: Goodbye Golovin, de Mathieu Grimard

Júri Internacional – Generation 14plus

- Grande Prêmio do Júri: Meu Nomé É Bagdá, de Caru Alves de Souza (Brasil)

- Grande Prêmio do Júri – Menção Honrosa: Kaze no Denwa / Voices in the Wind, de Nobuhiro Suwa (Japão | Broadmedia Studios)

- Prêmio Especial do Júri – Curta: Clebs / Mutts, de Halima Ouardiri (Canadá)

- Prêmio Especial do Júri – Curta - Menção Honrosa: White Winged Horse, de Mahyar Mandegar (Irã)

PRÊMIOS DOS JÚRIS INDEPENDENTES

Júri Ecumênico

- Competição: Sheytan Vojud Nadarad / There Is No Evil, de Mohammad Rasoulof (Alemanha, República Tcheca e Irã | Films Boutique)

- Panorama: Otac / Father, de Srdan Golubović (Sérvia, França, Alemanha, Eslovênia, Croácia, e Bósnia e Herzegovina)

- Forum: Seishin 0 / Zero, de Kazuhiro Soda (Japão)

Júri FIPRESCI (Crítica Internacional)

- Competição: Undine, de Christian Petzold (Alemanha e França | IFC Films)

- Encontros: A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos (Portugal)

- Panorama: Mogul Mowgli, de Bassam Tariq (Reino Unido e EUA | Setkeeper)

- Panorama – Menção Honrosa: A L’Abordage, de Guillaume Brac (França)

- Forum: The Twentieth Century, de Matthew Rankin (Canadá)

- Forum – Menção Honrosa: Ouvertures, de The Living and the Dead Ensemble (França, Reino Unido e Haiti | Phantom)

Prêmios TEDDY (temática LGBT)

- Melhor Longa: Futur Drei / No Hard Feelings, de Faraz Shariat (Alemanha)

- Melhor Documentário / Filme Ensaio: Si C’Était de L’Amour / If It Were Love, de Patric Chiha (França)

- Melhor Curta: Playback. Ensayo de una Despedida, de Agustina Comedi (Argentina)

- Prêmio do Júri: Rizi / Days, de Ming-Liang Tsai (Taiwan)

#Cinema #Festivais #FestivaldeTribeca #Pacificado #FestivaldeBerlim #MeuNoméÉBagdá #TodososMortos #CidadePássaro #NardjesA #OReflexodoLago #UnCrimenComún #VentoSeco #AliceJúnior #Irmã2020 #Rã #ChicoVentanaTambiénQuisieraTenerunSubmarino #LuznosTrópicos #VilMá #Apiyemiyekî #JogosDirigidos #LetterFromaGuaraniWomaninSearchoftheLand #OutrosFundamentos #VagaCarne2019 #LosConductos #SheytanVojudNadarad #NeverRarelySometimesAlways #TheWomanWhoRan #Undine #VolevoNascondermi #Favolacce #DAUNatasha #EffacerLHistorique #Otac #WelcometoChechnya #WerkeundTage #TheTroubleWithBeingBorn #Malmkrog #Isabella2020 #NackteTiere #Irradiés #AufzeichnungenausderUnterwelt #T #Filipiñana #GeniusLoci #ItWasnttheRightMountainMohammad #SweetThing #HIsforHappiness #ElNombredelHijo #ElSghayra #LosLobos #Mignonnes #MamáMamáMamá #TheKites #NotreDameduNil #WhiteRiot #Clebs #GoodbyeGolovin #KazenoDenwa #WhiteWingedHorse #Seishin0 #AMetamorfosedosPássaros #MogulMowgli #ALAbordage #TheTwentiethCentury #Ouvertures #FuturDrei #NoHardFeelings #SiCÉtaitdeLAmour #PlaybackEnsayodeunadespedida #Rizi

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page