top of page
  • Foto do escritorNayara Reynaud

NERVOS Entrevista #18 | A SOMBRA DO PAI

Atualizado: 26 de fev. de 2021


NERVOS Entrevista #18 | Nina Medeiros e Julio Machado em cena do filme nacional A Sombra do Pai (2018) | Foto: Divulgação (RT Features)

Nosso podcast está de volta e com alguém que já é de casa nesta semana: o NERVOS Entrevista #18 destaca o filme A Sombra do Pai (2018), de Gabriela Amaral Almeida, que esteve por aqui na edição #4, conversando sobre seu primeiro longa, o slasher O Animal Cordial (2017). No seu novo trabalho, que estreou na última quinta (2), Nina Medeiros vive Dalva, uma menina de nove anos, órfã de mãe há três, ficando mais sob os cuidados da tia Cristina (Luciana Paes) já que o pai, o pedreiro Jorge, interpretado por Julio Machado, fica ainda mais triste com a perda de seu amigo no trabalho. No entanto, com a partida da tia que vai se casar, a garota que é fã de filmes de terror e acredita ter poderes sobrenaturais precisa lidar sozinha com a distância entre ela e esta figura paterna quase zumbi.

Vencedor de três Candangos no Festival de Brasília – de Melhor Atriz Coadjuvante para Luciana Paes, Melhor Montagem para Karen Akerman e Melhor Som para a Gabriela Cunha –, a produção nacional mistura drama e terror. Bem ao estilo da cineasta, que concedeu uma entrevista a nossa editora Nayara Reynaud, junto do ator protagonista Julio Machado. Os dois falaram sobre esse estado de morto-vivo de Jorge e a relação dele com a filha, enquanto o intérprete, que já foi Tiradentes no filme Joaquim (2017) e está no ar na atual temporada de Malhação (1995-), também comentou o seu processo de construção do personagem e a masculinidade tóxica que o molda, assim como a diretora e roteirista explicou toda a sua preocupação no desenvolvimento da narrativa, desde os cenários, como você pode ouvir detalhadamente a seguir.

*Músicas presentes no podcast (sob licença Creative Commons): “Content”, de Lee Rosevere; “Blind Love Dub”, de Jeris; e “Reusenoise_(DNB_Mix)”, de SpinningMerkaba

Ouça no lugar que você quiser: SoundCloud | Spotify | Deezer | iTunes | Google Podcasts | Feed | Download

> 6s: Introdução

> 4min12s: Entrevista com a cineasta Gabriela Amaral Almeida e o ator Julio Machado sobre A Sombra do Pai

> 11min40s: Conexões Nervosas

> 14min03s: Encerramento

 

Conexões Nervosas


Se você gostou de A Sombra do Pai, também pode curtir...

O drama fantástico espanhol O Espírito da Colmeia (1973), de Víctor Erice
O clássico de terror zumbi A Noite dos Mortos-Vivos (1968), de George A. Romero

> Gabriela Amaral Almeida: o drama fantástico O Espírito da Colmeia (1973), do espanhol Víctor Erice, além dos filmes de terror referenciados durante o longa dela, o clássico A Noite dos Mortos-Vivos (1968), de George A. Romero, e o primeiro Cemitério Maldito (1989), de Mary Lambert

Cena do terror Cemitério Maldito (1989), o original de Mary Lambert

> Julio Machado: as obras do pintor austríaco Egon Schiele, expoente do expressionismo no início do século XX

Auto-retrato (1912), do pintor expressionista austríacos Egon Schiele

> Saco de Ossos, podcast especializado em terror, produzido e apresentado pelo jornalista Marcelo Miranda, com entrevistas, bate-papos e comentários sobre o gênero no cinema, televisão, literatura, quadrinhos e etc., incluindo a recente conversa com a própria Gabriela Amaral Almeida.


0 comentário
bottom of page