top of page
  • Foto do escritorNayara Reynaud

EXPOCINE 2019 | Dia 3 – Pensando no futuro

Atualizado: 27 de fev. de 2021


Totem da Anna, personagem de Frozen da Disney, exposta para o painel da Expocine19 | Foto: Nayara Reynaud

O terceiro dia da Expocine19 foi de painéis imponentes das distribuidoras, já desde o lado de fora – até porque a imprensa não teve acesso. Se no início da tarde, a Warner exibiu o seu line-up, com direito à cena inédita de Doutor Sono (2019), na sequência, foi a hora de desvelar seus totens de personagens icônicos da imensa companhia que é agora a Disney com a Fox, além de suas aquisições anteriores como a Lucasfilm. Assim, estátuas do Chewbacca e BB-8 remetendo ao futuro Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019) estavam ao lado das irmãs Elsa e Anna que retornam em Frozen II (2019) e do robô da Skynet de Exterminador do Futuro – Destino Sombrio (2019), em pleno hall de entrada do Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, enquanto a empresa divulgada os próximos projetos de cada um dos membros de sua grande família. O encerramento, porém, ficou a cargo da Paris Filmes, que exibiu, pela primeira vez na América Latina, o novo e elogiado filme de Rian Johnson, o mistério Entre Facas e Segredos (2019).

E enquanto o futuro da produção cinematográfica era sinal de preocupação na discussão levantada nas mesas, como no bate-papo sobre governança na área e o cenário do audiovisual no Brasil com Ricardo Rihan, atual Secretário do Audiovisual do Ministério da Cidadania, os exibidores checavam todas as novidades que os expositores trouxeram para a feira da Expocine neste ano – e algumas delas, foram conferidas de perto pelo NERVOS.

Soluções práticas e atrativas


Demonstração do Cine Lift no stand da Ceth na Expocine19 | Foto: Nayara Reynaud

Primeira e principal atração do evento, a feira da Expocine traz, a cada edição, as últimas tecnologias do setor que, a princípio, podem interessar somente os profissionais do mercado exibidor, mas que vão afetar o público que frequenta os seus cinemas. Até porque estão expostas ali desde lâmpadas especiais para as salas como as poltronas reclináveis para dar ainda mais conforto aos clientes.

Dentre as novidades, porém, uma que chama a atenção é pela solução prática que oferece a quem sofre com a falta de espaço para uma sala de projeção. No stand da Ceth, era apresentado o Cine Lift, um elevador para o projetor que pode ser colocado dentro da própria sala de cinema que elimina a necessidade um espaço reservado para ele, já que o dispositivo o condiciona na temperatura certa e posiciona o aparelho conforme a altura necessária para a projeção – veja o vídeo no nosso Instagram. Além disso, Letícia Moro, diretora de engenharia da empresa, apresentou o Cine QC, software de gestão de toda a operação das salas, pelo qual é possível controlar o sistema de ar condicionado, por exemplo, através de um tablete super-resistente que vem a facilitar o trabalho dos gerentes de cinema.

Outra questão importante que é a da acessibilidade nas sessões, que se tornará obrigatória a partir de 2020 nas unidades de grande porte, esteve presente nos debates das mesas e também no stand da Riole, empresa que fornece tecnologias para soluções de audiodescrição, LIBRAS, legendagem descritiva e reforço auditivo. Uma delas é justamente o ProAccess – Sistema de Acessibilidade para Cinemas, sistema que contempla, kit que permite às pessoas com deficiência visual e auditiva uma diversão mais completa ao assistirem filmes, com telas informativas e fones de ouvidos conforme a necessidade.

Máquina de molho cheddar da HOP Snacks, no stand da EquipoShop na Expocine19 | Foto: Nayara Reynaud

E se a experiência de ir a um cinema, hoje vai além de ver um filme, a feira também traz pipoqueiras e baldes de pipoca e outros produtos customizados. Nessa área alimentícia, uma novidade vista no stand da EquipoShop, foi a máquina de molho cheddar – tradicional ou com pimenta jalapeño – que a empresa fornece, junto com as embalagens para nachos, embora o produto também sirva também para incrementar as pipocas.

Por fim, nossa reportagem, que já havia conferido o stand da Quanta DGT no ano passado, voltou para conferir quais as novidades trazidas pela empresa em relação aos jogos de realidade virtual como outra opção de entretenimento. Vanessa Calazans, coordenadora de operações, explicou que, para atender a demanda dos clientes, a Quanta DGT se associou agora à Hologate, companhia que possui uma gama maior de jogos, sendo 6 no total – incluindo um temático de Angry Birds 2 – O Filme (2019) –, que estavam disponíveis no exemplo de instalação trazido para a Expocine e que podem ser aplicados tanto em cinemas, parques de diversões e resorts, como é comum fora do Brasil. Na hora da nossa visita, a demonstração era com o jogo Zombyte e a nossa editora Nayara Reynaud pode comprovar que não sobreviveria a um apocalipse zumbi.

Visitantes da Expocine19 participando da demonstração do jogo Zombyte da Hologate no stand da Quanta DGT | Foto: Nayara Reynaud
 

Datas: 01 a 04 de outubro de 2019

Endereço: Centro de Convenções Frei Caneca (São Paulo-SP)

Vagas restantes de credenciamento disponíveis no local

0 comentário
bottom of page