Nayara Reynaud
NERVOS Entrevista #24 | TURMA DA MÔNICA - LAÇOS + O OLHO E A FACA + BLITZ
Atualizado: 8 de jan. de 2023
O nosso podcast vem bem recheado neste NERVOS Entrevista #24, com destaque para três estreias nacionais desta semana: Turma da Mônica – Laços (2019), O Olho e a Faca (2018) e Blitz (2019), que chegaram nesta quinta (27) aos cinemas.
Turma da Mônica – Laços é a primeira adaptação em live action da obra de Mauricio de Sousa, que marcou gerações de brasileiros com os gibis da turminha, mas a produção se inspira na graphic novel também de sucesso sobre o grupo Laços (2013), criada pela dupla Vitor e Lu Cafaggi. Nesta história, entre seus planos infalíveis para roubar o Sansão, o famoso coelhinho de pelúcia da Mônica (Giulia Benite), e se tornar o dono da rua, Cebolinha (Kevin Vechiatto) sofre um golpe quando o seu cachorro Floquinho é sequestrado. É então que seu amigo Cascão (Gabriel Moreira), Mônica e Magali (Laura Rauseo), se juntam a ele numa aventura em busca do seu cão, em que cada um precisará enfrentar suas diferenças e seus medos para provar o valor dessa amizade. Fafá Rennó, Monica Iozzi, Paulo Vilhena e Ravel Cabral completam o elenco adulto, além de Rodrigo Santoro em uma participação especial, enquanto a direção fica por conta de Daniel Rezende, em seu segundo longa, depois do renomado montador estrear na função em Bingo: O Rei das Manhãs (2017). Em entrevista à nossa editora Nayara Reynaud, o diretor comenta sobre o desafio de adaptar a Turma da Mônica para os cinemas, o processo de escolha do elenco principal e a importância do filme para fomentar o cinema nacional ao público infantil.
Na sequência é a vez das entrevistas da equipe de O Olho e a Faca, o terceiro longa de Paulo Sacramento, que já realizou o documentário O Prisioneiro da Grade de Ferro (2003) e a ficção Riocorrente (2013). Na trama, Rodrigo Lombardi vive Roberto, um petroleiro que se encontra num momento de grande transformação em sua vida pessoal e profissional: ele é pai de dois filhos, mas mantém um romance fora do casamento enquanto está constantemente entre o mar e a terra, só que um acidente e uma consequente promoção na plataforma acaba o colocando em crise no trabalho, na família e também com sua própria existência. Paulo Sacramento explicou as suas motivações pessoais para criar o filme e a construção de seu protagonista, o processo de pesquisa e filmagem na plataforma de petróleo, além de suas escolhas estéticas e de linguagem para este trabalho. O ator Roberto Birindelli, que vive Wagner, o experiente colega de trabalho do personagem principal, conta como emprestou um pouco da sua própria vivência como técnico em segurança do trabalho para o papel, o duro processo de treinamento e convivência na plataforma, além de sua enorme lista de próximos trabalhos, enquanto a atriz Maria Luísa Mendonça, que interpreta Cris, esposa do protagonista, falou da construção da personagem nessa relação com o marido ausente, a incomunicabilidade da qual a obra se debruça, além de sua mudança, junto com seu ateliê, para São Paulo.
Por fim, ainda tem a entrevista com Rene Brasil sobre seu primeiro longa-metragem, o drama policial Blitz. O filme é uma adaptação da peça homônima de Bosco Brasil, que acompanha o Cabo Rosinha (Rui Ricardo Dias), um policial que está sendo acusado do assassinato de um jovem durante uma blitz em seu colégio, e sua esposa (Georgina Castro), que busca descobrir a verdade enquanto a comunidade no bairro está revoltada com o caso. O cineasta conta como tem sido a experiência de aliar o trabalho de técnico de som à realização de seus curtas-metragens até então, da sua relação familiar e profissional com o dramaturgo para levar a obra dele aos cinemas, os desafios da tradução do texto teatral e da direção de atores, e muito mais.
*Músicas presentes no podcast (sob licença Creative Commons): “Content”, de Lee Rosevere; “Blind Love Dub”, de Jeris; e “Reusenoise_(DNB_Mix)”, de SpinningMerkaba
Ouça no lugar que você quiser: SoundCloud | Spotify | Deezer | iTunes | Google Podcasts | Feed | Download
> 6s: Introdução
> 1min14s: Entrevista com o diretor Daniel Rezende sobre Turma da Mônica – Laços
> 8min33s: Entrevista com o cineasta Paulo Sacramento sobre O Olho e a Faca
> 24min59s: Entrevista com o ator Roberto Birindelli sobre O Olho e a Faca
> 36min: Entrevista com a atriz Maria Luísa Mendonça sobre O Olho e a Faca
> 41min45s: Entrevista com o cineasta Rene Brasil sobre Blitz
> 1h1min55s: Conexões Nervosas
> 1h6min30s: Encerramento
Conexões Nervosas
Se você gostou de O Olho e a Faca, também pode curtir...
> Paulo Sacramento: o conto A Evolução de uma Miopia, da coletânea A Legião Estrangeira (1964), livro de Clarice Lispector
> Roberto Birindelli: o livro O Lobo da Estepe (1927), de Hermann Hesse
Se você gostou de Blitz, também pode curtir...
> Rene Brasil: o filme A Conversação (1974), de Francis Ford Coppola; os longas-metragens do Clint Eastwood, do período entre Menina de Ouro (2004) e Gran Torino (2008); e rappers da periferia paulistana como Criolo e Emicida
Se você gostou deste episódio #24 do nosso podcast, também pode curtir...
> Cinematório Café, principal podcast do site Cinematório, que ainda traz outras edições neste formato como o De Volta Para o Sofá, Cinefonia e Em Foco, mas tem este como o carro-chefe semanal, sendo produzido e apresentado pelos mineiros Renato Silveira e Kel Gomes, que a cada edição, propõem um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema
=> Leia as críticas dos filmes Turma da Mônica – Laços e O Olho e a Faca
#Cinema #Entrevista #podcast #TurmadaMônicaLaços #DanielRezende #OOlhoeaFaca #PauloSacramento #RobertoBirindelli #MariaLuísaMendonça #Blitz #ReneBrasil #HQ #MauriciodeSousa #graphicnovel #Laços #VitoreLuCafaggi #infantojuvenil #TurmadaMônica #RodrigoLombardi #plataformadepetróleo #relacionamento #policial #violênciadeEstado #BoscoBrasil #Teatro #RuiRicardoDias #GeorginaCastro #AEvoluçãodeumaMiopia #ALegiãoEstrangeira #ClariceLispector #OLobodaEstepe #HermannHesse #AConversação #FrancisFordCoppola #ClintEastwood #MeninadeOuro #GranTorino #rapnacional #Criolo #Emicida