top of page
  • Foto do escritorNayara Reynaud

EXPOCINE 2018 | Dia 2 – Acertando nos alvos

Atualizado: 14 de fev. de 2021


Competição de arco e flecha no estande do filme Robin Hood – A Origem (2018) na Expocine18 | Foto: Divulgação (Expocine)

Depois de sua abertura na última terça (2), o segundo dia da Expocine 18 é marcado pelo início da feira, na qual quase uma centena de expositores apresenta as novidades do mercado cinematográfico, na área de exibição, distribuição e fornecimento de tecnologias, serviços e produtos para esta indústria, além de uma ativação para o lançamento de Robin Hood – A Origem (2018). Também foi um dia de mais palestras e apresentações exclusivas do line-up das próximas produções de algumas majors: Universal, Fox e Warner. O NERVOS deu uma passadinha rápida no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, nesta quarta (3), mas o suficiente para trazer alguns destaques do maior evento do setor na América Latina.

Universal e suas galáxias de estúdios e franquias

Os gerentes de marketing Nelson Mazzei e Danielle Bonatto e o diretor de vendas Caio Meira na apresentação da Universal Pictures na Expocine18 | Foto: Divulgação (Expocine)

A Universal Pictures abriu o segundo dia de painéis das distribuidoras desta 5ª edição da Expocine, mostrando primeiro o poderio do estúdio de cinema pertencente à NBCUniversal, subsidiária do grande conglomerado de mídia e entretenimento Comcast – o maior do mundo até que a aquisição da Fox pela Disney seja totalmente concluída. Após um vídeo mostrando seus sucessos do último ano, de Jurassic World: Reino Ameaçado (2018) e outros blockbusters a Lady Bird – A Hora de Voar (2017) e outros destaques do Oscar 2018, o diretor de vendas da Universal no Brasil, Caio Meira, apresentou todos os estúdios da empresa. Tem o de animação, responsável pela franquia Meu Malvado Favorito e outras, Illumination; aquele criado por ninguém menos que Steven Spielberg, Amblin; o especializado em títulos independentes, internacionais e com potencial para premiações, Focus; a nova parceria com o tradicional estúdio MGM, que trará 007 para o seu universo de lançamentos; a britânica Working Title; a produtora especializada em terror e que trouxe uma nova safra ao gênero com Corra! (2017), por exemplo; e a DreamWorks, o gigante estúdio de animação que agora faz parte do seu leque de aquisições.

Depois, foi a vez da gerente de marketing Danielle Bonatto e do gerente de trade marketing Nelson Mazzei apresentarem alternadamente os próximos lançamentos da Universal, ainda este ano, começando pelo novo filme de Damien Chazelle, cinebiografia do astronauta Neil Armstrong estrelada por Ryan Gosling e Claire Foy, O Primeiro Homem (2018), apontado como uma aposta para o próximo Oscar. Foi exibido um material internacional do longa, que estreia já em 18 de outubro, mas que já ganha campanha de divulgação, com direito à matéria no Fantástico (1973-) neste domingo (7). Outra produção que chega ao final deste mês, mais exatamente no dia 25, é Halloween (2018), a esperada continuação do clássico original de John Carpenter de 1978, que agora produz o longa assinado por David Gordon Green. Após a exibição do último trailer do filme de terror, que ganhará até pegadinha no Programa Silvio Santos (1963-), o “próprio” Michael Myers deu uma passadinha na sala 1 do Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, onde acontece as apresentações das distribuidoras.

O personagem Michael Myers de Halloween (2018) na apresentação da Universal na Expocine18 | Foto: Divulgação (Expocine)

Novembro já começa com a comédia Johnny English 3.0 (2018), nova continuação das aventuras do espião atrapalhado que é interpretado por Rowan Atkinson, da qual foi apresentado o último teaser, e que será lançada no dia 2. Na semana seguinte, em 8 de novembro, chega a animação O Grinch (2018) contando a famosa história natalina do personagem do Dr. Seuss e com a dublagem brasileira de Lázaro Ramos, que mandou um recado para os convidados da Expocine antes da exibição do mais recente trailer da produção da Illumination. Ao final do mês, no dia 22, o aclamado novo filme de Spike Lee, Infiltrado na Klan (2018), vencedor do Grande Prêmio do Júri em Veneza, e que traz John David Washington e Adam Driver a frente da história real de um policial negro que iniciou uma investigação infiltrada na Ku Klux Klan, como mostra o trailer.

Dezembro, dia 10, é a vez de Máquinas Mortais (2018), nova superprodução com o selo Peter Jackson – que apresentou em vídeo, o trailer do filme – de inventividade visual na trama saída das páginas de Philip Reeve em que, num futuro pós-apocalíptico, cidades automatizadas se autodegladiam, tornando-se predadoras umas das outras. O line-up de 2019 já abre com o primeiro lançamento da DreamWorks pela Universal: Como Treinar o Seu Dragão 3 (2019), terceiro capítulo da saga de Soluço, que agora já tem até barba, com seu Fúria da Noite, que agora encontra uma até então desconhecida Fúria da Luz, que aparece no material apresentado e já divulgado pela Universal em seus canais. Meira ainda confirmou 2 de fevereiro como a data de estreia da sequência A Morte te Dá Parabéns 2 (2019).

No entanto, a principal novidade foi o encerramento com os títulos que o estúdio promete trazer em 2019 e nos próximos anos: as continuações de animações Pets 2 (2019), Sing 2 (2020), Minion 2 (2020) Croods 2 (2020), Trolls 2 (2020) e O Poderoso Chefinho 2 (2021); as sequências Velozes e Furiosos 9 (2020) e Velozes e Furiosos 10 (2021), além de um spin-off da franquia, Hobbs and Shaw (2019); o novo filme do 007, Bond 25 (2020); e aventura inédita The Voyage of Doctor Dolittle (2020).

Robin Hood por alguns minutos


Apresentação da Fox na Expocine18 | Foto: Divulgação (Expocine)
Apresentação da Warner na Expocine18 | Foto: Divulgação (Expocine)

O dia ainda contou com apresentações exclusivas da Fox – que não foi aberta à imprensa – e da Warner – cujo acesso foi liberado de última hora, quando já não estávamos presente, mas antes de despedir da Expocine nesta quarta, deu tempo de conferir o estande que a Paris Filmes preparou especialmente para a divulgação de Robin Hood – A Origem, nova reinvenção do lendário personagem que será vivido por Taron Egerton e tem estreia prevista para 29 de novembro. No local, está sendo realizada uma disputa de arco e flecha – no caso, de plástico e com ponta aderente – entre os visitantes da feira, que têm três chances para conseguir a maior pontuação possível. Ao final da Expocine, os três melhores no ranking receberão brindes temáticos e exclusivos do filme. A nossa editora Nayara Reynaud conseguiu 225 pontos, acertando três vezes na segunda área principal do alvo; ótimo para uma principiante, mas bem longe de ganhar prêmio.

Nossa editora Nayara Reynaud na disputa de arco e flecha no estande do filme Robin Hood – A Origem (2018) na Expocine18 | Foto: Alex Gonçalves
 

Datas: 02 a 05 de outubro de 2018

Endereço: Centro de Convenções Frei Caneca (São Paulo-SP)

Vagas restantes de credenciamento disponíveis no local

0 comentário
bottom of page