top of page
  • Foto do escritorNayara Reynaud

Cine Resumão #9 | Semana de 13/02 a 26/02

Atualizado: 27 de abr. de 2020


Na correria pré-Oscar, o Cine Resumão da última semana foi postergado e, excepcionalmente, nesta nona edição, o compilado traz todos os trailers, cartazes, datas divulgadas na última quinzena, além de destaques do período. E olha que não foram poucas as novidades.

Veja tudo que rolou no mundo do cinema entre 13/01 e 26/02 no Cine Resumão #9:

 

Premiações e Festivais


  • Durante os últimos meses, você acompanhou o sobe e desce dos filmes e principais candidatos ao prêmio da Academia na nossa Escalada do Oscar, destacando os prêmios e indicações recebidas pelas produções e seus artistas e profissionais envolvidos. Na semana que antecedeu o Academy Awards, as últimas premiações dos sindicatos esquentaram a corrida em diversas categorias: em mixagem de som com o CAS Awards, edição de som com o Golden Reel, maquiagem e penteado com o MUAHS, figurino com o CDGA e roteiro com o WGA, sem falar nos resultados do César, na sexta (24) na França e o Spirit, neste sábado (25) em uma praia de Santa Monica. Mas o Oscar 2017 veio na noite deste domingo (26), confirmando algumas “barbadas” da temporada de premiações – Moonlight – Sob a Luz do Luar (2016) sempre esteve na liderança do ranking de Melhor Filme no nosso especial –, alguns títulos e atores virando a disputa no final, e as surpresas do evento, seja nos prêmios ou na gafe final. Para saber mais detalhes sobre a noite de entrega das estatuetas e a lista completa de vencedores e indicados, veja aqui.

  • Em uma das edições mais BR’s do Festival de Berlim, pelo menos uma das 12 produções brasileiras exibidas no evento alemão saiu premiada: Pendular (2017), de Julia Murat, foi agraciado pela crítica internacional com o prêmio FIPRESCI na seção Panorama.

  • O É Tudo Verdade anunciou que No Intenso Agora (2017), o novo filme de João Moreira Salles, que estreou em Berlim, abrirá o festival internacional de documentário em 2017, quando chegará a sua 22ª edição.

 

Trailers


  • Em ritmo de Carnaval, a produção nacional Bingo: O Rei das Manhãs (2017) lançou em vídeo a marchinha #VidaLoka sobre seu personagem Bingo, estrela de um programa infantil cujo camarim era regado de mulheres e drogas – qualquer semelhança com um dos atores que interpretou o Bozo aqui no Brasil não é mera coincidência. Estreia 24 de agosto.


  • Com uma estratégia diferente de divulgação, Alien: Covenent (2017) liberou o seu prólogo oficial na internet, que mostra de forma intrigante e divertida a expectativa dos tripulantes da primeira missão de colonização, um pouco antes de Michael Fassbender & Cia entrarem em criossono durante a viagem. A sequência de Prometheus (2012) será lançada em 11 de maio.

  • Bem antes disso, foi a vez de outra ficção científica, com o segundo trailer do A Vigilante do Amanhã (2017) chegando ao público. A adaptação do mangá japonês Ghost in the Shell estreia em breve, no dia 30 de março, e também ganhou uma versão dublada do vídeo.

  • Com cenário de Game of Thrones (2011-) e o estilo “British gangsta” típico de Guy Ritchie, mas em tempos medievais, o trailer do Rei Arthur: A Lenda da Espada (2017) apresenta mais detalhes da trama que tem Charlie Hunnam como o lendário monarca e previsão de estreia em 18 de maio.

  • Com mais rigor histórico, o drama Negação (2016) traz Rachel Weisz, Tom Wilkinson e Timothy Spall para falar sobre os questionadores da existência do Holocausto. O longa de Mick Jackson tem lançamento previsto para 9 de março.

  • Pouco antes do Oscar, foi divulgado mais um trailer da animação Carros 3 (2017), mais um filme da franquia que tem estreia prevista para 13 de julho.

  • Outra novidade foi o trailer de Tudo e Todas as Coisas (2017), que aparentemente tem uma vibe A Culpa É das Estrelas (2014): a adaptação do best-seller de Nicola Yoon tem Amanda Stenberg e Nick Robinson como protagonistas de um romance quase impossível, pois a jovem que se apaixona pelo vizinho possui uma doença raríssima que a impede de ter contato com outras pessoas e o mundo externo. Os choros da plateia virão em 15 de junho.

  • O terror A Autópsia (2017) também soltou um teaser trailer que mostra um corpo de uma mulher misteriosa sendo a fonte de mistérios e eventos inesperados para uma dupla de pai e filho legistas. O filme de horror tem previsão de lançamento para 4 de maio.

  • De notícia dos brasileiros, teve o trailer de Eu Te Levo (2016), filme de Marcelo Müller que conta com Anderson Di Rizzi, Rosi Campos e Giovanni Gallo no elenco da história de um homem do interior que é obrigado a assumir responsabilidades, após a morte do pai. Estreia 23 de março.

  • Aproveitando o buzz merecido em cima de Isabelle Huppert, será lançado no próximo dia 9 de março, o romance francês Souvenir (2016), em que Kevin Azaïs faz um jovem que descobre, trabalhando na mesma fábrica que ele, uma cantora que já está longe de seus tempos áureos.

  • Mas os últimos dias reservaram muitos trailers de produções francesas que estão entre os próximos lançamentos. Uma delas é a comédia Imprevistos em Uma Noite em Paris (2016), em que um diretor precisa salvar seu teatro e algumas de suas relações caçando um macaco ator pela cidade. Lançamento em 23 de março.

  • Marion Cotillard estrela junto com Louis Garrel o romance Um Instante de Amor (2016), inspirado em um best-seller que narra a história de uma mulher obrigada a se casar com um viúvo por conta de sua idade, mas que encontra um amor quando se interna em uma sanatório para um tratamento.


  • Por fim, uma comédia adolescente sobre as dificuldades de se enturmar em uma nova escola quando a adolescência em si já é um fardo. Já exibido e premiado no festival online My French Film deste ano, além do último Varilux, O Novato (2016), estreia 20 de abril.

 

Cartazes


  • O novo filme de M. Night Shyamalan, Fragmentado (2017), chega o Brasil no próximo dia 23, justamente o número de personalidades do protagonista, vivido por James McAvoy no suspense. Fato destacado no cartaz nacional da produção que liderou a bilheteria dos EUA por três semanas, acumulando US$ 126 milhões.

Cartaz do filme Fragmentado (2017) | Divulgação (Universal Pictures)

  • Outro filme que estreia na mesma data e também ganhou um pôster nacional foi Power Rangers (2017), que destaca na arte os cinco Rangers uniformizados com os zords ao fundo.

Pôster do filme Power Rangers (2017) | Divulgação (Paris Filmes)

  • Para não ficar atrás dos outros lançamentos da data, CHiPs: O Filme (2017) igualmente lançou sua versão nacional do pôster da adaptação cinematográfica da série policial de sucesso doa anos 70 e 80, agora estrelada por Michael Peña e Dax Shepard.

Cartaz da comédia CHiPs: O Filme (2017) | Divulgação

  • Após uma carreira em festivais nacionais há dois anos, Travessia (2015), primeiro longa de João Gabriel, chega ao circuito em – adivinha? – 23 de março, com Chico Diaz e Caio Castro em conflito como pai e filho.

Cataz do filme nacional Travessia (2015) | Divulgação

 

Datas


  • Até que enfim, Viola Davis ganhou seu Oscar. Foi o de Atriz Coadjuvante, embora seu papel seja de principal em Um Limite Entre Nós (2016), que, finalmente, estreia nesta quinta, 2 de março, já que a produção era o único dos indicados a Melhor Filme que não havia sido lançado no Brasil. Somente na semana passada, o longa ganhou cartaz nacional, além do trailer que você confere abaixo.

Cartaz do filme Um Limite Entre Nós (2016) | Divulgação (Paramount Pictures)

  • Também nesta quinta, os fãs da Queen B poderão conferir a rotina maluca dos seus colegas que acamparam por meses para assistir o show da Beyoncé, em sua última turnê no Brasil, o mais próximo possível dela. O documentário Waiting for B. (2016), de Paulo Cesar Toledo e Abigail Spindel, será exibido dentro do projeto Sessão Vitrine Petrobras, mostrando que a espera pela diva pode revelar questões bem mais profundas do que a idolatria pop.

  • Hiroshima Meu Amor (1959), cuja versão restaurada será o próximo lançamento do projeto Clássica, teve sua estreia adiada desta a semana seguinte, em 9 de março.

  • Para 16 de março, foram confirmados os lançamentos do nacional Com os Punhos Cerrados (2014), filme sobre uma rádio clandestina em Fortaleza-CE, dirigido coletivamente por Luiz Pretti, Pedro Diogenes e Ricardo Pretti; do documentário do brasileiro Leonardo Dourado, Por um Punhado de Dólares, os Novos Emigrados (2014), sobre as migrações do mundo atual; e o drama exibido no Festival Varilux 2016, Os Cowboys (2015), em que um pai, junto de seu caçula, sai em busca de sua filha desaparecida junto com seu namorado islâmico.

  • O documentário de Tomer Heymann, Gaga – O Amor Pela Dança (2015), premiado pelo público na última edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, entrará no circuito em 13 de abril. A produção exalta, não a cantora pop, mas Ohad Naharin, renomado coreógrafo e diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva, de Tel Aviv.

  • E, para 1º de junho, chega aos cinemas a comédia romântica dos tempos de internet, com Isis Valverde como uma blogueira de moda que se apaixona por youtuber ligado em games no longa Amor.com (2017).

 

Bastidores


  • Após parecer que ia reclinar do convite, Matt Reeves foi confirmado como o novo diretor de The Batman (2018). O cineasta responsável por Planeta dos Macacos: O Confronto (2014) e Cloverfield – Monstro (2008) assumirá o lugar de Ben Affleck, que abandonou a posição por divergências criativas, mas continuará na pele do super-herói.

 

Nesta semana (27/02 a 05/03)


  • Na última quinta (22), foi lançado nas plataformas VOD, o novo longa de Bruno Dumont, Mistério na Costa Chanel (2016), com Juliette Binoche como uma visita no local que é centro de seguidos casos de desaparecimentos na costa norte da França. Disponível no iTunes, Google Play, NOW e GVT. Já nesta semana, o destaque é para os filmes nórdicos, encabeçados por Um Homem Chamado Ove (2015), produção sueca indicada a dois Oscars que mostra um senhor que só queria morrer em paz e ficar junto de sua esposa, mas os vizinhos incompetentes não o deixam. O dinamarquês Quando o Dia Chegar (2016) também chega nesta quinta (2), junto com os noruegueses Piromaníaco (2016) e Cave (2016), que serão lançados diretamente em VOD, diferentemente dos outros títulos que estiveram no circuito há pouco tempo – ou ainda estão, no caso de Ove.

  • Enquanto isso, Doutor Estranho (2016) chega em DVD e Blu-ray nesta quarta, 1º de março, trazendo Benedict Cumberbacth como o famoso neurocirurgião Stephen Stranger, que tem sua vida e sua percepção dela mudadas após um acidente, preparando-o para ser o tão famoso herói da Marvel.

  • O CineSesc exibe, de 2 a 8 de março, o Festival Internacional Lume de Cinema, cuja curadoria destacou importantes temas sociais, como o da violência contra a mulher, em obras do Cazaquistão, Suíça, Grécia, Rússia e Macedônia, entre outros países. Veja a programação no site.

  • A crítica de cinema, roteirista e escritora Susana Schild ministra, no Rio de Janeiro, o curso “O Feminino no Século XXI” que, a partir de quatro filmes (o indiano Lunchbox, 2013; o saudita O Sonho de Wadja, 2013; o chileno Gloria, 2013; e o israelita Preenchendo o Vazio, de 2012) exibidos em quatro aulas, discute a representação da mulher no cinema atual. Sempre às quintas, das 17h às 20h, o curso vai de 9 a 30 de março, no Estação NET Botafogo

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page