• Nayara Reynaud

Final de Ano 2020 | A trilha sonora dos comerciais de um Natal e Ano Novo diferentes

Atualizado: 24 de Dez de 2020


Créditos: Imagem de Islem Benzegouta (Pixabay)

Créditos: Islem Benzegouta (Pixabay)



2020 não foi fácil para ninguém, mas enquanto os publicitários e produtoras de comerciais precisaram se virar em criatividade, “seguindo todos os protocolos” ou não, para entregar as esperadas ou até inéditas mensagens mais realistas ou esperançosas de Natal ou Ano Novo de algumas marcas, o NERVOS segue com a tradição de revelar para você as músicas que embalam os comerciais de Boas Festas neste período atípico. Desde a ideia de um jingle bem brasileiro a versões de clássicos internacionais, passando por muitas canções inspiradoras pra atravessar esta época pandêmica, confira o que tem embalado as propagandas desta temporada.

Natal brasileiro


No ano passado, o Guaraná Antarctica já lembrava que a imagem conhecida do Papai Noel de vermelho e bem invernal tinha sido criada pela concorrente norte-americana e buscava uma iconografia mais brasileira para o Bom Velhinho. A fabricante do refrigerante nacional, portanto, investiu mais na ideia desta vez, trazendo a cantora Paula Fernandes para cantar o jingle Jingle Bell & Natal Rock, uma versão bem tupiniquim do clássico natalino Jingle Bell Rock, gravado primeiro por Bobby Helms. Na letra, a festividade nos trópicos tem direito a churrasco, farofa, pavê e até lobo-guará.



A Hering não trouxe só um cantor, mas todo o seu legado familiar e musical para estrelar a campanha de Natal da marca têxtil em 2020. Gilberto Gil e sua família estampam o comercial, assim como um dos sucessos do artista, Andar com Fé, ganhou uma nova reedição na voz de seus netos e filho, a pequena Flor Gil e o trio Gilsons – veja aqui o vídeo da música completa com os bastidores da gravação. Aliás, uma escolha que resume bem o tom de várias propagandas nesta temporada, tanto pela mensagem de fé e esperança da música quanto pelo fato da representatividade estar ainda mais em voga no meio publicitário – pelo menos, no produto final, mas nem sempre nas equipes das agências – em um ano marcado por várias manifestações antirracistas nos Estados Unidos e no Brasil, principalmente.



Continuando com outra canção marcante da MPB, Clube da Esquina nº 2, de Milton Nascimento e Lô Borges, mas na interpretação de uma das novas vozes da música brasileira, cantora paraense Luê, artista do próprio projeto Casa Natura Musical, a empresa de cosméticos Natura entregou um filme de Natal em que presenteia tanto os profissionais na linha de frente do combate à pandemia e à degradação ambiental no Brasil quanto aqueles que sonharam um mundo melhor em um ano desafiador como este.



E “indo de volta pra casa”, o comercial natalino da Renner acompanha a jornada de uma avó entregando seus tradicionais presentes na porta da casa de seus familiares e recebendo em troca a visita virtual deles na história adaptada a tempos de distanciamento social. Tudo isso ao som de Por Enquanto, canção de Renato Russo eternizada por Cássia Eller, em uma versão interpretada pela cantora IZA.



No vários vídeos da campanha de Natal da Perdigão deste, a assinatura musical vem com uma versão instrumental de um clássico do axé, Vem, Meu Amor, originalmente do Olodum e eternizada pela voz de Ivete Sangalo na Banda Eva. A trilha tem direção musical de Roberto Coelho, Kito Siqueira, Hurso Ambrifi e Thiago Colli, sendo produzida pela Satelite Audio, responsável também pela trilhas instrumentais das propagandas da concorrente Sadia e da Bauducco. O vídeo de outra empresa do ramo frigorífico, a Aurora tem direção musical de Serginho Rezende e a rede de lojas de chocolates Cacau Show teve música produzida por Thomas Roth e Paulo Vaz, da Lua Nova.




Festas diferentes


A publicidade não poderia ignorar que 2020 aconteceu e a mensagem do Google sobre as buscas realizadas neste ano tenta resumir a busca por entendimento de tantas coisas que ocorreram em menos de 366 dias, se pensarmos que o vídeo foi lançado no início de dezembro. Ao fundo dela, o público ouvir Together, música criada especialmente para a propaganda pelo produtor Peter CottonTale junto de seu parceiro musical Chance the Rapper, Cynthia Erivo, a Chicago Children's Choir e Matt Jones conduzindo a Re-Collective Orchestra.


Da mesma maneira, como já visto em outras campanhas citadas, não era possível fingir que as Festas deste final de ano serão diferentes, como na ideia de estar presente em uma ceia virtual, também vista no comercial da cerveja Stella Artois, cujo jingle em inglês foi produzido por Hilton Raw, via Raw Audio – não encontramos o título nem a intérprete da música. Tanto que, aproveitando a oportunidade de mercado, a Lacta veio com a ideia do Coelho de Natal, em que o personagem famoso da Páscoa vem fazer o trabalho do Bom Velhinho, que por ser do grupo de risco, fica em casa. O vídeo da marca de chocolates é embalado por uma versão bem pop de Deck the Halls, tradicional canção natalina de origem escocesa, cantada pela artista sueca radicada no Brasil, Amanda Wahlström.




A publicidade portuguesa investiu igualmente no conceito do distanciamento pessoal compensado pela proximidade das relações humanas. A operadora de telefonia local NOS destacou a comunicação entre uma neta e seu avô ao longo de meses de separação, ao som de You Are My Sunshine, canção de Jimmie Davis e Charles Mitchell, regravada por vários artistas e que aqui é produzida por Fred Ferreira, músico português mais conhecido no Brasil por ter sido baterista da Banda do Mar. Outro clássico norte-americano que fez sucesso com vários grandes nomes, Stand by Me, de Ben E. King, ganha nova voz no comercial da concorrente Vodafone Portugal, que presta homenagem aos profissionais de saúde nesta história de uma mãe que nina a filha pelo telefone com esta música a caminho do hospital.




Voltando ao Brasil, mas seguindo no mesmo ramo de serviço, a Vivo projeta um 2021 em que depois de aproximar as pessoas distantes neste ano, as pessoas voltarão a viver experiências presenciais ao lado das outras e deixar a tela de lado. Talvez uma visão bem poliana para um futuro tão próximo e ainda incerto, porém, animada por uma versão quase acústica de Alive (It Feels Like), do DJ brasileiro Alok, sob a direção musical de Felipe Vassão e Gustavo Garbato.



Mensagens de conforto, porém, mais “pé no chão” sobre o Novo Ano que virá vieram das já tradicionais propagandas de bancos. O Bradesco segue com os filmes estrelados pelos vagalumes animados, produzidos pela Zombie Studios, agora com uma versão de Heal the World, de Michael Jackson, interpretada pela cantora Brenda Mayer, para iluminar um mundo em trevas. O Itaú trouxe de volta a atriz Fernanda Montenegro para ser a “voz da esperança”, sendo acompanhada, como nas últimas campanhas da empresa, por faixa I'm Forrest... Forrest Gump, faixa da trilha sonora composta por Alan Silvestri para o filme Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994).





Novas e velhas tradições natalinas


Outras marcas preferiram não endereçar tão diretamente o seu recado para as especificidades deste ano, embora ainda trabalhando sobre os temas centrais de 2020. A exemplo, novamente, da questão da distância e da necessidade de estar junto dos seus, abordada no tradicional filme de Natal da Coca-Coca, desta vez dirigido pelo cineasta e ator neozelandês Taika Waititi, que conta com a trilha do compositor Alex Baranowski – além disso, a marca no Brasil lançou uma versão do clássico jingle O Natal Vem Vindo, realizada pelas cantoras Luísa Sonza e Lellê. Já a cervejaria holandesa Heineken, como de costume, preferiu apostar no humor sobre as coisas que nunca mudam nas festas natalinas, utilizando a música Best Day Of My Life, Jackson & Marsman (Tessa Rose Jackson e Michiel Marsman) feat. Dante & Roos.



Da mesma forma, a empresa de perfumes e cosméticos O Boticário volta a falar de representatividade em um ano que o debate popular sobre o racismo pediu isso, através da figura do Papai Noel e, paralelamente, ao utilizar a versão de Louis Armstrong para When You Wish Upon a Star, canção de Cliff Edwards da trilha sonora de Pinóquio (1940). O mesmo também fica subentendido na escolha da rapper Tierra Whack para estrelar o comercial natalino da Apple, mais focado na sua linha de caixa de som Mini e fones de ouvido AirPods, com a norte-americana cantando feel good e Peppers and Onions. E para completar, o passo meio em falso, da Riachuelo, que propôs Um Conto de Natal que resgatasse o folclore nordestino, mas coloca os filhos de seus funcionários cantando Don’t Stop Me Now, um grande e ótimo sucesso do Queen, mas que não se encaixa no contexto explorado pelo filme





Faixa Bônus

E até a faixa bônus deste ano também vem recheada, com a diferença que as lojas internacionais decidiram investir e escalar alguns artistas a fim de criar músicas próprias para as propagandas de Natal deste ano. A rede de supermercados britânica Waitrose & John Lewis trouxe Celeste, cantora norte-americana radicado no Reino Unido, com A Little Love em um filme que mistura live action e várias técnicas de animação – aliás, este último aspecto também foi visto na mensagem de fim de ano da Globo de 2020. A varejista conterrânea Argos escalou Gary Barlow, cantor inglês conhecido por ser membro da boyband Take That, para interpretar Incredible e fazer um truque de magia com as pequenas irmãs AbracaDaisy & The Incredible Lucy. E, para completar, a Disney, em uma campanha para destinar parte da renda de suas vendas na loja própria para a ONG Make-A-Wish, tem a jovem artista inglesa Griff e a nova Love Is a Compass, em mais um curta animado e tocante.





#Música #MúsicadoIntervalo #comercial #propaganda #Natal #AnoNovo #JingleBellNatalRock #PaulaFernandes #JingleBellRock #AndarcomFé #FlorGil #Gilsons #GilbertoGil #ClubedaEsquinanº2 #Luê #PorEnquanto #IZA #VemMeuAmor #Together2020 #PeterCottonTale #ChancetheRapper #CynthiaErivo #ChicagoChildrensChoir #MattJones #ReCollectiveOrchestra #HiltowRaw #DecktheHalls #AmandaWahlström #YouAreMySunshine #FredFerreira #StandByMe #AliveItFellsLike #Alok #HealtheWorld #BrendaMayer #ImForrestForrestGump #AlanSilvestrini #ForrestGump #TaikaWaititi #AlexBaranowski #ONatalVemVindo #LuísaSonza #Lellê #BestDayofMyLife #JacksonMarsman #DanteRoss #WhenYouWishUponaStar #LouisArmstrong #Pinóquio1940 #TierraWhack #feelgood #PeppersandOnions #DontStopMeNow #ALittleLove #Celeste #Incredible #GaryBarlow #LoveIsaCompass #Griff

0 comentário
 siga o NERVOS: 
 @nervossite 
  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • SoundCloud - Black Circle
  • Spotify - Black Circle
  • Deezer - Black Circle
  • iTunes - círculo preto
  • Branco RSS Icon
  • Twitter B&W
  • Facebook B&W
  • Instagram B&W