• Nayara Reynaud

Final de Ano 2019 | A trilha sonora dos comerciais natalinos e de Ano Novo


A importância da família e das relações humanas é uma mensagem uníssona dos comerciais de Natal e de Ano Novo nesta passagem de 2019 para 2020. Mas, musicalmente, as campanhas de fim de ano adotaram as mais variadas formas para embalar esses desejos, desde versões de clássicos natalinos ou canções pop até a volta dos jingles e trilhas sonoras vindas do cinema. E as principais propagandas do gênero desta temporada estão aqui no NERVOS, que mais uma vez destacará as músicas que transmitem o espírito de Boas Festas a todos.

O espírito natalino tradicional

Existem algumas marcas cuja propaganda de Natal já se tornou uma tradição da época para o público. Assim é com aquela que instituiu a figura que conhecemos do Papai Noel e presta homenagem a ele na sua mensagem de solidariedade da campanha “Juntos a Magia Acontece”, lançada globalmente pela Coca-Cola no ano passado e adaptada para o mercado brasileiro agora. E a canção que embala o clima natalino do vídeo é o jingle produzido para a fabricante de refrigerantes e outras bebidas, It's Christmas Time (It's All Around).


No entanto, existem também algumas marcas brasileiras que batem carteirinha nesta época com seus emocionantes comerciais natalinos. Uma delas é O Boticário, que sempre atrela os seus perfumes e cosméticos à ideias amplas de família, que, neste ano, se estende por laços mais extensos no incentivo à doação de órgãos. E é a trilha instrumental do maestro Hilton Raw, realizada pela sua produtora Haw Audio especialmente para a propaganda, que convida o público a acompanhar a história dela e a “doar amor neste Natal”.


Outra é a rede de supermercados gaúcha Zaffari, também conhecida por seus filmes natalinos. Também ressaltando valores como solidariedade, carinho e perdão nas relações familiares, as histórias conectadas do vídeo “O Grande Milagre é o Amor” tem como fundo uma versão com vozes infantis do célebre hino gospel Oh Happy Day.


Um Natal de diversidade

A diversidade no protagonismo das propagandas de Natal e Ano Novo foi uma marca da publicidade em 2019, começando pela peça “Uma história de Natal Seara”, que traz o carinho de uma neta com a sua avó deficiente visual, em uma parceria da marca com a Fundação Dorina Nowill para Cegos. O comercial que faz parte da campanha da indústria do ramo alimentício “Não é só sobre Comida”, iniciada neste ano, continua com jingle criado por James Pinto, Thiago Lester e Anderson Soares, sob a produção musical da Jamute.


A ideia de combater o preconceito também está no filme do Instituto Jô Clemente, novo nome da antiga Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (APAE-SP), em homenagem à fundadora da instituição na cidade. Tendo um ator com Síndrome de Down na pele do bom velhinho, a reação das crianças ao Papai Noel celebra apenas o melhor do Natal, como o instrumental do clássico tema Noite Feliz (Stille Nacht) que acompanha o vídeo intitulado #ABRACEADIFERENÇA.


Essa também foi uma das sutis diferenças do filme “Em 2020, Brilhe do seu Jeito” do Bradesco, que dá continuidade às animações com vagalumes, produzidas pela Zombie Studios, que já apareceram na campanha do banco no ano passado. Tendo como protagonista animal uma vagalume que não consegue acender e sofre por ser diferente dos demais, ela encontra ajuda nos humanos através de um menino com Síndrome de Down. E mais uma vez, o comercial traz uma versão de uma balada pop internacional, agora na interpretação da cantora brasileira RÁAE para o hit de Mariah Carey, Hero.


E outro garoto com Síndrome de Down estrela a campanha da Vivo junto com o tenista espanhol Rafael Nadal, “Tem Vivo Pra Tudo – Joystick”, que ganhou uma mensagem de Ano Novo, desejando “grandes conexões para 2020”. No vídeo da operadora de telecomunicações, o menino que é um ás nos games, tem a chance de ver ao vivo uma partida daquele que é seu avatar preferido e vencedor nos jogos eletrônicos, e acaba usando o seu talento para ajudar o esportista nas quadras da vida real. O espirituoso vídeo conta com a música do cantor e compositor folk norte-americano Kipp Wilde, Beasts Of The Earth.


Tecnologia: vilã ou aliada?

Outro traço comum nas campanhas de Natal e Ano Novo de 2019 foi a presença da tecnologia em suas histórias. Ela é motivo de crítica naquela trazida pela Sadia neste ano, com uma família hipnotizada pelas telas de seus celulares, até que um “apagão” intencional reconecta os familiares entre si e com o real espírito da data. Produzida pela Satelite Audio, a música Sometimes que embala o comercial da marca alimentícia tem a voz da brasileira Neli Giorgi e assinada por Kito Siqueira, Roberto Coelho, Hurso Ambrifi e Daniel, e já pode ser ouvida também na programação de rádios como a Antena 1.


Já na visão da propaganda do Itaú de Ano Novo da vez, é a tecnologia que enxerga, através de um simpático robô dublado pelo ator Matheus Nachtergaele, que o futuro da Humanidade se encontra justamente naquilo que a torna humana. A mensagem do banco para 2020, exibida até nos cinemas, traz novamente a trilha sonora de Alan Silvestri para o filme Forest Gump: O Contador de Histórias (1994) embalando as suas campanhas do gênero, com a faixa I'm Forrest... Forrest Gump.


Como é de se esperar de uma fabricante da área de tecnologia, os seus aparatos são aliados para reforçar as relações familiares no filme natalino da Apple neste ano – clique aqui para a ver a versão completa, em inglês. É através das funcionalidades de um iPad que as netas presenteiam o avô com a lembrança da esposa que perdeu recentemente. Nada mais sugestivo, então, que a música utilizada na propaganda seja Married Life, composta por Michael Giacchino para a trilha sonora daquela emocionante sequência inicial da animação Up – Altas Aventuras (2009).


O cinema também esteve em destaque não só musicalmente, mas na narrativa da propaganda de Natal da Xfinity, empresa de telecomunicações que opera nos Estados Unidos. O filme natalino “A Holiday Reunion” resgata os personagens do clássico longa de Steven Spielberg, E.T.: O Extraterrestre (1982), com o retorno do carismático alienígena para a Terra, onde reencontra com o seu amigo humano Elliott, vivido pelo mesmo Henry Thomas da produção oitentista, quase 40 anos depois, e conhece a família dele e as novas tecnologias terrestres, enquanto revela que também possui a sua. A mensagem empática traz tanto The Beginning of a Friendship, faixa da icônica trilha sonora de John Williams para a obra cinematográfica, quanto White Christmas, na cena em que Bing Crosby e Marjorie Reynolds interpretam a canção no filme Duas Semanas de Prazer (1942).


Faixa Bônus

E em clima mais festivo, fica aqui o comercial da Argos, varejista britânica que anunciou o seu catálogo de Natal, “The Book of Dreams”, através dos sonhos de pai e filha por uma bateria. O comercial se torna, então, praticamente um clipe de Don't You (Forget About Me), o grande hit da banda escocesa Simples Minds, que também se tornou trilha inesquecível do filme Clube dos Cinco (1985).


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