• Nayara Reynaud

Cine Resumão #60 | Semanal de 21 a 29/03 (Especial de Quarentena)

Atualizado: Abr 23


Com o mundo em estado de quarentena global por conta da pandemia do Covid-19, o cinema também entrou em estado de espera, com um ritmo mais devagar até na remarcação de datas dos próximos lançamentos. As estreias nas plataformas digitais, para você não perder o melhor da Sétima Arte em casa, e as notícias de 21 a 29 de março sobre os efeitos do Coronavírus na indústria cinematográfica e muito mais, você encontra neste Cine Resumão #60.

Em Exibição

  • No Telecine Play – que disponibiliza 30 dias de graça para experimentar sua plataforma de streaming, além dos canais estarem com o sinal aberto nas operadoras de TV por assinatura –, a cinebiografia Rocketman (2019), que traz Taron Egerton na pele do músico Elton John, que ganhou o Oscar de Melhor Canção Original com (I'm Gonna) Love Me Again, está disponível desde este sábado, 28 de março. Outro filme que figurou na última temporada de premiações, o novo filme de Pedro Almodóvar, Dor e Glória (2019), tem Antonio Banderas interpretando um quase alter ego do cineasta espanhol neste drama que chegou neste domingo (29) no serviço. Na semana que vem, desembarcam na plataforma a comédia de terror Pequenos Monstros (2019), em que Lupita Nyong'o vive uma professora do jardim de infância numa excursão que se depara com um apocalipse zumbi, no dia 1º de abril; e na quinta (02), é a vez de As Trapaceiras (2019), remake das comédias Os Safados (1988) e Dois Farristas Irresistíveis (1964) que traz Rebel Wilson e Anne Hathaway nas vezes das vigaristas em questão, e do romance O Sol Também É uma Estrela (2019), baseado no livro homônimo de Nicola Yoon sobre o encontro de uma jovem prestes a ser deportada com a família para a Jamaica com um filho de imigrantes coreanos na Babel nova-iorquina.

  • Na Netflix, o mês de abril abre com um clássico, comédias de sucesso e mais títulos da Coleção Studio Ghibli chegando à plataforma nesta próxima quarta (1): tem Tom Hanks como Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994), Robert De Niro ao lado de Anne Hathaway em Um Senhor Estagiário (2015) e Sandra Bullock novamente como a Miss Simpatia 2: Armada e Poderosa (2005), além das animações do famoso estúdio japonês PomPoko: A Grande Batalha dos Guaxinins (1994), Da Colina Kokuriko (2011), Vidas ao Vento (2013) e As Memórias de Marnie (2014). Na sexta, dia 3 de abril, o serviço estreia a produção original Coffee & Kareem (2020), comédia policial em que Ed Helms vive o certinho agente Coffee, que acaba ficando com Kareem (Terrence Little Gardenhigh), o filho da sua namorada (Taraji P. Henson), durante uma ocorrência que coloca os dois em apuros.

  • No Amazon Prime Video, as novidades que abrem o mês de abril prometem muita ação, seja junto de muita piada com os Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017) tendo de se manter unidos como uma família quando um familiar de Peter Quill (Chris Pratt) reaparece, ou sem tempo para brincadeiras com Sylvester Stallone em Rambo IV (2008). A correria não para na sexta, 3 de abril, com o lançamento do filme policial Crime Sem Saída (2019), estrelado pelo “Pantera Negra” Chadwick Boseman, ao lado das produções indianas Mayabazaar 2016 (2020), drama sobre um honesto policial, um vigarista e um romântico que precisam armar um golpe, e Shikara (2020), romance baseado na história de amor de um casal hindu no auge do terrorismo islâmico na Caxemira durante os anos 90.

  • A partir da última quinta (26), a Spcine Play disponibiliza dois novos filmes de Hector Babenco no catálogo do cineasta argentino, radicado no Brasil, na plataforma pública de streaming: o clássico Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981) e o seu último longa Meu Amigo Hindu (2015), fazendo companhia a outros seis títulos do diretor que faleceu em 2016.

  • Na nova plataforma do ramo, a Filme Filme, que foi lançada no início do mês de março, chegaram mais novidades nesta quinta, dia 26: no catálogo de “Filmes de Festivais”, a adição é O Formidável (2017), que conta um trecho da trajetória profissional e pessoal do cineasta francês Jean-Luc Godard; no de Documentários, desembarca o longa nacional Meu Nome é Daniel (2018), que acompanha a vida do diretor Daniel Gonçalves, tendo de conviver desde a infância com uma deficiência não diagnosticada até hoje pelos médicos; e no de “Populares”, a cinebiografia João, o Maestro (2016), na qual Alexandre Nero interpreta o maestro João Carlos Martins enfrentando várias intemperes em seu caminho.

  • Já no Petra Belas Artes À La Carte, as novidades são Hotel das Américas (1981), longa que marca a primeira parceria de André Techiné com a atriz Catherine Deneuve, e Quando Chega a Escuridão (1987), o segundo longa da ganhadora do Oscar, Kathryn Bigelow. A plataforma também tem como destaque o fato de possuir no catálogo todos os filmes dos ciclos “Comédias e Provérbios” – A Mulher do Aviador (1981), Um Casamento Perfeito (1982), Pauline na Praia (1983), Noites de Lua Cheia (1984), O Raio Verde (1986) e O Amigo da Minha Amiga (1987) – e “Contos das Quatro Estações” – Conto de Verão (1986), Conto da Primavera (1990), Conto de Inverno (1992) e Conto de Outono (1998) –, além de "Place de l'Étoile" (episódio do longa Paris Visto por..., de 1965), do cineasta francês Éric Rohmer (1920-2010), que completaria 100 anos neste mês de março.

  • Enquanto isso, o Canal Brasil disponibiliza filmes a preços promocionais nas operadoras Claro/ NET e Vivo, com 21 títulos licenciados e/ou coproduzidos pelo canal e distribuídos pela Vitrine Filmes a apenas R$ 4,90 pela locação. Benzinho (2018), Era o Hotel Cambridge (2016), Tinta Bruta (2018) e O Processo (2018) são alguns dos longas dessa lista, enquanto outras produções estão com 50% de desconto no NOW e no Vivo Play: são elas 10 Segundos Para Vencer (2018), Faroeste Caboclo (2013), Eu Sou Brasileiro (2019), Beatriz (2019), Legalidade (2019), Morto Não Fala (2019) e O Segredo de Davi (2018).

  • No entanto, o grande destaque é a chegada rápida de Aves de Rapina (Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa) (2020) às plataformas digitais, seguindo a diretriz da Warner nos Estados Unidos nestes tempos de Coronavírus. O filme dirigido por Cathy Yan e roteirizado por Christina Hodson ficou disponível para compra em VOD no Google Play, Apple TV e Microsoft Store nesta quinta, 26 de março. Na próxima quinta, 2 de abril, a história de como a anti-heroína em processo de independência, Arlequina (Margot Robbie), cruzou o caminho da misteriosa Caçadora (Mary Elizabeth Winstead), da cantora Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell), da policial Renee Montoya (Rosie Perez) e da órfã trombadinha Cassandra Cain (Ella Jay Basco) poderá ser alugada no NOW, Vivo Play e SKY Play.

  • Também nesta quinta (26), o drama Uma Mulher Alta (2019), que foi o representante da Rússia na disputa por uma vaga no Oscar deste ano, ficando na pré-lista da Academia, e venceu os prêmios de Melhor Direção e da Crítica na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes, desembarcou no NOW. Inspirado no livro A Guerra Não Tem Rosto de Mulher (1985), de Svetlana Aleksiévitch, escritora vencedora do Nobel de Literatura em 2015, o longa de Kantemir Balagov se passa na cidade de Leningrado, em 1945, e conta a história de Iya (Viktoria Miroshnichenko) e Masha (Vasilisa Perelygina), duas jovens mulheres que lutaram juntas e que buscam esperança e significado em meio aos destroços físicos e psicológicos deixados na Rússia após o fim da Segunda Guerra Mundial. A distribuidora Supo Mungam Films também tem destacado diariamente em suas redes sociais, outros títulos do seu catálogo que estão disponíveis na plataforma digital, sob a #SessãoDuplaSMF que dá dicas de dobradinhas temáticas.

  • A quinta (26) trouxe igualmente o filme italiano Desafio de um Campeão (2019) para compra e locação em VOD – NOW, Vivo Play, Microsoft, Google, iTunes e Looke – com o aprendizado que acontece entre um inconsequente jogador de futebol (Andrea Carpenzano) e um professor (Stefano Accorsi) no longa de Leonardo D'Agostini. A distribuidora Arteplex também lançará na próxima semana, no dia 2 de abril, o premiado drama peruano de Álvaro Delgado-Aparicio, Retablo (2017), sobre um adolescente (Junior Béjar Roca) que aprende a milenar tradição dos retábulos com o pai (Amiel Cayo), bem como o preconceito arraigado na comunidade andina em que vivem; e o longa marroquino da estreante Maryam Touzani, Adam (2019), que acompanha a relação de uma jovem grávida (Nisrin Erradi) e uma mãe viúva (Lubna Azabal) que relutantemente lhe concede abrigo.

  • Nesta sexta (27), foi a vez de Vin Diesel desembarcar ainda mais rápido nas plataformas digitais com Bloodshot (2020), filme lançado no último dia 13 de março, nas vésperas dos fechamentos dos cinemas no país, entrando no catálogo da Apple TV e Microsoft Store, em uma decisão da Sony Pictures no Brasil que segue a da sede nos Estados Unidos.

  • A A2 Filmes trouxe outro lançamento digital na sexta (27), com a antologia de terror Mentes Malignas (2020), produção que reúne oito curtas do gênero, realizados por oito diretores de países diferentes, que traduzem mitos, tradições e culturas populares para a tela.

  • Outra novidade que chegou ao NOW foi a comédia LGBT Nos Becos de São Francisco (2019), primeiro longa do mineiro Thales Corrêa, que roteirizou, dirigiu e estrelou a história sobre um rapaz brasileiro e seus amigos perambulando pela noite da cidade norte-americana em busca de uma antiga paquera.

Trailers e Cartazes

  • Falando em streaming, esta semana atípica se resumiu somente a trailers de novos lançamentos da Netflix. Um deles é da animação Os Irmãos Willoughby (2020), baseada no livro da escritora Lois Lowry, em que quatro crianças criadas pelos pais egoístas, bolam férias para eles, mas aprendem o verdadeiro significado de família enquanto estão sozinhos no mundo. A produção original do serviço com a Bron Animation, que tem direção de Kris Pearn e Cory Evans, estreia em 22 de abril.

  • Antes, outro filme infantil, mas em live action, chega à plataforma em 10 de abril. A Grande Luta (2020) traz um garoto de 11 anos chamado Leo (Seth Carr), que tem a chance de realizar o sonho de se tornar astro da luta livre ao encontrar uma máscara mágica que lhe concede superpoderes. Com direção de Jay Karas, o longa tem a participação especial dos astros da WWE Kofi Kingston, Mike “The Miz” Mizanin, Sheamus e de Babatunde Aiyegbusi como o mais poderoso oponente do protagonista.

  • No mesmo dia, entra no catálogo o drama Tigertail (2020), o primeiro filme como diretor de Alan Yang, cocriador da série Master of None (2015-17) e roteirista em varias outras. Na trama, Grover (Tzi Ma) reflete sobre um amor do passado e sua partida de Taiwan, de onde ele imigrou para Nova York e para onde voltaria anos depois com a filha Angela (Christine Ko).

#Cinema #homevideo #CoronavírusCovid19 #streaming #Rocketman #DoreGlória #PequenosMonstros #AsTrapaceiras #OSolTambémÉumaEstrela #ForrestGump #UmSenhorEstagiário #MissSimpatia2 #PomPoko #DaColinaKokuriko #VidasaoVento #AsMemóriasdeMarnie #CoffeeKareem #GuardiõesdaGaláxiaVol2 #RamboIV #CrimeSemSaída #Mayabazaar2016 #Shikara #HectorBabenco #PixoteaLeidoMaisFraco #MeuAmigoHindu #OFormidável #MeuNomeéDaniel #JoãooMaestro #HoteldasAméricas #QuandoChegaaEscuridão #ÉricRohmer #AMulherdoAviador #UmCasamentoPerfeito #PaulinenaPraia #NoitesdeLuaCheia #ORaioVerde #OAmigodaMinhaAmiga #ContodeVerão #ContodaPrimavera #ContodeInverno #ContodeOutono #ParisVistopor #Benzinho #EraoHotelCambridge #TintaBruta #OProcesso #10SegundosParaVencer #FaroesteCaboclo #EuSouBrasileiro #Beatriz #Legalidade #MortoNãoFala #OSegredodeDavi #VOD #AvesdeRapina #UmaMulherAlta #DesafiodeumCampeão #Retablo #AdamMaryamTouzani2019 #Bloodshot #MentesMalignas #NosBecosdeSãoFrancisco #OsIrmãosWilloughby #AGrandeLuta #Tigertail

 siga o NERVOS: 
 @nervossite 
  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • SoundCloud - Black Circle
  • Spotify - Black Circle
  • Deezer - Black Circle
  • iTunes - círculo preto
  • Branco RSS Icon
  • Twitter B&W
  • Facebook B&W
  • Instagram B&W

© 2020 por Nayara Reynaud. Criado a partir da plataforma Wix.