top of page
  • Foto do escritorNayara Reynaud

NERVOS Entrevista #34 | FIM DE FESTA

Atualizado: 4 de ago. de 2021


Irandhir Santos, Suzy Lopes, Ariclenes Barroso e elenco em cena do filme Fim de Festa (2019), de Hilton Lacerda | Foto: Divulgação (Créditos: Victor Jucá)

A folia não terminou no podcast NERVOS Entrevista, apesar do destaque desta edição ser a produção pernambucana Fim de Festa (2019). O segundo longa de Hilton Lacerda como diretor venceu os prêmios de Melhor Filme e Roteiro no último Festival do Rio e estreou nesta quinta (5) nos cinemas, e se passa justamente no período pós-Carnaval, de ressaca para a semana seguinte. O assassinato de uma jovem francesa durante as comemorações faz com que o policial Breno (Irandhir Santos) volte mais cedo à Recife para trabalhar no caso e acabe encontrando a sua casa ocupada pelos amigos de seu filho (Gustavo Patriota), enquanto o namorado (Ariclenes Barroso) e os sogros (Suzy Lopes e Jean Thomas Bernardini) da vítima precisam ficar no Brasil durante as investigações.

Nossa editora Nayara Reynaud entrevistou o cineasta Hilton Lacerda e os atores Irandhir Santos e Suzy Lopes sobre o processo de realização do filme, com o diretor comentando as ligações e diferenças entre seu primeiro longa solo, o sucesso Tatuagem (2013), e Fim de Festa, da livre inspiração no caso do assassinato da turista alemã Jennifer Kloker, no ano de 2010 em Pernambuco, as relações entre classes sociais no Brasil, a importância da imagem e os dois lados da moeda das novas tecnologias. O ator falou das variações entre seus protagonistas de ambos os títulos, os detalhes da preparação e da composição de Breno, na sua relação com o passado e os outros personagens da trama, além de comentar sobre seu trabalho na novela Amor de Mãe (2019-20) e um próximo projeto cinematográfico. A atriz paraibana também explica a construção da sua Alice, que representa alguns vícios dos brasileiros, e frutífero ano profissional que teve em 2019 e espera repetir agora.

*Músicas presentes no podcast (sob licença Creative Commons): “Content”, de Lee Rosevere; “Blind Love Dub”, de Jeris; e “Reusenoise_(DNB_Mix)”, de SpinningMerkaba

Ouça no lugar que você quiser: SoundCloud | Spotify | Deezer | iTunes | Google Podcasts | Feed | Download

> 6s: Introdução

> 3min08s: Entrevista com o cineasta Hilton Lacerda sobre Fim de Festa

> 19min44s: Entrevista com o ator Irandhir Santos sobre Fim de Festa

> 34min46s: Entrevista com a atriz Suzy Lopes sobre Fim de Festa

> 46min50s: Conexões Nervosas

> 52min40s: Encerramento

 

Conexões Nervosas

Se você gostou de Fim de Festa, também pode curtir...

> Hilton Lacerda: o livro do escritor argentino Ricardo Piglia, Alvo Noturno (2010), e toda a obra dos autores brasileiros Graciliano Ramos, Manuel Bandeira e Murilo Mendes.

> Irandhir Santos: as trilhas sonoras do compositor norte-americano Jon Brion, que já colaborou com cineastas como Paul Thomas Anderson e Greta Gerwig.

> Suzy Lopes: o longa Tatuagem e outros filmes roteirizados por Hilton Lacerda.

> Programa Carnaval Show, transmitido toda quarta-feira, às 20h, na web rádio Show do Esporte e disponibilizado como podcast em várias plataformas, tem a apresentação de Carlos Fonseca e Rodrigo Vilela contando os detalhes da Sapucaí e do Anhembi, e comentando também sobre a folia do samba em outros lugares.

> Episódio Entenda a diferença entre clubes de frevo, troças carnavalescas e blocos líricos, do A gente explica, quadro diário da Rádio Jornal de Pernambuco, que também é disponibilizado como podcast em pílulas, como esta em que a jornalista Camila Brandão explica toda a estrutura de agremiações típica da região.



0 comentário
bottom of page