• Nayara Reynaud

Cine Resumão #48 | Mensal de 09/04 a 13/05

Atualizado: Ago 19


A seleção oficial e das mostras paralelas do Festival de Cannes de 2019, entre outros destaques do mundo do cinema, de 9 de abril a 13 de maio, estão aqui no Cine Resumão #48:

Festivais e Premiações

  • Nas últimas semanas, foram anunciados os filmes da seleção oficial da 72ª edição do Festival de Cannes e tem presença brasileira, em maior ou menor grau, em cinco títulos que estarão no evento realizado na badalada cidade do sul da França, a partir desta terça, 14, até o dia 25 de maio. Na competição oficial, o aguardado Bacurau (2019), novo longa de Kleber Mendonça Filho, de O Som ao Redor (2012) e Aquarius (2016), desta vez, dividindo a direção com Juliano Dornelles, faz sua estreia mundial, junto do novo filme do italiano Marco Bellochio, O Traidor (2019), uma coprodução que conta com a participação do Brasil com a Gullane. Já na mostra Un Certain Regard, é a vez da produção nacional A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (2019) ser vista, sob o comando do cineasta Karim Aïnouz, enquanto a obra norte-americana Port Authority (2019), da estreante Danielle Lessovitz, também tem o dedinho tupiniquim com a RT Features, assim como a produtora é parcialmente responsável por The Lighthouse (2019), o mais recente trabalho de Robert Eggers, de A Bruxa (2015), que foi escolhido para figurar na lista da Quinzena dos Realizadores, tal qual o longa Sem Seu Sangue (2019), realizado por Alice Furtado. Veja abaixo a lista completa de todos os indicados a esta 72ª edição:

COMPETIÇÃO OFICIAL

Filme de abertura: The Dead Don’t Die, de Jim Jarmusch (EUA / Suécia | Distribuição: Focus Features / Universal)

A Hidden Life, de Terrence Malick (EUA / Alemanha | Mister Smith)

Atlantique (Atlantics), de Mati Diop (Senegal / França / Bélgica | Ad Vitam)

Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (Brasil / França | Vitrine Filmes)

Dor e Glória, de Pedro Almodóvar (Espanha | Sony Pictures | BR: Universal)

Era Uma Vez em... Hollywood, de Quentin Tarantino (EUA / Reino Unido | Int. e BR: Sony Pictures)

Frankie, de Ira Sachs (França / Portugal / Bélgica / EUA | SBS)

Gisaengchung (Parasite), de Joon-Ho Bong (Coreia do Sul | CJ Entertainment / Neon)

It Must Be Heaven, de Elia Suleiman (França / Canadá | Le Pacte)

La Gomera (The Whistlers), de Corneliu Porumboiu (Romênia / França / Alemanha | Curzon Artificial Eye)

Le Jeune Ahmed (Young Ahmed), de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica / França | BR: Imovision)

Les Misérables, de Ladj Ly (França | Le Pacte)

Little Joe, de Jessica Hausner (Áustria / Reino Unido / Alemanha)

Matthias & Maxime, de Xavier Dolan (Canadá)

Mektoub, My Love: Intermezzo, de Abdellatif Kechiche (França | Pathé)

Nan Fang Che Zhan De Ju Hui (The Wild Goose Lake), de Diao Yinan (China | Memento)

O Traidor, de Marco Bellocchio (Itália / França / Brasil / Alemanha | BR: Fenix Filmes e Pandora Filmes)

Portrait de la Jeune Fille en Feu, de Céline Sciamma (França | Pyramide)

Roubaix, une Lumière (Oh Mercy!), de Arnaud Desplechin (França | Le Pacte)

Sibyl, de Justine Triet (França | Le Pacte)

Sorry We Missed You, de Ken Loach (Reino Unido / França / Bélgica | BBC Films / Wild Bunch)

Filme de encerramento: Hors Normes / The Specials, de Olivier Nakache e Eric Toledano (França | Gaumont)

MOSTRA UN CERTAIN REGARD (UM CERTO OLHAR)

Adam, de Maryam Touzani (Marrocos / França / Bélgica / Qatar | Zaza / Ad Vitam)

A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz (Brasil / Alemanha | Sony)

Bull, de Annie Silverstein (EUA)

Chambre 212, de Christophe Honoré (França | Memento)

Dylda (Beanpole), de Kantemir Balagov (Rússia)

EVGE, de Nariman Aliev (Ucrânia)

Jeanne (Joan of Arc), de Bruno Dumont (França | Les Films du Losange)

Juo Ren Mi Mi (Nina Wu), de Midi Z (Taiwan)

La Famosa Invasione degli Orsi in Sicilia, de Lorenzo Mattotti (Itália / França | Pathé)

La Femme de Mon Frère (A Brother’s Love), de Monia Chokri (Canadá | Memento)

Les Hirondelles de Kaboul (The Swallows of Kabul), de Zabou Breitman e Eléa Gobé Mévellec (França | Memento)

Liberté, de Albert Serra (Espanha | Sophie Dulac)

Liu yu Tian (Summer of Changsha), de Zu Feng (China)

Odnazhdy v Trubchevske / Once in Trubchevsk, de Larissa Sadilova (Rússia | Loco Films)

O que Arde (A Sun that Never Sets), de Olivier Laxe (Espanha / França / Luxemburgo | Pyramide)

Papicha, de Mounia Meddour (França | Jour De Fete)

Port Authority, de Danielle Lessovitz (EUA / França / Brasil)

The Climb, de Michael Angelo Covino (EUA)

FORA DE COMPETIÇÃO

La Belle Époque, de Nicolas Bedos (França | Pathé)

Les Plus Belles Années d’une Vie (The Best Years of a Life), de Claude Lelouch (França | Metropolitan Filmexport)

Maradona, de Asif Kapadia (Reino Unido | Altitude)

Rocketman, de Dexter Fletcher (Reino Unido / EUA | Internacional e BR: Paramount)

Too Old to Die YoungNorth of Hollywood, West of Hell (*série), de Nicolas Winding Refn (EUA | Amazon)

SESSÕES ESPECIAIS

5B, de Dan Krauss (EUA)

Chicuarotes, de Gael García Bernal (México | Cinépolis)

Être Vivant et le Savoir, de Alain Cavalier (França | Pathé)

Family Romance, LLC., de Werner Herzog (Japão / Alemanha)

For Sama, de Waad Al Kateab e Edward Watts (Síria / Reino Unido)

Ice on Fire, de Leila Conners (EUA / Costa Rica / Suécia / França / Alemanha / Irlanda, Noruega / Suíça / Reino Unido | HBO)

La Cordillera de los Sueños, de Patricio Guzmán (França / Chile | Pyramide)

Que Sea Ley, de Juan Solanas (Argentina)

Share, de Pippa Bianco (EUA | A24 / HBO)

Tommaso, de Abel Ferrara (Itália)

MIDNIGHT SCREENINGS (SESSÃO DA MEIA-NOITE)

Lux Æterna, de Gaspar Noé (França)

The Gangster, The Cop, The Devil, de Lee Won-Tae (Coreia do Sul | Metropolitan Filmexport)

COMPETIÇÃO DE CURTAS-METRAGENS

And Then the Bear, de Agnès Patron (França | Animação)

Anna, de Dekel Berenson (Ucrânia / Israel / Reino Unido)

All Inclusive, de Teemu Nikki (Finlândia)

Ingen Lyssnar (Who Talks), de Elin Övergaard (Suécia)

La Siesta (The Nap), de Federico Luis Tachella (Argentina)

Monstruo Dios (Monster God), de Agustina San Martin (Argentina)

Parparim (Butterflies), de Yona Rozenkier (Israel)

The Distance Between Us and the Sky, de Vasilis Kekatos (Grécia / França)

The Jump, de Vanessa Dumont e Nicolas Davenal (França | Documentário)

The Van, de Erenik Beqiri (Albânia / França)

White Echo, de Chloë Sevigny (EUA)

SEMANA DA CRÍTICA

Competição – Longas

Abou Leila, de Amin Sidi-Boumédiène (Argélia / França / Qatar)

Ceniza Negra (Land of Ashes), de Sofía Quirós Ubeda (Costa Rica / Argentina / Chile / França)

Hvítur, Hvítur Dagur (A White, White Day), de Hlynur Pálmason (Islândia / Dinamarca / Suécia)

J’ai Perdu Mon Corps (I Lost My Body), de Jérémy Clapin (França | Rezo)

Nuestras Madres (Our Mothers), de César Díaz (Guatemala / Bélgica / França | Pyramide)

The Unknown Saint (Le Miracle du Saint Inconnu), de Alaa Eddine Aljem (Marrocos / França / Qatar / Alemanha / Líbano | The Match Factory / Condor)

Vivarium, de Lorcan Finnegan (Irlanda / Bélgica / Dinamarca)

Competição – Curtas

Dia de Festa (Party Day), de Sofia Bost (Portugal)

Fakh (The Trap), de Nada Riyadh (Egito / Alemanha)

Ikki Illa Meint (Sans Mauvaise Intention), de Andrias Høgenni (Dinamarca / Ilhas Faroé)

Journey Through a Body, de Camille Degeye (França)

Kolektyviniai Sodai (Community Gardens), de Vytautas Katkus (Lituânia)

Lucía en el Limbo, de Valentina Maurel (Bélgica / França / Costa Rica)

Mardi de 8 à 18 (Tuesday From 8 to 6), de Cecilia de Arce (França)

The Manila Lover, de Johanna Pyykkö (Noruega / Filipinas)

She Runs, de Qiu Yang (China / França)

Ultimul Drum Spre Mare (The Last Trip to the Seaside), de Adi Voicu (Romênia)

Sessões Especiais – Longas

Filme de abertura: Litigante, de Franco Lolli (Colômbia / França | Ad Vitam)

Les Héros ne Meurent Jamais (Heroes Don’t Die), de Aude Léa Rapin (França / Bélgica / Bósnia e Herzegovina | Le Pacte)

Tu Mérites un Amour (You Deserve a Love), de Hafsia Herzi (França)

Filme de encerramento: Chun Jiang Shui Nuan (Dwelling in the Fuchun Mountains), de Gu Xiaogang (China)

Sessões Especiais – Curtas

Demonic, de Pia Borg (Austrália)

Invisível Herói (Invisible Hero), de Cristèle Alves Meira (Portugal / França)

Naptha, de Moin Hussain (Reino Unido)

Please Speak Continuously and Describe Your Experiences as They Come to You, de Brandon Cronenberg (Canadá)

Tenzo, de Katsuya Tomita (Japão)

QUINZENA DOS REALIZADORES

Filme de abertura: Le Daim (Deerskin), de Quentin Dupieux (França | Diaphana)

Alice et le Maire (Alice and the Mayor), de Nicolas Pariser (França | Bac)

And Then We Danced, de Levan Akin (Suécia / Geórgia / França)

Ang Hupa (The Halt), de Lav Diaz (Filipinas / China)

Canción Sin Nombre (Song Without a Name), de Melina León (Peru / Suíça | Sophie Dulac)

Ghost Tropic, de Bas Devos (Bélgica)

Give Me Liberty, de Kirill Mikhanovsky (EUA)

Hatsukoi (First Love), de Takashi Miike (Japão / Reino Unido | Toei Company)

Huo Zhe Chang Zhe (To Live to Sing), de Johnny Ma (China / França)

Koirat Eivät Käytä Housuja (Dogs Don’t Wear Pants), de Jukka-Pekka Valkeapää (Finlândia / Letônia | SF Film)

The Lighthouse, de Robert Eggers (Canadá / EUA / Brasil | A24)

Lillian, de Andreas Horwath (Áustria)

Oleg, de Juris Kursietis (Letônia / Bélgica / Lituânia / França | Tasse)

On va Tout Péter (Blow It to Bits), de Lech Kowalski (França)

Les Particules (Particles), de Blaise Harrison (Suíça / França | Les Films du Losange)

Parwareshgah (The Orphanage), de Shahrbanoo Sadat (Dinamarca / Alemanha / Luxemburgo / França / Afeganistão)

Perdrix, de Erwan Le Duc (França | Pyramide)

Por el Dinero (For the Money), de Alejo Moguillansky (Argentina)

Sem Seu Sangue, de Alice Furtado (Brasil / Holanda / França | Vitrine)

Tlamess, de Ala Eddine Slim (Tunísia / França)

Une Fille Facile (An Easy Girl), de Rebecca Zlotowski (França | Ad Vitam)

Wounds, de Babak Anvari (EUA / Reino Unido | United Artist / Netflix)

Yves, de Benoît Forgeard (França | Le Pacte)

Zombi Child, de Bertrand Bonello (França | Ad Vitam)

SESSÕES ESPECIAIS

Red 11, de Robert Rodriguez (EUA) + MasterClass com o diretor

The Staggering Girl, de Luca Guadagnino (Itália)

CURTAS E MÉDIAS-METRAGENS

Deux Sœurs qui ne Sont Pas Sœurs (Two Sisters Who Are Not Sisters), de Beatrice Gibson (Reino Unido / Alemanha / Canadá / França)

Grand Bouquet, de Nao Yoshigai (Japão)

HãY TỉNH THứC Và SẵN SàNG (Stay Awake, Be Ready), de An Pham Thien (Vietnã / Coreia do Sul / EUA)

Je te Tiens, de Sergio Caballero (Espanha)

Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre (The Marvelous Misadventures of the Stone Lady), de Gabriel Abrantes (França / Portugal)

Movements, de Dahee Jeong (Coreia do Sul)

Olla, de Ariane Labed (França/Reino Unido)

Piece of Meat, de Jerrold Chong e Huang Junxiang (Cingapura)

Plaisir Fantôme (Ghost Pleasure), de Morgan Simon (França)

That Which Is to Come Is Just a Promise, de Flatform (Itália / Holanda / Nova Zelândia)

CINÉFONDATION

[Mostra dedicada a filmes universitários ou vindos de escolas de cinema]

Adam, de Shoki Lin (Nanyang Technological University – NTU | Singapura)

Ahogy Eddig (As Up to Now), de Katalin Moldovai (Budapest Metropolitan University – METU | Hungria)

Ambience, de Wisam Al Jafari (Dar al-Kalima University College of Arts & Culture | Palestina)

Bamboe, de Flo van Deuren (RITCS | Bélgica)

Duszyczka (The Little Soul), de Barbara Rupik (PWSFTviT | Polônia)

Favoriten (Favourites), de Martin Mouk (Filmakademie Wien | Áustria)

Hiếu, de Richard Van (CalArts | EUA)

Mano a Mano, de Louise Courvoisier (CinéFabrique | França)

Netek (Rift), de Yarden Lipshitz Louz (Sapir College | Israel)

Jeremiah, de Kenya Gillespie (The University of Texas at Austin | EUA)

Pura Vida, de Martin Gonda (FTF VŠMU – Film and Television Faculty, Academy of Performing Arts | Eslováquia)

Reonghee (Alien), de Jegwang Yeon (Korea National University of Arts | Coreia do Sul)

Roadkill, de Leszek Mozga (University of the Arts London – UAL | Reino Unido)

Rosso: La Vera Storia Falsa del Pescatore Clemente (Rosso: A True Lie About a Fisherman), de Antonio Messana (La Fémis | França)

Slozhnopodchinennoe (Complex Subject), de Olesya Yakovleva (St. Petersburg State University of Film and Television | Rússia)

Solar Plexus, de David McShane (NFTS | Reino Unido)

Sto Dvacet Osm Tisíc (One Hundred and Twenty-Eight Thousand), de Ondřej Erban (FAMU | República Tcheca)

#Cinema #Festivais #FestivaldeCannes #Bacurau #OTraidor #AVidaInvisível #PortAuthority #TheLighthouse #SemSeuSangue

 siga o NERVOS: 
 @nervossite 
  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • SoundCloud - Black Circle
  • Spotify - Black Circle
  • Deezer - Black Circle
  • iTunes - círculo preto
  • Branco RSS Icon
  • Twitter B&W
  • Facebook B&W
  • Instagram B&W

© 2020 por Nayara Reynaud. Criado a partir da plataforma Wix.