Nayara Reynaud
Cine Resumão #47 | Semanas de 19/03 a 08/04
Atualizado: 25 de fev. de 2021
O último filme de Agnès Varda, o estudo de personagem do Coringa e crianças em destaque são só alguns dos detalhes que se vê nos cartazes e trailers divulgados nas últimas três semanas. Isto, mais as novidades dos festivais, mostras, bastidores de produções e as notícias do cinema, de 19 de março a 8 de abril, estão aqui no Cine Resumão #47.
Trailers e Cartazes
No último dia 29 de março, faleceu a cineasta belga Agnès Varda, considerada uma pioneira da Nouvelle Vague francesa e um ícone feminista dentro da Sétima Arte, com obras célebres como La Pointe Courte (1955), Cléo das 5 às 7 (1962), Os Renegados (1985), Os Catadores e Eu (2000) e a recente Visages, Villages (2017). Logo no dia da sua morte, a Imovision anunciou que irá lançar o último trabalho da diretora, Varda por Agnès (1919), longa exibido no último Festival de Berlim. O filme-testamento em que a própria Agnès Varda resgata a sua história e carreira estreia no dia 02 de maio e já ganhou o seu cartaz nacional.
Falando em cinema francês, outro grande nome já tem a estreia marcada no Brasil de seu último trabalho é o diretor Olivier Assayas. Em 18 de abril, a California lança seu longa Vidas Duplas (2018), exibido nos festivais de Veneza, do Rio e na Mostra SP no ano passado, tendo Guillaume Canet, Juliet Binoche e Vincent Macaigne no elenco da história sobre casais em crise de identidade, de relacionamentos e, especialmente, com o mundo digital.
Outro cineasta de renome que teve o material de seu último filme divulgado nestas últimas semanas foi o norte-americano Quentin Tarantino, com seu Era Uma Vez em... Hollywood (2019). Com lançamento previsto para 15 de agosto pela Sony, o trailer – veja dublado aqui – mostra a Hollywood em transformação em 1969, com astro de TV Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) e seu dublê de longa data Cliff Booth (Brad Pitt) tentando adentrar nesta indústria cinematográfica, frente a outras diversas histórias paralelas como Margot Robbie na pela da atriz Sharon Tate (1943-69).
A Hollywood de hoje é do mundo dos super-heróis, mas Coringa (2019), filme de Todd Phillips sobre o icônico vilão do universo de Batman, promete um estudo de personagem mais denso em vez do espetáculo pirotécnico que se tornou o gênero. Pelo menos, é essa a impressão dada pelo primeiro e belo trailer – confira também dublado –, divulgado junto com a arte, pela Warner na última quarta (3), para o furor do público e a expectativa pelo trabalho de Joaquin Phoenix na pele de Arthur Fleck, um homem desprezado pela sociedade que se voltará contra ela nesta produção que também tem Robert De Niro, Zazie Beetz, Frances Conroy, Marc Maron, Bill Camp e outros no elenco, chegando aos cinemas em 3 de outubro.