• Nayara Reynaud

NERVOS Entrevista #10 | O ÚLTIMO TRAGO + RAIVA


O NERVOS Entrevista #10 está especial, não só porque completamos 10 edições do nosso podcast, mas pelo destaque duplo, com os filmes O Último Trago (2016) e Raiva (2018), que estrearam nesta quinta (7). O primeiro trata-se do último título da Alumbramento, coletivo de produção independente sediado em Fortaleza e importante na história recente do cinema brasileiro, tendo a direção de Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti. O segundo é uma adaptação do livro português Seara de Vento (1958), de Manuel da Fonseca, coproduzido por Portugal, Brasil e França, mesmas nacionalidades que o cineasta Sérgio Tréfaut possui.

Em entrevista à nossa editora Nayara Reynaud, o cearense Pedro Diógenes e o carioca Ricardo Pretti falaram sobre o longa que ganhou três prêmios Candangos no Festival de Brasília de 2016 – o de Melhor Atriz Coadjuvante para Samya de Lavor, Fotografia e Montagem –, contando do surgimento da ideia para o filme, as escolhas estéticas com influências do cinema de gênero e os próximos passos deles depois do fim do coletivo. Depois, foi a vez dela conversar com Sérgio Tréfaut sobre a produção ambientada no Alentejo dos anos 1950, em plena época de Ditadura em Portugal, comentando das sua próprias origens familiares alentejanas, a recepção do filme indicado a nove categorias no Prêmio Sophia, dado pela Academia Portuguesa de Cinema, naquela região e pelo mundo, além de seu próximo trabalho aqui no Brasil.

*Músicas presentes no podcast (sob licença Creative Commons): “Content”, de Lee Rosevere; “Blind Love Dub”, de Jeris; e “Reusenoise_(DNB_Mix)”, de SpinningMerkaba

Ouça no lugar que você quiser: Soundcloud | Spotify | Deezer | iTunes | Google Podcasts | Feed | Download

Conexões Nervosas

Se você curtiu O Último Trago, pode gostar também de...

> Pedro Diógenes: música cearense, especialmente do músico que participa do filme, Vitor Colares; além do livro Os Verdes Abutres da Colina (1974), de José Alcides Pinto

Se você curtiu Raiva, pode gostar também de...

> Sérgio Tréfaut: o filme mudo soviético de Aleksandr Dovjenko, Terra (1930); o longa dinamarquês de Carl Thedor Dreyer, premiado com o Leão de Ouro em Veneza, A Palavra (1955); e outra produção portuguesa recente, Diamantino (2018), de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt

#Cinema #Entrevista #podcast #OÚltimoTrago #PedroDiógenes #RicardoPretti #cinemanacional #cinemacearense #sertão #FestivaldeBrasília #faroeste #regional #indígena #escravidão #sociedadebrasileira #Raiva #SérgioTréfaut #cinemaportuguês #Literatura #SearadeVento #ManueldaFonseca #Portugal #Alentejo #anos50 #Ditadura #PrêmioSophia #classessociais #Ceará #VitorColares #rockalternativo #novaMPB #OsVerdesAbutresdaColina #JoséAlcidesPinto #Terra1930 #AleksandrDovjenko #APalavra #CarlThedorDreyer #Diamantino #GabrielAbrantes #DanielSchmidt

 siga o NERVOS: 
 @nervossite 
  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • SoundCloud - Black Circle
  • Spotify - Black Circle
  • Deezer - Black Circle
  • iTunes - círculo preto
  • Branco RSS Icon
  • Twitter B&W
  • Facebook B&W
  • Instagram B&W

© 2020 por Nayara Reynaud. Criado a partir da plataforma Wix.