• Nayara Reynaud

Cine Resumão #42 | Semana de 04 a 10/02


Os premiados no BAFTA e vitórias em premiações especializadas agitando a corrida para o Oscar 2019, terror, versões live action, animações e muitas outras novidades entre os trailers e cartazes da semana, além das notícias do mundo do cinema de 4 a 10 de fevereiro, são destaque no Cine Resumão #42.

Premiações

  • O filme A Favorita (2018), de Yorgos Lanthimos, sagrou-se como o grande vencedor do BAFTA 2019, o “Oscar britânico”, com sete prêmios, incluindo o de Melhor Filme Britânico, Melhor Atriz para Olivia Colman e Atriz Coadjuvante para Rachel Weisz. Roma (2018), porém, ganhou nas categorias principais, como Melhor Filme e Diretor para Alfonso Cuarón. Veja abaixo a lista completa de premiados nesta edição, realizada neste domingo (10):

Melhor Filme: Roma, de Alfonso Cuarón

Melhor Filme Britânico: A Favorita, de Yorgos Lanthimos

Melhor Diretor: Alfonso Cuarón, por Roma

Melhor Roteiro Original: Deborah Davis e Tony McNamara, por A Favorita

Melhor Roteiro Adaptado: Spike Lee, David Rabinowitz, Charlie Wachtel e Kevin Willmott, por Infiltrado na Klan

Melhor Atriz: Olivia Colman, por A Favorita

Melhor Ator: Rami Malek, por Bohemian Rhapsody

Melhor Atriz Coadjuvante: Rachel Weisz, por A Favorita

Melhor Ator Coadjuvante: Mahershala Ali, por Green Book – O Guia

Melhor Fotografia: Alfonso Cuarón, por Roma

Melhor Design de Produção (Dir. de Arte): Fiona Crombie e Alice Felton, por A Favorita

Melhor Figurino: Sandy Powell, por A Favorita

Melhor Maquiagem e Penteado: Nadia Stacey, por A Favorita

Melhor Edição: Hank Corwin, por Vice

Melhores Efeitos Especiais: Geoffrey Baumann, Jesse James Chisholm, Craig Hammack e Dan Sudick, por Pantera Negra

Melhor Som: John Casali, Tim Cavagin, Nina Hartstone, Paul Massey e John Warhurst, por Bohemian Rhapsody

Melhor Música: Bradley Cooper, Lady Gaga e Lukas Nelson, por Nasce uma Estrela

Melhor Filme em Língua Não-Inglesa: Roma, de Alfonso Cuarón

Melhor Animação: Homem-Aranha no Aranhaverso, de Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman

Melhor Curta de Animação Britânico: Roughhouse, de Jonathan Hodgson e Richard Van Den Boom

Melhor Curta Britânico: 73 Cows, de Alex Lockwood

Melhor Documentário: Free Solo, de E. Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin

Melhor Estreia de Diretor, Roteirista ou Produtor Britânico: Beast, de Michael Pearce (diretor / roteirista), Lauren Dark (produção)

Prêmio Estrela em Ascensão: Letitia Wright

  • Antes, ocorreu a entrega dos prêmios do sindicato dos diretores de fotografia, o ASC Awards, que consagrou o polonês Łukasz Żal por Guerra Fria (2018), enquanto o Grammy 2019 reforçou o favoritismo da música Shallow, do filme Nasce uma Estrela, como a Melhor Canção Original nesta temporada, a premiação musical também apontou o trabalho de Ludwig Göransson em Pantera Negra entre as trilhas sonoras do ano. Veja como estas vitórias alteraram a corrida para o prêmio da Academia na nossa Escalada do Oscar 2019.

Trailers e Cartazes

  • Falando em corrida para o Oscar, um filme que figurou em alguns prêmios – mas não conseguiu indicação –, especialmente com a atuação de Timothée Chalamet, foi o drama Querido Menino (2018), baseado no best-seller de David Scheff e no livro de memórias do seu filho, Nic Sheff, que narra a difícil história do rapaz com dependência química. Steve Carell encarna o pai que vê o filho ser destruído pelas drogas no primeiro longa do belga Felix Van Groeningen em Hollywood, e que chega aos cinemas brasileiros em 21 de fevereiro, com distribuição da Diamond que liberou o pôster.

  • Outra produção que acabou perdendo a força nesta temporada de premiações, após um burburinho nos festivais de Veneza e Toronto, foi Vox Lux – O Preço Da Fama (2018), de Brady Corbet. O filme estrelado por Natalie Portman, que estampa o cartaz oficial lançado junto com o primeiro trailer, vive uma popstar de passado turbulento, que fez um estrondoso sucesso ainda adolescente e agora passa por uma crise na carreira. Jude Law, Raffey Cassidy, Stacy Martin e Jennifer Ehle também estão no elenco do longa, que conta com músicas da cantora Sia e será lançado em 18 de abril pela Paris Filmes.

  • Mas pensando em, quem sabe, a disputa do próximo ano, vem aí Nós (2019), novo terror de Jordan Peele, cineasta do premiado Corra! (2017), em que o inimigo são a imagem e semelhança da família de Adelaide, a mãe de duas crianças vivida por Lupita Nyong'o, que é o destaque do novo cartaz do lançamento da Universal, que está marcado para 21 de março.

  • Outra novidade do gênero é Cemitério Maldito (2019), nova adaptação do livro homônimo de Stephen King em que uma família descobre um cemitério escondido em um bosque próximo de onde se mudaram. Com Kevin Kölsch e Dennis Widmyer na direção e Jason Clarke, Amy Seimetz e John Lithgow no elenco, a produção da Paramount tem estreia prevista para 4 de abril e ganhou um novo cartaz e trailer – este, que também se encontra na versão dublada, pelo jeito, revela demais da trama, então assista por sua própria conta e risco.

  • Premiado no 49º Festival de Brasília, o longa cearense O Último Trago (2016) será lançado no circuito, no dia 7 de março, pela Lume Filmes. A produção da Alumbramento Filmes, importante produtora local, tem a codireção de Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti na história de uma mulher resgatada à beira da estrada incorpora o espírito de uma guerreira indígena desencadeando uma série de eventos que atravessam os tempos e os espaços, indo do sertão nordestino ao litoral.

  • Enquanto isso, o novo longa do mineiro Helvécio Marins Jr., diretor de Girimunho (2011), está na Mostra Fórum do Festival de Berlim e já ganhou um cartaz oficial. Querência (2019) mostra a história de um vaqueiro que tem o sonho de se tornar um narrador de rodeio e tem sua vida transformada após ser vitima de um grande assalto na fazenda em que trabalha. A distribuição por aqui fica a cargo da Vitrine, mas não previsão de lançamento.

  • Falando em rodeio, este é o ambiente que Amberley pretende voltar, mas precisa superar seus novos limites físicos e também psicológicos no filme Andar Montar Rodeio – A Virada de Amberley (2019), produção da Netflix inspirada em uma história real que desembarca no dia 8 de março na plataforma.

  • A coprodução entre Brasil, Portugal e França, Raiva (2018) foi exibida na Mostra SP e no Festival do Rio e chegará ao circuito, através da Pandora, no dia 7 de março. O longa de Sérgio Tréfaut é uma espécie de faroeste ambientado no Baixo Alentejo, em plena luta camponesa durante a ditadura portuguesa nos anos 1950.

#Cinema #Premiações #BAFTA #AFavorita #Roma2018 #InfiltradonaKlan #BohemianRhapsody2018 #GreenBook #Vice #PanteraNegra #NasceUmaEstrela2018 #HomemAranhanoAranhaverso #Roughhouse #73Cows #FreeSolo #Beast #LetitiaWright #Fotografia #ŁukaszŻal #GuerraFria2018 #ASC #Grammy #LadyGaga #BradleyCooper #trilhasonora #LudwigGöransson #cartaz #QueridoMenino #trailer #VoxLux #Nós #CemitérioMaldito #OÚltimoTrago #Querência #AndarMontarRodeio #Raiva

 siga o NERVOS: 
 @nervossite 
  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • SoundCloud - Black Circle
  • Spotify - Black Circle
  • Deezer - Black Circle
  • iTunes - círculo preto
  • Branco RSS Icon
  • Twitter B&W
  • Facebook B&W
  • Instagram B&W

© 2020 por Nayara Reynaud. Criado a partir da plataforma Wix.