top of page
  • Foto do escritorNayara Reynaud

Cine Resumão #35 | Semana de 03 a 11/09

Atualizado: 13 de fev. de 2021


Jesuíta Barbosa em cena de O Grande Circo Místico (2018) | Foto: Divulgação

Seguramos um pouquinho o nosso resumo semanal do mundo do cinema por uma nobre causa: o anúncio do representante brasileiro na próxima corrida do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro na manhã deste terça (11). Entre os 22 filmes nacionais selecionados – veja a lista completa no Cine Resumão #34 –, a comissão formada por membros indicados pela Academia Brasileira de Cinema escolheu O Grande Circo Místico (2018), novo longa de Cacá Diegues, filmado em 2015, em Portugal, e finalizado desde 2016, foi exibido em première fora da competição do Festival de Cannes, em maio deste ano, e abriu o Festival de Gramado no último mês. Com Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer, Antonio Fagundes, Juliano Cazarré, Marcos Frota, Mariana Ximenes e Vincent Cassel em seu grande elenco, a produção conta a história de cinco gerações de uma mesma família circense, baseada em um poema de Jorge de Lima. Veja o trailer abaixo:

Mas o Cine Resumão #35 também traz outras possíveis apostas para o Oscar 2019 entre os premiados no Festival de Veneza, além de outros destaques de festivais, premiações, trailers, cartazes e outras novidades cinematográficas de 3 a 11 de setembro.

 

Premiações e Festivais


  • No último sábado (8), foram anunciados os vencedores do 75º Festival de Veneza, que entre muitos destaques da sua lista de premiados, como The Favourite (2018) ganhando o Grande Prêmio do Júri e de Melhor Atriz para Olivia Colman, tal qual Willem Dafoe por sua interpretação de Vincent Van Gogh em At Eternity’s Gate (2018), tem na primeira conquista em grandes festivais de um filme produzido por um serviço de streaming, o retorno negativo de distribuidores e exibidores italianos descontentes com o Leão de Ouro dado a Roma (2018), dirigido por Alfonso Cuarón e com o selo Netflix, que mais serve como um veículo de marketing para a empresa do que beneficia o público que não terá acesso à obra se não for assinante da plataforma. Polêmicas à parte, confira abaixo a lista completa dos vencedores de Venezia 75:

COMPETIÇÃO OFICIAL

Leão de Ouro de Melhor Filme: Roma, de Alfonso Cuarón (México | Netflix)

Leão de Prata – Grande Prêmio do Júri: The Favourite, de Yorgos Lanthimos (Reino Unido / Irlanda / EUA)

Leão de Prata – Melhor Diretor: Jacques Audiard, por The Sisters Brothers (França / Bélgica / Romênia / Espanha)

Coppa Volpi – Melhor Atriz: Olivia Colman, por The Favourite

Coppa Volpi – Melhor Ator: Willem Dafoe, por At Eternity’s Gate, de Julian Schnabel (EUA / França | *BR: Diamond Filmes)

Melhor Roteiro: Joel Coen e Ethan Coen, por The Ballad of Buster Scruggs (EUA | Netflix)

Prêmio Especial do Júri: The Nightingale, de Jennifer Kent (Austrália)

Prêmio Marcello Mastroianni – Ator ou Atriz Revelação: Baykali Ganambarr, por The Nightingale

LEÃO DO FUTURO

Prêmio para Filme de Estreia: Yom Adaatou Zouli / The Day I Lost My Shadow, de Soudade Kaadan (Síria / Arábia Saudita / Líbano / França / Catar), na Mostra Orizzonti

MOSTRA ORIZZONTI (HORIZONTE)

Melhor Filme: Kraben Rahu / Manta Ray, de Phuttiphong Aroonpheng (Tailândia / França / China)

Melhor Diretor: Emir Baigazin, por Ozen / The River (Cazaquistão / Polônia / Noruega)

Prêmio Especial do Júri: Anons / The Announcement, de Mahmut Fazıl Coşkun (Turquia / Bulgária)

Melhor Atriz: Natalya Kudryashova, por Tchelovek Kotorij Udivil Vseh / The Man Who Surprised Everyone, de Natalya Merkulova e Aleksey Chupov (Rússia / Estônia / França)

Melhor Ator: Kais Nashif, por Tel Aviv on Fire, de Sameh Zoabi (Luxemburgo / França / Israel / Bélgica)

Melhor Roteiro: Pema Tseden, por Jinpa, de Pema Tseden (China)

Melhor Curta-metragem: Kado, de Aditya Ahmad (Indonésia)

Indicação de Veneza de curta-metragem para o European Film Awards 2018: Gli Anni, de Sara Fgaier (Itália / França)

VENICE CLASSICS (CLÁSSICOS)

Melhor Documentário sobre Cinema: The Great Buster: A Celebration, de Peter Bogdanovich (EUA)

Melhor Filme Restaurado: A Noite de São Lourenço, de Paolo e Vittorio Taviani (Itália, 1982)

VENICE VIRTUAL REALITY (REALIDADE VIRTUAL)

Melhor VR (História Imersiva): Spheres, de Eliza McNitt (EUA / França)

Melhor Experiência VR (por Conteúdo Interativo): Buddy VR, de Chuck Chae (Coreia do Sul)

Melhor História VR (por Conteúdo Linear): L’Île des Morts, de Benjamin Nuel (França)

  • O Tudo Sobre Mulheres, festival de cinema que realizou sua sexta edição – depois de um grande hiato – de 5 a 9 de setembro na Chapada dos Guimarães, anunciou a lista de filmes premiados na sua seleção de filmes que priorizam o olhar feminino na direção ou no protagonismo de suas histórias:

Melhor Filme (Prêmio O2 Play e O2 Pós): Embaraço, de Mirtes Agda Santana

Melhor Curta (Prêmio Cia Rio e Coletivo C/as4tro): Peripatético, de Jessica Queiroz

Melhor Média (Prêmio Cia Rio): Estamos Todos Aqui, de Rafael Mellim e Chico Santos

Melhor Documentário (Prêmio Cia Rio): Tia Ciata, de Mariana Campos e Raquel Beatriz

Melhor Filme CONNE (Prêmio Mix Estúdios, Mistika Post e Bússola Brasil): Simbiose, de Julia Amorim

Melhor Filme FAMES (Prêmio Mix Estúdios, Mistika Post e Bússola Brasil): Divina Luz, de Ricardo Sá

Melhor Filme RJ/SP (Prêmio Mix Estúdios, Mistika Post e Bússola Brasil): Demônia – Melodrama em Três Atos, de Fernanda Chicolet e Cainan Baladez

Melhor Filme Universitário (Prêmio Academia Internacional de Cinema): A Gente Nasce Só de Mãe, de Caru Roelis

Prêmio Aquisição Elo Company: Embaraço, de Mirtes Agda Santana

Melhor Atriz: Ana Flavia Cavalcanti, por Rainha, de Sabrina Fidalgo

Melhor Direção: Carla Saavedra Brychcy, por O Espírito do Bosque

Menção Honrosa: Tetê, de Clara Lazarim

  • Entre os dias 20 e 26 de setembro, acontece, simultaneamente em sete cidades do Brasil, o “Festival Remaster, Clássicos do Cinema Brasileiro”, dando a oportunidade do público (re)ver obras importantes da nossa cinematografia para as salas de cinema. A programação inclui os filmes Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos; O Homem da Capa Preta (1986), de Sergio Resende; República dos Assassinos (1979), de Miguel Farias Jr; Luz Del Fuego (1982), de David Neves; Vai Trabalhar Vagabundo (1973), de Hugo Carvana; O Assalto Ao Trem Pagador (1962), de Roberto Farias; e os documentários Os Doces Bárbaros (1977), de Jom Tob Azulay; e Carmem Miranda: Banana Is My Business (1995), de Helena Solberg. A programação está na página www.facebook.com/festivalremaster.

  • O Sesc anunciou os 34 filmes selecionados da edição 2018 da Mostra Sesc de Cinema, que percorrerão o país. De 1.061 inscritos, foram escolhidos 27 curtas e 7 longas de todas as regiões do Brasil, conforme a lista abaixo:

NORTE

Curtas

Dom Kimura (AM) | A História de Zahy (PA) | Romana (TO) | Metempsicose (AC)

NORDESTE

Longas

Aurora 1964 (PE) | Lamparina da Aurora (MA)

Curtas

Galeria de Rua (PI) | Fantasia de Índio (PE) | Atrito (PB) | Os Desejos de Miriam (AL)

Infanto-juvenil

Òrun Àiyé – A Criação do Mundo (BA)

CENTRO-OESTE

Longas

O Sol Nasceu Para Todos (DF)

Curtas

Aquele Disco da Gal (MT) | Vesti La Giubba (DF) | A Piscina de Caique (GO) | O Elogio da Sombra (MS)

Infanto-juvenil

O Menino Leão e a Menina Coruja (DF)

SUDESTE

Longas

Baronesa (MG) | Escolas em Luta (SP)

Curtas

A Gis (SP) | Entremundo (SP) | Labor (ES) | Lençol de Inverno (MG)

Infanto-juvenil

Médico de Monstros (SP) | No Caminho da Escola (ES) | Metamorfose (MG)

SUL

Longas

Leste-Oeste (PR) | Desvios (RS)

Curtas

Flecha Dourada (SC) | Mãe dos Monstros (RS) | Cosme (RS) | Secundas (RS)

Infanto-juvenil

Nham-nham, a criatura (SC) | Garoto VHS (SC)

  • A 22ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Miami (BRAFF), que acontece de 14 a 23 de setembro na cidade mais brazuca dos Estados Unidos, homenageará o cineasta Cacá Diegues, com direito à exibição de três filmes do novo imortal da ABL: Orfeu (1999), Deus é Brasileiro (2003) e O Maior Amor do Mundo (2006). Falando em homenagens, a Expocine 2018 trará como homenageado do ano o nome do exibidor Regilson Cavalcante, que desde 2012 é proprietário do único cinema de rua da Paraíba, o Cine RT na cidade de Remígi, que conta com uma população de 17 mil habitantes.

  • O Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco anunciou A Cidade dos Piratas (2018), do gaúcho Otto Guerra, como o primeiro longa da programação de sua 9ª edição, que acontece de 12 a 21 de outubro. Enquanto isso, ainda estão abertas – até o dia 15 – as inscrições para as cidades que desejam participar do Dia Internacional da Animação – DIA, maior evento de exibição simultânea do país, realizado desde 2004 pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), que levará uma mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais de animação para centenas de municípios brasileiros no dia 28 de outubro. Mais informações no site www.diadanimacao.com.br.

 

Trailers e Cartazes


  • Laurie Strode, personagem de Jamie Lee Curtis, é destaque do novo cartaz e trailer de Halloween (2018), produção da Blumhouse com direção de David Gordon Green. Sequência do clássico de terror John Carpenter de 1978, o novo longa traz um novo confronto entre o assassino em série Michael Myers (Nick Castle, de novo) com aquela menina que escapou de sua matança no Halloween de quatro décadas atrás.

Cartaz de Halloween (2018) | Divulgação (Universal Pictures)

  • Shane Black, diretor do polêmico Homem de Ferro 3 (2013), reimagina O Predador (2018) no novo filme da famosa criatura, colocando não só um, mais vários predadores e um grupo de mercenários para tentar a população deles, como revela o último trailer da produção que chega aos cinemas na próxima quinta (13).

#Cinema #OGrandeCircoMístico #Oscar #Festivais #Premiações #FestivaldeVeneza #TheFavourite #AtEternitysGate #Roma2018 #TheSistersBrothers #TheBalladofBusterScruggs #TheNightingale #YomAdaatouZouli #KrabenRahu #Ozen #Anons #TchelovekKotorijUdivilVseh #TelAvivonFire #Jinpa #Kado #GliAnni #TheGreatBusterACelebration #ANoitedeSãoLourenço #Spheres #BuddyVR #LÎledesMorts #TudoSobreMulheres #Embaraço #Peripatético #EstamosTodosAqui #TiaCiata #Simbiose #DivinaLuz #DemôniaMelodramaemTrêsAtos #AGenteNasceSódeMãe #Rainha #OEspíritodoBosque #Tetê #OliviaColman #WillemDafoe #JacquesAudiard #BaykaliGanambarr #EmirBaigazin #NatalyaKudryashova #KaisNashif #AnaFlaviaCavalcanti #CarlaSaavedraBrychcy #FestivalRemaster #VidasSecas #OHomemdaCapaPreta #RepúblicadosAssassinos #LuzDelFuego #VaiTrabalharVagabundo #OAssaltoAoTremPagador #OsDocesBárbaros #CarmemMirandaBananaIsMyBusiness #MostraSescdeCinema #FestivaldeCinemaBrasileirodeMiami #CacáDiegues #Expocine #RegilsonCavalcante #Animage #ACidadedosPiratas #DiaInternacionaldaAnimação #Halloween2018 #OPredador2018

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page