top of page
  • Foto do escritorNayara Reynaud

Cine Resumão #29 | Semana de 16 a 23/07

Atualizado: 20 de nov. de 2020


Os trailers vindos da San Diego Comic-Con 2018, de outros eventos e das bandas da internet, além dos anúncios de finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e seleção de festival com foco feminino, estão entre os muitos destaques de 16 a 23 de julho presentes no Cine Resumão #29.

 

Trailers e Cartazes


  • Antes mesmo de começar a Comic-Con em San Diego, a divulgação de Vidro (2019) – título nacional que Glass ganhará no Brasil, onde será lançado pela Buena Vista em janeiro do ano que vem – já estava pesadíssima, re-apresentando cada um dos três personagens deste universo de sobre-humanos do cineasta M. Night Shyamalan. O primeiro teaser saiu na terça (17) e foi dedicado à Kevin Wendell Crumb, o homem com 24 personalidades, vivido por James McAvoy em Fragmentado (2017); no dia seguinte, o segundo vídeo, ao herói cotidiano David Dunn (Bruce Willis), de Corpo Fechado (2000); e, depois, o terceiro clip ao vilão do mesmo filme, Elijah Price, ou simplesmente Mr. Glass, de Samuel L. Jackson. Mas foi na sexta, com o lançamento do trailer no painel da Universal na SDCC, que a expectativa aumentou para a produção que une os outros dois longas e fecha uma trilogia sobre os limites do corpo humano .

  • Mas falando em super-heróis, finalmente chegaram os primeiros trailer e teaser de Aquaman (2018) e Shazam! (2019), apontando novos rumos para o universo cinematográfico da DC, comandado pela Warner, em uma Comic-Con que não contou com um painel da “concorrente” Marvel. Com um aspecto mais aventuresco, o vídeo do filme de James Wan sobre o personagem meio homem, meio Atlante do título – também conhecido como Arthur Curry – mostra Jason Momoa dando vida ao protagonista, sua história pregressa e a briga que travará com seu irmão pelo trono submarino na trama com Amber Heard, Willem Dafoe, Patrick Wilson, Dolph Lundgren, Yahya Abdul-Mateen II e Nicole Kidman. Já a introdução da outra figura icônica das HQ’s do estúdio transparece um tom cômico no longa de David F. Sandberg em que o jovem Billy Batson (Asher Angel), de apenas 14 anos, ganha de um mago a chance de invocar em si o herói Shazam (um adulto, vivido por Zachary Levi), testando seus poderes com seu amigo Freddy (Jack Dylan Grazer), até que um vilão (Mark Strong) aparece em seu caminho. Aquaman chegará às telas brasileiras no final do ano, em dia 13 de dezembro, enquanto Shazam! tem estreia marcada para 4 de abril de 2019.

Teaser pôster de Aquaman (2018) | Divulgação (Warner Bros. Pictures)

  • Yes, nós também temos super-heróis! Ou melhor um anti-herói com O Doutrinador (2018), adaptação das HQ’s de Luciano Cunha que ganha as telonas a partir de 20 de setembro, e também as telinhas com uma série que será exibida no Space em 2019. Por enquanto, o longa de Gustavo Bonafé teve seu trailer e cartaz divulgados, apresentando Kiko Pissolato como o agente federal Miguel, que, após uma tragédia pessoal, se torna um vigilante e decide combater a corrupção de forma atormentada e implacável. Eduardo Moscovis, Marília Gabriela, Helena Ranaldi, Tainá Medina, Carlos Betão, Samuel de Assis e Tuca Andrada também estão no elenco da produção da Paris / Downtown.

Cartaz de O Doutrinador (2018)


  • Outros heróis bruxos e monstruosos aportaram com novidades no painel da Warner sobre duas aguardadas continuações. Uma delas é Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018), em que a fuga de Gellert Grindelwald (Johnny Depp) da prisão faz com que Newt Scamander (Eddie Redmayne), atendendo a um apelo de seu ex-mestre Albus Dumbledore (Jude Law), sai novamente à caça do perigoso mago das trevas. Katherine Waterston, Dan Fogler, Alison Sudol, Ezra Miller e Zoë Kravitz voltam ao elenco da sequência de Animais Fantásticos e Onde Eles Habitam (2016), enquanto Callum Turner é uma das adições da nova produção dirigida por David Yates e que estreia dia 15 de novembro. O outro longa que ganhou sua primeira divulgação em vídeo foi Godzilla II: Rei dos Monstros (2019), que segue os passos de Godzilla (2014) e Kong: A Ilha da Caveira (2017) como um próximo capítulo do MonsterVerse, universo cinematográfico de monstros gigantes criado pela Warner, que estreia em 30 de maio de 2019. O novo filme que apresenta novas criaturas gigantescas primitivas é dirigido por Michael Dougherty e estrelado por Vera Farmiga, Ken Watanabe, Sally Hawkins, Kyle Chandler, Millie Bobby Brown e Bradley Whitford.

  • Falando em continuações, a comédia Crô (2013), que trazia o personagem da novela Fina Estampa (2011) para as telas do cinema, ganha uma sequência neste ano. Dirigida por Cininha de Paula, Crô em Família (2018), cujo lançamento está marcado para 6 de setembro, traz novamente o ator Marcelo Serrado no papel do agora famoso dono de uma escola de etiqueta que se vê às voltas com parentes que nem conhecia. Arlete Salles, Tonico Pereira, Jefferson Schroeder, Rosi Campos, João Baldasserini, Karina Marthin, Mel Maia,João Bravo, Fabiana Karla, Marcus Majella, Marcos Caruso, Luis Miranda, Monique Alfradique, Raphael Vianna e Mary Sheyla estão no elenco da produção nacional, que também traz as participações especiais de Pabllo Vittar, Preta Gil e Jojo Todynho, como dá para ver no trailer.

  • Continuando com grandes eventos, a Fox realizou um evento global hoje (23) de manhã, em que o principal chamariz foi o chat ao vivo com o diretor Robert Rodriguez, os produtores James Cameron e Jon Landau, e a protagonista Rosa Salazar para divulgar o primeiro trailer oficial – já havia um teaser lançado antes – de Alita: Anjo de Combate (2018), filme baseado no mangá de Yukito Kishiro que traz uma jovem ciborgue encontrada sem memória por um cientista (Christoph Waltz) e que busca reencontrar a sua identidade e também sobreviver aos inimigos, como revela o vídeo.

  • Ação, guerra, suspense e terror fazem a mistura de Operação Overlord (2018), filme de Julius Avery que ganhou trailer nesta semana – também na versão dublada. A nova produção de J.J. Abrams – que afirma que o longa não faz parte da série Cloverfield, embora pareça –, que a Paramount traz em novembro para o Brasil, mostra um grupo de paraquedistas norte-americanos, em plena II Guerra Mundial, descobrindo um inimigo muito pior.

  • O terror da Warner A Freira (2018), porém, tem o selo da franquia Invocação do Mal e irá mostrar a origem da Freira que aterrorizou o casal Warren no segundo filme da série. Ela também assombra a Irmã Irene (Taissa Farmiga) no cartaz do longa com direção de de Corin Hardy e produção de James Wan, que será lançado no dia 6 de setembro.

Cartaz de A Freira (2018) | Divulgação (Warner Bros. Pictures)

  • O cinema iraniano é especialista em apresentar terrores da vida social, com dramas enervantes como Sem Data, Sem Assinatura (2017), filme de Vahid Jalilvand que foi premiado em Veneza e, depois de passar na programação da Mostra, chega ao circuito brasileiro, pela Imovision, em 20 de setembro. Na trama, um legista se envolve em um acidente de carro e, no dia seguinte, é confrontado com o corpo do garoto para fazer a autópsia e não sabe se tem culpa na morte dela ou ela foi causada por uma intoxicação alimentar.

  • Outro drama rotineiro move o longa Ponto Cego (2018), do estreante Carlos López Estrada. Na produção que esteve em Sundance, no início do ano, Daveed Diggs vive um ex-condenado que não consegue escapar das armadilhas da violência e do racismo em Oakland, na Califórnia. A Paris lança o filme no dia 11 de outubro.

Cartaz de Ponto Cego (2018) | Divulgação (Paris Filmes)

  • A violência também faz parte do cotidiano do Hotel Artemis (2018), um local que serve de fachada para um hospital que atende apenas criminosos, mas que é comandado com mão de ferro pela personagem de Jodie Foster. Sterling K. Brown, Jeff Goldblum, Dave Bautista e Sofia Boutella são alguns dos nomes do grande elenco do primeiro longa do roteirista Drew Pearce e que será lançado em breve, ainda neste segundo semestre, pela Diamond.

  • Joaquin Phoenix, por sua vez, é assombrado pela violência, enquanto ainda faz uso dela na pele de um veterano de guerra traumatizado que trabalha resgatando jovens desaparecidas, até que um serviço lhe dá mais complicações no longa Você Nunca Esteve Realmente Aqui (2017). O filme de Lynne Ramsay, que foi premiada pelo roteiro, assim como o ator, no Festival de Cannes do ano passado, estreia em 9 de agosto, pela Supo Mungam.

Pôster de Você Nunca Esteve Realmente Aqui (2017) | Foto: Divulgação (Supo Mungam Films)

 

Premiações e Festivais


  • A Academia Brasileira de Cinema divulgou na última quinta (19) os nomes dos finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2018, premiação organizada pela entidade e que agraciará os melhores do cinema nacional em 25 categorias – sendo uma delas dedicada aos filmes estrangeiros lançados no país no ano passado. Dos 36 longas e 20 curtas nacionais indicados, Bingo – O Rei das Manhãs (2017) é o grande destaque, acumulando 15 indicações, sendo seguido por A Glória e a Graça (2017) e Como Nossos Pais (2017), com 10, cada. A cerimônia de entrega dos Troféus Grande Otelo e que também terá uma homenagem à atriz Fernanda Montenegro, ocorre no dia 18 de setembro, no Rio de Janeiro, mas antes, você pode conferir a lista completa dos concorrentes ao GP do Cinema Brasileiro 2018.

  • Um detalhe importante desta lista de indicados da premiação é o número inédito der cinco longas-metragens animados concorrendo ao prêmio, um indicador do crescimento da animação brasileira, que pode ser conferido no Anima Mundi 2018, o maior festival dedicado ao gênero que ocorre no país – e que já tem cobertura aqui no site. Entre os destaques nacionais e internacionais da temporada, o evento ainda traz o lançamento de Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais, terceiro livro de uma série produzida por Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), Canal Brasil e Editora Letramento, que compilam e analisam os 100 melhores ou mais importantes títulos de determinado segmento. Neste caso, houve também a colaboração da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) na publicação, que reúne textos sobre títulos importantes na trajetória da animação do país, escritos por 103 críticos, pesquisadores e professores de cinema. O lançamento acontece no Centro Cultural dos Correios, no dia 24 de julho, às 18h, após o Anima Forum.

  • Na semana passada também foi liberada a seleção do IV Tudo Sobre Mulheres – Festival de Cinema Feminino de Chapada dos Guimarães, que acontece de 5 a 9 de setembro na cidade mato-grossense. Veja abaixo os 32 curtas que farão parte da programação do evento, que também contará com um curso sobre “Teoria Geral de Séries”, ministrado pela roteirista Julia Priolli:

A Gente Nasce Só de Mãe (MT / fic. / 18 min / 2017), de Caru Roelis A Horta (SP / fic. / 12 min / 2018), de Carla Leoni e Richard Dantas A Passagem do Cometa (SP / fic. / 20 min / 2017), de Juliana Rojas Bodas de Papel (MA / fic. / 12 min / 2016), de Keyci Martins e Breno Nina Braços Vazios (ES / fic. / 16 min / 2017), de Daiana Rocha DEMÔNIA - Melodrama em 3 Atos (SP / fic. / 17 min / 2016), de Fernanda Chicolet e Cainan Baladez Divina Luz (ES / doc. / 15 min / 2017), de Ricardo Sá Embaraço (SP / doc. / 25 min / 2018), de Mirtes Agda Santana Entremarés (PE / doc. / 20 min / 2018), de Anna Andrade Estamos Todos Aqui (SP / fic. / 19 min / 2017), de Rafael Mellim e Chico Santos (EX)POSTA (SP / doc. / 11 min / 2018), de Ana Julia Carvalheiro Costa Impermeável Pavio Curto (MG / fic. / 20 min / 2018), de Higor Gomes Justa Causa (BA / fic. / 2 min / 2017), de Carol Silvério Kris Bronze (GO / doc. / 24 min / 2018), de Larry Machado Majur (MT / doc. / 20 min / 2018), de Rafael Irineu Meninas (SP / doc. / 20 min / 2016), de Carla Gallo Mercadoria (RJ/ fic. / 15 min / 2017), de Carla Villa-Lobos Mini Miss (PE / doc. / 15 min / 2018), de Rachel Daisy Ellis Mulheres de Linha (GO / doc. / 10 min / 2017), de Maria Fernanda Miranda e Paulo G.C Miranda O Espírito do Bosque (SP / fic. / 15 min / 2017), de Carla Saavedra Brychcy Peripatético (SP / fic. / 15 min / 2017), de Jessica Queiroz Pés de Anta, As Cineastas Munduruku (AM / doc. / 9 min / 2017), de Kátia Brasil Rainha (RJ / fic. / 25 min / 2017), de Sabrina Fidalgo Rio das Lágrimas Secas (ES / doc. / 25 min / 2018), de Saskia Sá Silêncio (SP / doc. / 18 min / 2016), de Bianca Rêgo Simbiose (PE / doc. / 20 min / 2017), de Júlia Morim Tetê (SP / doc. / 25 min / 2018), de Clara Lazarim Tia Ciata (RJ / doc. / 25 min / 2017), de Mariana Campos e Raquel Beatriz Um Corpo Feminino (RS / doc. / 20 min / 2018), de Thais Fernandes Vaca Profana (SP / fic. / 16 min / 2017), de René Guerra Vênus - Filó a fadinha lésbica (MG / anim. / 6 min / 2017), de Sávio Leite ViajoSola (PR / doc. / 8 min / 2017), de Hanna Esperança

  • Enquanto isso, o 18º Goiânia Mostra Curtas divulgou o balanço das inscrições de filmes para esta edição, que se encerraram na última sexta (20): foram 999 produções inscritas de 25 estados e do Distrito Federal; sendo 251 de São Paulo, 166 do Rio de Janeiro, 87 de Goiás, 70 de Pernambuco e 67 de Minas Gerais, ficando entre os mais representados. Além disso, desse total, 554 títulos são ficções, 266 se tratam de documentários, 119 são experimentais e 60 animações completam este apanhado. A mostra ocorre de 2 a 7 de outubro na capital goiana.

 

Bilheteria


  • Denzel Washington chegou dominando o box office USA, com O Protetor 2 (2018), continuação do filme de ação de 2014, arrecadando US$ 36 milhões e ficando com o topo da bilheteria norte-americana. Outra sequência que estreou lá em cima foi Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo (2018), com as músicas do ABBA acumulando US$ 34,9 milhões no cinema e abocanhando a segunda posição. A animação Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas (2018) caiu para terceiro, com US$ 23,7 milhões; seguido de Homem-Formiga e a Vespa (2018) e seus US$ 16,5 milhões neste final de semana e outro exemplar de franquias, Os Incríveis 2 (2018), com US$ 11,8 milhões.

  • Nem a estreia da comédia nacional Uma Quase Dupla (2018) foi capaz de alterar o Top 5 da bilheteria brasileira, dominada por animações e blockbusters hollywoodianos. Hotel Transilvânia 3 continuou liderando neste final de semana, com R$ 11,8 milhões, enquanto Os Incríveis 2 voltou ao segundo lugar, colado com R$ 11,6 milhões. Homem-Formiga e a Vespa, Arranha-Céu: Coragem Sem Limite (2018) e Jurassic World: Reino Ameaçado (2018) vêm na sequência, enquanto o filme estrelado por Tatá Werneck e Cauã Reymond ficaram com a sexta posição e a renda de R$ 2,5 milhões. Destaque também para os longas franceses O Orgulho (2017) e Uma Casa à Beira-Mar (2017) – este, já na segunda semana – galgando espaços na parte de baixo do ranking, que você vê completo, de acordo com o Filme B, está na página do Cine Resumão.

 

Em Exibição


  • O novo filme de Steven Soderbergh, Distúrbio (2019), chegou na quinta passada (19) ao Brasil, nas plataformas digitais através da Fox Home Entertainment, mas, na próxima sexta, 27 de julho, haverá uma exibição do thriller protagonizado por Claire Foy e filmado totalmente com iPhone, além de um bate-papo sobre o longa com a participação da psicóloga especializada em saúde mental da mulher, Mariana Cancoro de Matos, da editora do site Omelete, Aline Diniz, e da editora do canal Garotas Geeks, Flávia Gasi, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping. O evento é gratuito e começa às 19h30.

  • Neste domingo, 29 de julho, acontece mais uma edição do Hello Cinema, evento gratuito promovido pela Motorola, que traz cinema ao livre mensalmente no Centro Cultural São Paulo, visando promover debates através do audiovisual. Desta vez, quem estará na tela no CCSP é o filme de Sofia Coppola, Encontros e Desencontros (2004), cuja exibição, a partir das 14h, será seguida de um bate-papo mediado por Juliana Sabbag, criadora do projeto Cinema na Mesa, com participação de Natália Garcia, criadora do Cidade para Pessoas, e Piti Koshimura, pesquisadora, produtora de conteúdo e criadora do blog Peach no Japão.


#Cinema #trailer #cartaz #Vidro #Fragmentado #CorpoFechado #ComicCom2018 #Aquaman #Shazam #superherói #ODoutrinador #ODoutrinador2018 #AnimaisFantásticosOsCrimesdeGrindelwald #GodzillaIIReidosMonstros #CrôemFamília #AlitaAnjodeCombate #Premiações #GrandePrêmiodoCinemaBrasileiro #cinemanacional #BingoOReidasManhãs #AGlóriaeaGraça #ComoNossosPais #Festivais #AnimaMundi2018 #AnimaMundi #AnimaçãoBrasileira100FilmesEssenciais #animaçãobrasileira #TudoSobreMulheres #GoiâniaMostraCurtas #curtas #bilheteria #OProtetor2 #MammaMiaLáVamosNósdeNovo #HomemFormigaeAVespa #OsIncríveis2 #UmaQuaseDupla #ArranhaCéuCoragemsemLimite #JurassicWorldReinoAmeaçado #OperaçãoOverlord #AFreira #InvocaçãodoMal #SemDataSemAssinatura #PontoCego #HotelArtemis #VocêNuncaEsteveRealmenteAqui #homevideo #Distúrbio #debate #HelloCinema #EncontroseDesencontros

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page