top of page
  • Foto do escritorNayara Reynaud

Cine Resumão #18 | Quinzena de 19/03 a 01/04

Atualizado: 13 de ago. de 2020

A cobertura do Lollapalooza Brasil 2018 consumiu um pouco o tempo e as atenções aqui no site, mas o NERVOS não vai deixar passar todas as novidades do cinema que aconteceram nesta e na semana anterior. Os trailers, pôsteres e notícias de 19 de março a 1º de abril estão no Cine Resumão #18.

 

Premiações e Festivais


Eduardo Saron, Amir Labaki e Rosana Cunha na coletiva do É Tudo Verdade 2018 | Foto: Nayara Reynaud

No último dia 20 de março, foi realizada a coletiva de apresentação do É Tudo Verdade 2018 e a 23ª edição do principal festival de documentários da América Latina, que será realizada de 12 a 22 de abril em São Paulo e no Rio de Janeiro, vem mais enxuta, graças a um baque de última hora: a saída dos tradicionais patrocinadores BNDES e Petrobras. O evento ainda está captando recursos, embora esteja lidando com o mesmo orçamento de R$ 3 milhões do ano passado, mas, para seu fundador e diretor Amir Labaki, o festival está “um pouco menor, mas nada menos vigoroso”. Inclusive, a forte seleção brasileira deste ano já era apontada na curadoria dos cerca de 1600 inscritos desta edição e que nada tiveram a ver com os percalços financeiros, segundo o também curador do evento.

Usando a máxima de que “festival é espelho”, Labaki justificou tanto a quantidade de retratos de personalidades e/ou artistas na última década do É Tudo Verdade como proporcional à produção documental brasileira, tal qual a falta de participação feminina nas competições. Desta vez, porém, o evento realiza uma mostra online no site do Itaú Cultural sobre cinco diretoras brasileiras que marcaram o festival, assim como uma homenagem à cineasta americana Pamela Yates, exibindo sua “Trilogia Guatemalteca”. Além disso, pelo terceiro ano, o ETV traz a competição latino-americana, ao lado das brasileiras e internacionais de longas /médias-metragens e de curtas.

A abertura do festival acontece no dia 11 de abril, em São Paulo, com a estreia de Adoniran – Meu Nome é João Rubinato (2018) no Auditório Ibirapuera, e na noite seguinte (12/04) no Rio de Janeiro, com a exibição do inédito Carvana (2018) na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM). É a primeira vez que os dois locais participam da programação do É Tudo Verdade, assim como o IMS-Paulista, sede do evento em SP, e o Sesc 24 de Maio levando os documentários – incluindo Quando as luzes das marquises se apagam – A história da Cinelândia Paulistana (2018), uma das projeções especiais, junto com O Processo (2018) e 68 (2008) – para o centro da capital paulista. O Sesc, aliás, que volta a ser parceiro do festival, realizará uma itinerância do ETV no interior de São Paulo, exibindo uma dúzia de filmes em cinco cidades do estado.

Para Labaki, não há problema em atrair o público para assistir documentário, vendo sua experiência com as sessões gratuitas sempre disputadas do festival, mas que o gênero sofre com as dificuldades de produção, marketing, distribuição e exibição. No entanto, afirmando que a seleção mostra, além da questão da memória e como o passado ecoa agora, mais vigor que a ficção ao tratar no "calor da hora" de temas atuais, o diretor reforça a necessidade de atenção ao cinema documental. Algo que poderá ser visto, em breve, na nossa cobertura do É Tudo Verdade, cuja programação completa dos filmes, você confere no site: etudoverdade.com.br/br/noticia/1820-Filmes-Selecionados-2018.

 

Cartazes


  • Continuando na área dos documentários, o filme Pagliacci (2018), que acompanha Fernando Sampaio, fundador da companhia “LaMínima” junto com seu amigo, o falecido ator Domingos Montagner, na doce e difícil arte de ser palhaço, ganhou pôster, trailer e nova data de estreia: 26 de abril.

Cartaz do documentário Pagliacci (2018) | Divulgação (Pandora Filmes)


  • Os próximos lançamentos nacionais de ficção também ganharam novidades em sua divulgação. O cartaz e o trailer do novo filme de Ruy Guerra, Quase Memória (2015), adaptação do best-seller do jornalista e escritor Carlos Heitor Cony, mostram o confronto do autor na juventude e na velhice, sendo vivido por Charles Fricks e Tony Ramos, respectivamente, com as lembranças de seu pai, interpretado por João Miguel. Entra no circuito comercial no dia 19 de abril.

Cartaz do filme Quase Memória (2015) | Divulgação (Pandora Filmes)


  • Também focado em uma difícil relação paternal, o longa de ficção de estreia de Tiago Arakilian, Antes Que Eu Me Esqueça (2017), traz José de Abreu e Danton Mello na pele de pai e filho que voltam a conviver, quando o juiz decide investir todo o seu dinheiro em uma casa de strip, fazendo com que sua filha tente interditá-lo, mas é o irmão dela que se aproxima do patriarca para tentar avaliar a sua sanidade. O filme será lançado no dia 24 de maio.

Cartaz do filme Antes Que Eu Me Esqueça (2017) | Divulgação


  • O novo longa de Lucia Murat, premiado no Festival do Rio pela direção da cineasta e a atuação de Grace Passô, Praça Paris (2017) estreia dia 26 de abril. Tanto o cartaz quanto o seu trailer recentes mostram a psicanalista portuguesa Camila (Joana de Verona) e sua paciente brasileira Glória (Passô), cujas trajetórias começam a se cruzar no thriller, com a violência inerente na vida da segunda assombrando a da primeira.

Cartaz do filme Praça Paris (2017) | Divulgação

  • Annette Bening encarna a musa do cinema dos anos 50 Gloria Grahame em Estrelas de Cinema Nunca Morrem (2017), filme inglês que mostra a história do romance real entre a atriz e o ator britânico Peter Turner, vivido por Jamie Bell, e do momento em que, doente, ela se hospedou na casa dele em Liverpool. Também estreia em 26 de abril.

Pôster de Estrelas de Cinema Nunca Morrem (2017)


  • Uma paixão impossível embala o romance adolescente Todo Dia (2018), adaptação de um best-seller de David Levithan no qual uma garota de 16 anos se apaixona por uma alma que habita um corpo diferente a cada dia. No trailer da produção, que chega aos cinemas no dia 24 de maio, Angourie Rice vive a menina que encontra com seu amor na pele dos mais variados jovens, seja em gênero, raça, físico, etc.

Teaser pôster do filme Todo Dia (2018) | Divulgação (Paris Filmes)


  • O filme de Paco Arango que estampa a bandeira de ser 100% beneficiente, O Que De Verdade Importa (2017), também ganhou seu cartaz. A história sobre um rapaz, que a convite de um tio, se muda para o Canadá e lá conhece a sua jornada de redenção terá todo o valor líquido adquirido pela produção nas bilheterias brasileiras revertido para sete instituições de apoio a crianças com câncer: TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) em São Paulo; Instituto Desiderata, no Rio de Janeiro; GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) na Bahia; NACC (Núcleo de Apoio à criança com Câncer) em Recife-PE; HPP (Hospital Pequeno Príncipe) em Curitiba-PR; Hospital da Criança Santo Antônio em Porto Alegre-RS; e HCAA (Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão) em Campo Grande-MS.

Pôster do filme O Que De Verdade Importa (2017) | Foto: Divulgação
 

Trailers


  • Nesta semana, foi lançado o trailer oficial de Sicario: Dia do Soldado (2018), sequência do aclamado filme de Denis Villeneuve, Sicario: Terra de Ninguém (2015), que tem agora Stefano Sollima e traz o agente federal Matt Graver (Josh Brolin) retomando a parceria com o imprevisível Alejandro (Benicio Del Toro), no centro das tensões deste thriller na fronteira tomada pelos cartéis de drogas entre o México e os Estados Unidos. O que vídeo revela sobre o que poderá ser visto a partir do dia 28 de junho nos cinemas é que a vingança de Alejandro não terminou, mas talvez o matador guarde alguns princípios.


  • Josh Brolin está no trailer de outra continuação, Deadpool 2 (2018), que ganhou divulgação com vários vídeos nos últimos dias, incluindo o Red Band, sem censura, abaixo e a versão mais light dublada. Na superprodução que estreia dia 17 de maio, ele vive o anti-herói Cable e, aqui, antagonista de Wade, sempre com o seu humor peculiar, encarnado por Ryan Reynolds.

  • Adaptação de Eli Roth do livro infantil homônimo de John Bellairs e ilustrado por Edward Gorey, a aventura fantástica O Mistério Do Relógio Na Parede (2018) será lançada em setembro no Brasil, mas o seu trailer já chegou mostrando Jack Black e Cate Blanchett recebendo o pequeno Lewis (Owen Vaccaro), um garoto de 10 anos que passa a morar com seu tio em uma casa cheia de mistérios.

  • A febre das distopias adolescentes pode até ter esfriado em relação aos anos anteriores, mas não acabou e o trailer de Mentes Sombrias (2018) está aí para comprovar. Com previsão de estreia para o segundo semestre deste ano, a adaptação do livro de Alexandra Bracken apresenta um mundo onde vários adolescentes e crianças morreram e os jovens que sobreviverão desenvolveram habilidades poderosas, que são vistas com temor pelas autoridades que as perseguem. Amandla Stenberg faz a protagonista do longa dirigido por Jennifer Yuh Nelson, que ainda tem Mandy Moore e Gwendoline Christie no elenco.


  • O perigo divertido dos monstros liderados pelo Conde Drácula, sua família e amigos vai para um cruzeiro em Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas (2018), terceiro capítulo da franquia de animação que será lançado no dia 12 de julho. Na realidade, o que o trailer (veja aqui na versão legendada) revela é que o dono do hotel e todos os passageiros neste navio tem que tomar cuidado com a cicerone desta viagem em alto mar.

  • O terror é verdadeiro, porém, em Exorcismos e Demônios (2017), filme baseado em um caso real no qual uma jornalista investigativa, interpretada por Sophie Cookson, corre atrás do que aconteceu em um ato de exorcismo que resultou na morte de uma freira e na condenação de padre que o praticou. No dia 19 de abril, os sustos chegam às telas daqui.


  • Tensão também não vai faltar No Olho do Furacão (2018), um Velozes e Furiosos encontra Twister (1996) na história de um roubo ao Tesouro Americano e a tentativa de impedi-lo, dirigida por Rob Cohen, justamente o responsável pelo filme de 2001 sobre rachas que deu origem à franquia de veículos em alta velocidade. Toby Kebbell, Maggie Grace, Ryan Kwanten estão à frente do longa que chega aos cinemas em 7 de junho.

  • A II Guerra Mundial pode ter terminado, mas os fantasmas dos atos cometidos não. É o que demonstra o trailer de 1945 (2018), longa de Ferenc Török que estreia na próxima quinta, 05 de abril, acompanhando o clima que se instaura em uma pequena cidade húngara quando dois judeus voltam para assombrar aqueles que foram convenientes ou se beneficiaram durante a invasão nazista no país.


  • As origens também assombram o Ex-Pajé (2018) Perpera, um índio Paiter Suruí que vive entre os espíritos da floresta que ainda o acompanham e a tentativa de não ser mais um “homem do diabo”, como um pastor um dia falou ao então pajé, frequentando a igreja. O indígena dividido neste mundo moderno é o centro do documentário de Luiz Bolognesi, selecionado para a competição do É Tudo Verdade.

  • Os Fantasmas de Ismael (2017) também aparecem no longa de Arnaud Desplechin que abriu o último Festival de Cannes, em que a Marion Cotillard volta para a vida do protagonista (Mathieu Amalric), como a esposa desaparecida há mais de 20 anos que, de repente, reaparece, justo quando ele consegue firmar um novo relacionamento com Sylvia (Charlotte Gainsbourg). Lançamento previsto para 3 de maio.

  • Outro da seleção da última edição de Cannes, O Dia Depois (2017) chega um pouco antes ao circuito, em 12 de abril, após também ser exibido na Mostra do ano passado. Um dos três longas realizados pelo prolífico cineasta sul-coreano Hong Sang-Soo só em 2017, ele traz novamente uma história de amor, aqui mal resolvida e compreendida pela esposa de um editor que acabara de terminar o seu caso extra-conjugal.

  • Uma história de amor também guia o dono de uma livraria e aspirante a escritor de Severina (2017), mas a ficção e realidade pode se confundir nos efeitos que uma jovem que rouba alguns livros de sua loja fazem ao se tornar sua musa indecifrável no novo longa do brasileiro Felipe Hirsch, rodado no Uruguai. Após passar por festivais internacionais e nacionais, o filme chega ao circuito no dia 12 de abril.

  • Desvendar uma figura-chave do Tropicalismo, que não esteve à frente dos holofotes, mas sempre à frente do seu tempo é a tarefa que o documentário Rogério Duarte, o Tropikaoslista (2015), de José Walter Lima, se lança. Com depoimentos de amigos, como Caetano Veloso que aparece no trailer, a história do artista gráfico, músico e compositor entra no circuito em 26 de abril.

  • Ver o mundo é algo que Vitório (Edson Celulari) faz de outros modos que não utilizando a visão. Mas quando aparece uma possibilidade do pizzaiolo corintiano cego de nascença conseguir enxergar, nem tudo parece seguir os rumos desejados na vida dele com a esposa (Soledad Villamil), a filha (Giovana Echeverria) e o amigo garçom (Leonardo Machado) no drama Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos (2018), que estreia dia 3 de maio.

  • Na semana seguinte, em 10 de maio, o lançamento nacional será da comédia romântica Alguém Como Eu (2018), estrelada por Paolla Oliveira e o português mais brasileiro da teledramaturgia brasileira Ricardo Pereira, e com a participação de Júlia Rabello. Na história, ela vive uma mulher independente que, em uma viagem se apaixona por este lindo português, mas o relacionamento enfrenta as dificuldades do dia-a-dia. É quando deseja que o amado seja alguém como ela e passa a enxerga-lo como uma linda mulher.

  • Uma tradicional brincadeira entre amigos conduz a comédia Te Peguei! (2018), prevista para levar às telas do cinema, a partir de 28 de junho, um pega-pega sem limites entre os personagens de Ed Helms, Jon Hamm, Jake Johnson, Hannibal Buress e Jeremy Renner, também com Isla Fisher, Annabelle Wallis, Rashida Jones e Leslie Bibb no elenco.

  • Chiwetel Ejiofor vive a história real do pastor Carlton Pearson que foi chamado de herege ao questionar doutrinas cristãs em A Caminho da Fé (2018), filme original da Netflix que chega à plataforma em 13 de abril.

 

Em Exibição


  • A partir da próxima terça, dia 3, até 29 de abril, o Sesc Ipiranga realiza a Mostra Ser, dedicada ao cinema LGBT (ou, como utilizado pelo próprio evento, LGBTTQI) e discussões sobre diversidade em debates e também um pocket show da cantora trans Linn da Quebrada. Veja a programação completa no site.

  • Enquanto isso, o CineSesc sedia a 44ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes, de 5 a 25 de abril, que exibe os escolhidos pela crítica – incluindo esta jornalista que vos escreve, dentro de um escopo de mais de 100 profissionais – e pelo público como os melhores longas de 2017 nas categorias de melhor filme, direção, fotografia, roteiro, atriz, ator e documentário para filmes brasileiros e melhor filme, direção, ator e atriz para os filmes estrangeiros, que serão premiados nesta quarta, dia 4. Confira a programação no site.

  • Attack on Titan (2015) será a atração de abril e maio no Anime Night do Cinemark, com a primeira parte do live action inspirado nos mangás e animes homônimos sendo exibido nesta quarta, 4 de abril, e a segunda em 22 de maio. Vendas no site. Além disso, alguns cinemas da Rede Cinemark pelo país exibirão ao vivo a transmissão da final da 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de League Of Legends 2018 no próximo sábado, dia 7. A lista de complexos participantes e os ingressos para conferir esta disputa de CBLol estão no site.

  • No território do home video, dois grandes sucessos chegaram em DVD e Blu-Ray na última quarta, 28 de março: Star Wars: Os Últimos Jedi (2017), o mais recente capítulo da franquia desta intergaláctica guerra nas estrelas, e Extraordinário (2017), adaptação do best-seller de R. J. Palacio sobre um menino (Jacob Tremblay) que nasceu com deformações no rosto, mas mostra que o que há de único em si é seu grande coração ao frequentar a escola pela primeira vez, sempre tendo o apoio de sua família vivida por Julia Roberts, Owen Wilson, Izabela Vidovic e Sonia Braga. No dia seguinte, chegou ao iTunes toda a calma da meditação em uma comunidade budista em Caminha Comigo (2017), documentário narrado por Benedict Cumberbatch.

 

Bilheteria


  • Neste ínterim destas duas semanas, a comédia nacional Os Farofeiros (2018) já ultrapassou a barreira do 1 milhão de espectadores e, agora, a do 2 milhões. No entanto, já tem na sua sombra o novo lançamento brasileiro Nada a Perder (2018), primeira parte da cinebiografia do bispo Edir Macedo que já tinha 1 milhão de ingressos vendidos na pré-venda, porém apresentou a mesma discrepância ocorrida com Os Dez Mandamentos – O Filme (2016), outra produção da Record Filmes, com salas vazias que não correspondiam à bilheteria. Agora, é aguardar os resultados deste final de semana no Top 10 Brasil, que você pode conferir, a partir de amanhã, aqui na página do Cine Resumão.

  • Já está aberta, desde 22 de março, a pré-venda de ingressos de Vingadores: Guerra Infinita (2018), que estreia em 26 de abril. As informações sobre a venda podem ser obtidas em seu cinema de preferência ou no site disponibilizado pela própria Disney: www.cinetks.com.br/vingadores. Chris Pratt que vive Senhor das Estrelas, líder dos Guardiões da Galáxia, aliás, virá ao Brasil para a divulgação da superprodução que reúne dezenas de heróis da Marvel. Ele estará aqui nesta primeira semana de abril e participará de um evento exclusivo para fãs e convidados.

 

Making Of


  • A RT Features, produtora de Rodrigo Teixeira responsável por filmes nacionais como O Cheiro do Ralo (2006) e O Silêncio do Céu (2016) e sucessos internacionais como Frances Ha (2012), A Bruxa (2015) e Me Chame Pelo Seu Nome (2017), irá realizar um filme sobre o rapper Emicida. A cinebiografia sobre a luta do músico paulistano para chegar ao topo, ao lado do irmão e empresário, Evandro Fióti, será dirigida por Aly Muritiba, de Para Minha Amada Morta (2015), e tem as filmagens previstas o segundo semestre deste ano, com estreia em 2019.

 

Em Breve


  • A comédia romântica dirigida pelo ator Rafael Primot, com Maria Luisa Mendonça, Débora Falabella e Marjorie Estiano no elenco, Todo Clichê do Amor (2018), ganhou uma nova data de estreia: 19 de abril. A PlayArte lançará a animação A Abelhinha Maya – O Filme (2014) no dia 03 de maio nos cinemas brasileiros.


#Cinema #ÉTudoVerdade #ETV2018 #AdoniranMeunomeéJoãoRubinato #Carvana #AhistóriadaCinelândiaPaulistana #OProcesso #682008 #Festivais #cartaz #trailer #Pagliacci #QuaseMemória #AntesqueEuMeEsqueça #PraçaParis #EstrelasdeCinemaNuncaMorrem #TodoDia #OQueDeVerdadeImporta #SicarioDiadoSoldado #SicarioTerradeNinguém #Deadpool2 #OMistérioDoRelógioNaParede #MentesSombrias #HotelTransilvânia3 #ExorcismoseDemônios #NoOlhodoFuracão #1945 #ExPajé #OsFantasmasdeIsmael #ODiaDepois #Severina #RogérioDuarteoTropikaoslista #TeuMundoNãoCabeNosMeusOlhos #AlguémComoEu #TePeguei #ACaminhodaFé #MostraSer #LGBT #LinndaQuebrada #FestivalSescMelhoresFilmes #AttackonTitan #CBLoL #LeagueOfLegends #homevideo #StarWarsOsÚltimosJedi #Extraordinário #CaminhaComigo #OsFarofeiros #NadaaPerder #bilheteria #VingadoresGuerraInfinita #ChrisPratt #RTFeatures #AlyMuritiba #Emicida #TodoClichêdoAmor #AAbelhinhaMayaOFilme

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page