top of page
  • Foto do escritorNayara Reynaud

Resumão ETC #2 | Semanal de 28/01 a 03/02


Chegou um novo resumo das notícias culturais da última semana, com destaques para a estreia do musical A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa (2020) em São Paulo, o diretor criativo de Mortal Kombat no Hall da Fama dos Games, entre outras novidades do mundo do teatro, artes plásticas, videogames, internet, literatura e dança de 28 de janeiro a 3 de fevereiro neste Resumão ETC #2.

 

Nos palcos


Banner do espetáculo musical A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa , em cartaz em São Paulo | Divulgação (BB Seguros)
Banner do espetáculo musical A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa , em cartaz em São Paulo | Divulgação (BB Seguros)

  • Dentro das comemorações do centenário da escritora Clarice Lispector em 2020, estreou a versão musical de sua última e célebre obra, A Hora da Estrela (1977), mas o espetáculo A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa teve sua trajetória nos palcos interrompida pela pandemia. Agora é a vez da produção estrelada por Laila Garin, que vive tanto a inesquecível Macabéa quanto a Atriz que narra e comenta a sua história, enfim, desembarcar em São Paulo nesta sexta (4), em uma breve temporada no Sesc Santana. O musical dirigido e adaptado por André Paes Leme, que também traz Claudia Ventura e Claudio Gabriel no elenco, apresenta canções especialmente compostas por Chico César e conta com direção musical e arranjos de Marcelo Caldi, ficando em cartaz até 27 de fevereiro, com sessões às sextas e sábados, às 21h, e aos domingos, às 18h.

 

Galeria


  • Desde o dia 25 de janeiro, o Museu Afro, dentro do Parque do Ibirapuera em São Paulo, apresenta a exposição “Arqueologia Amorosa de São Paulo”, que percorre a memória da capital paulista, com personagens da vida artística e obras de grandes arquitetos. O público pode conferi-la das 10h às 17h, e os ingressos custam entre R$ 7,50 e R$ 15,00, com entrada gratuita às quartas-feiras.

 

Próximo nível


  • Na última sexta (28), a Academia de Artes e Ciências Interativas (AIAS, na sigla oficial em inglês para Academy of Interactive Arts and Science) anunciou que Ed Boon, diretor criativo da NetherRealm Studios e Mortal Kombat, será inserido no Hall da Fama da academia. O co-criador da franquia Mortal Kombat e também da de Injustice, será homenageado na 25ª Cerimônia Anual da D.I.C.E. Awards, que será realizada em Las Vegas, no próximo dia 24 de fevereiro, e terá transmissão da IGN.

 

Rolando o feed


  • Nesta quarta (2), o Spotify liberou o trailer da segunda temporada da audiossérie brasileira Paciente 63 (2021), que estreia exclusivamente na plataforma de streaming em 08 de fevereiro. A doutora Elisa Amaral, interpretada por Mel Lisboa e o tal paciente cuja voz é de Seu Jorge voltam dez anos no tempo para tentar salvar o mundo do perigo vírus Pégaso nesta adaptação de Caso 63 (2020), criada pelo escritor e roteirista chileno Julio Rojas. Ouça a prévia ou assista o vídeo.


 

Na estante


  • A Editora Planeta lança, pela coleção Planeta Minotauro, uma nova edição do livro Eu sei o que vocês fizeram no verão passado (1973), clássico do terror escrito por Lois Duncan, com tradução de Pedro Sette-Câmara, em homenagem aos 25 anos da famosa adaptação cinematográfica, já que o filme homônimo de Jim Gillespie comemora o aniversário agora em 2022. Outro lançamento da editora é Denali (2020), em que Ben Moon narra a história real de como sobreviveu a um câncer ao lado do seu melhor amigo, o cachorro que dá nome ao livro. Uma curiosidade é que, no mesmo ano de sua publicação, os direitos para adaptar a obra ao cinema foram adquiridos pela Spy Glass, que escolheu Charlie Hunnam para interpretar o autor e personagem principal da narrativa.

 

Rascunho


  • Neste sábado, 5 de fevereiro, a partir das 15h, o Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Ibirapuera, estará com a atividade “Pintura Viva na Paisagem”, na qual as crianças são instigadas a colorir paisagens com tules e filós.


  • Nesta segunda (31), foram abertas as inscrições para os cursos gratuitos das Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis. São 290 cursos durante o 1º semestre de 2022, distribuídos nas unidades da Zona Norte (Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha), Sul (Capão Redondo e Jardim São Luís), e Diadema. É possível se inscrever por meio do site das Fábricas de Cultura ou diretamente na unidade de interesse. As inscrições ficam disponíveis até 45 dias após o início das aulas, desde que haja disponibilidade de vagas no curso pretendido. Veja abaixo alguns destaques:


Fábrica de Cultura Diadema

> 15/02 a 23/06, terças e quintas, das 14h às 16h45: Teatro - Iniciação, de 8 a 11 anos, em formato presencial;

> 20/04 a 22/06, quartas, das 19h às 21h: Trilha Litera-Rua: Leitura, Escrita e Editoração da Obra, a partir de 14 anos, em formato online;


Fábrica de Cultura Jardim São Luís

> 15/02 a 23/06, terças e quintas, das 14h às 16h45: Leitura e Escrita Criativa, a partir de 15 anos, em formato presencial;

> 15/02 a 28/06, terças, das 18h às 21h: Criação de Ambientes Virtuais - Som, Projeção e Cenário, a partir de 14 anos, em formato presencial;


Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

> 16/02 a 01/07, quartas e sextas, das 9h às 11h45 (turma 1) ou 14h às 16h45 (turma2): Desenho, Pintura, Gravura, Escultura e Stencil, de 8 a 12 anos, em formato presencial;

> 19/02 a 02/07, sábados, das 14h às 17h: Performance Arte: Corpo Performático, a partir de 14 anos, em formato presencial.

 

Fora do quadro


  • Em uma iniciativa inédita para esta arte nos Estados Unidos, 2022 foi designado como o "Ano da Dança de Chicago" pela prefeita da cidade norte-americana, Lori E. Lightfoot, e a comissária do Departamento de Assuntos Culturais e Eventos Especiais (DCASE) local, Erin Harkey. A ideia do foco anual na dança é abordar questões críticas que os dançarinos enfrentam, especialmente com o surgimento da pandemia, e sobre todo o campo artístico, incluindo financiamentos, espaços, capacitações e a sustentabilidade deste trabalho. Além, é claro, de promover diversas apresentações de dança ao longo do ano por toda Chicago.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page