top of page
  • Foto do escritorNayara Reynaud

JUMANJI: PRÓXIMA FASE | Fase de passagem

Atualizado: 3 de ago. de 2021


Kevin Hart, Dwayne Johnson, Jack Black e Karen Gillan em cena do filme Jumanji: Próxima Fase (Jumanji: The Next Level, 2019), de Jake Kasdan | Foto: Divulgação (Sony Pictures)

No jogo das franquias de Hollywood, Jumanji: Bem-Vindo à Selva (2017) foi uma curiosa aposta que deu certo. A tarefa era arriscada: voltar ao universo criado por Chris Van Allsburg, no livro infantil ilustrado Jumanji (1981), e que depois foi levado às telas com Robin Williams, Kirsten Dunst e Bonnie Hunt às voltas com o tal jogo de tabuleiro do título, em que os desafios se tornam bem reais. A jogada, porém, foi certeira: uma mistura de reboot e sequência em que o passatempo analógico se transforma em um videogame no qual quatro adolescentes entram, sem querer, no jogo foi a fórmula que alcançou um novo público e satisfez a nostalgia dos fãs do Jumanji de 1995, fazendo que o novo longa acumulasse nada menos do que US$ 962 milhões pelo mundo.

Já sabendo os atalhos para conquistar a audiência, não é surpresa a chegada de uma continuação para o sucesso estrelado por Dwayne Johnson, Jack Black, Kevin Hart e Karen Gillan, logo dois anos depois. Jumanji: Próxima Fase (2019) é uma continuação que joga seguro no terreno do filme família que explorou anteriormente. Para isso, traz de volta seus jogadores, não só do elenco, mas da equipe criativa, com o retorno de Jake Kasdan, responsável pela primeira aventura e comédias como Sex Tape: Perdido na Nuvem (2014), à direção e ao roteiro, dividindo novamente o texto com Jeff Pinkner e Scott Rosenberg, que roteirizaram Venom (2018) neste ínterim.

As variações vêm do fato de que o quarteto jovem que viveu a inacreditável experiência imersiva dentro de “Jumanji” enfrenta agora os desafios da vida adulta, longe da zona de conforto da escola. Spencer Gilpin (Alex Wolff) é quem mais sente a mudança, estudando em uma universidade em Nova York e não se encaixando neste ambiente, enquanto está dando um tempo de Martha Kaply (Morgan Turner). De volta para a cidade natal durante as festas de fim de ano – mesma época em que a produção foi lançada nos Estados Unidos –, o rapaz recupera a fita do videogame, que haviam quebrado antes, com o desejo de voltar ao lugar e, principalmente, à persona confiante do Dr. Smolder Bravestone (Dwayne Johnson), personagem do game o qual ele encarnou/jogou da última vez.

Sabendo que é impossível zerar o jogo sozinho, Martha Kaply e seus amigos Anthony 'Fridge' Johnson (Ser'Darius Blain) e Bethany Walker (Madison Iseman) se arriscam e tentam retornar, mas como o equipamento se encontra avariado, novos e inesperados jogadores entram na selva: o avô de Spencer, Eddie (Danny DeVito), e o antigo amigo dele, Milo Walker (Danny Glover), cuja demora de ambos para entender onde estão rende várias piadas. Além disso, sem poderem escolher os personagens, eles nem sempre conseguem voltar ao corpo da matadora de homens Ruby Roundhouse (Karen Gillan), do zoólogo Franklin “Mouse” Finbar (Kevin Hart) e do Professor Sheldon Oberon (Jack Black), que encarnaram antes – Nick Jonas também reaparece como Jefferson “Seaplane” McDonough e Awkwafina entra para a turma como Ming. Essa “troca de corpos”, no caso, de avatares, é o que garante uma dinâmica diferente à narrativa desta sequência, que traz apenas uma ligeira mudança de cenário e inimigos a ultrapassar nesta segunda fase, e também ótimos momentos, como os de Hart imitando o jeito e o tempo de Glover.

Tal ferramenta narrativa serve igualmente para a moral do filme, com seu discurso de sentir-se confortável com seu próprio corpo e personalidade, respeitando, assim, os dos demais. A valorização da amizade também volta à tona tanto com os jovens quanto com os mais velhos, que ainda carregam em seus arcos dramáticos a questão do envelhecimento, mas, por ora, o filme não ambiciona elevar o nível, seja da trama ou da ação. Uma nova e diferente fase poderia vir em um terceiro longa, já que a sugestão de continuação que o final deste oferece – há uma cena durante os créditos – é a de um retorno à dinâmica do original, em que o mundo lúdico invadia a realidade.

 

Jumanji: Próxima Fase (Jumanji: The Next Level, 2019)

Duração: 123 min | Classificação: 12 anos

Direção: Jake Kasdan

Roteiro: Jake Kasdan, Jeff Pinkner e Scott Rosenberg, baseado no livro “Jumanji” de Chris Van Allsburg

Elenco: Dwayne Johnson, Karen Gillan, Jack Black, Kevin Hart, Awkwafina, Nick Jonas, Danny DeVito, Danny Glover, Alex Wolff, Madison Iseman, Morgan Turner, Ser'Darius Blain, Colin Hanks e Rhys Darby (veja + no IMDb)

Distribuição: Sony Pictures

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page