top of page
  • Foto do escritorNayara Reynaud

Cine Resumão #44 | Semana de 18 a 24/02

Atualizado: 25 de fev. de 2021


A atenção dos cinéfilos foi tomada pelo Oscar na última semana, mas o período também trouxe novidades em outras premiações, trailers e cartazes, que são alguns dos vários destaques do mundo do cinema de 18 a 24 de fevereiro presentes no Cine Resumão #44.

 

Premiações


  • Talvez, nada tenha chamado mais a atenção na cerimônia do Oscar 2019 do que a apresentação de Lady Gaga e Bradley Cooper de Shallow, música do filme Nasce uma Estrela (2018) que confirmou seu favoritismo ganhando a estatueta de Melhor Canção Original – ainda mais no Brasil, onde a produção e seus atores foram os campeões de buscas no Google durante os últimos dias. No entanto, o que chamou a atenção na entrega dos prêmios neste domingo (24) foi a escolha pulverizada da Academia: o maior vencedor foi a cinebiografia Bohemian Rhapsody (2018), com quatro vitórias, mas Green Book – O Guia (2018) recebeu o prêmio principal, de Melhor Filme, em um total de três estatuetas, o mesmo número conquistado por Roma (2018) e Pantera Negra (2018). Veja a lista completa de ganhadores do Oscar 2019, além de conferir no nosso comparativo Escalada do Oscar 2019 se os nomes agraciados foram mesmos os mais prestigiados nesta temporada de premiações.

  • Falando nisso, o final de semana de premiações também contou com o Spirit Awards, maior prêmio do cinema independente, realizada no último sábado (23), e como “Oscar francês”, o César. O primeiro consagrou o filme Se a Rua Beale Falasse (2018) com três prêmios, seguido pelos dois troféus de Poderia me Perdoar? (2018), e você pode ver a lista completa dos vencedores do Spirit 2019 aqui. No segundo, a consagração total foi de Custódia (2017), longa de estreia de Xavier Legrand que venceu em quatro categorias, Melhor Filme, Atriz para Léa Drucker, Roteiro Original e Edição, mesmo número de vitórias de The Sisters Brothers (2018), que teve o diretor Jacques Audiard premiado.

 

Festivais


  • E se você é do tipo de cinéfilo que não se conforma com essas decisões das premiações, chegou a hora de escolher os melhores do cinema no ano passado. Isso porque está aberta a votação do público – assim como a de nós, críticos – para o 45º Festival Sesc Melhores Filmes, o tradicional e mais antigo festival de São Paulo, que exibirá de 11 de abril a 1º de maio os títulos mais votados por esse júri popular e o especializado. Já sendo possível votar desde 15 de fevereiro, a votação estará disponível até o dia 5 de março, no site melhoresfilmes.sescsp.org.br.

 

Trailers e Cartazes


  • Falando em premiação, os admiradores do cinema de Martin Scorsese já ficaram em polvorosos com o teaser de seu novo filme O Irlandês (2019), uma produção do diretor com a Netflix, que novamente abordará o universo da máfia, liberado durante o Oscar. Destacando apenas as vozes do elenco formado por ninguém menos do que Robert de Niro, Al Pacino, Joe Pesci e Harvey Keitel, o vídeo anuncia a estreia da adaptação do livro O Irlandês: Os Crimes de Frank Sheeran a Serviço da Máfia (2016), de Charles Brandt, para o outono norte-americano, enquanto o serviço brasileira fala da chegada em breve do longa na plataforma de streaming.

  • Também durante o prêmio, foi exibido um vídeo com novas cenas do novo O Rei Leão (2019), a versão “live action em CGI” de Jon Favreau da clássica animação da Disney de 1994. Junto, foi divulgado o pôster da produção que tem os nomes de Donald Glover, Beyoncé, James Earl Jones, Chiwetel Ejiofor, Billy Eichner, Seth Rogen, John Oliver, John Kani e Alfre Woodard no elenco de vozes.

Pôster do novo filme O Rei Leão (2019) | Foto: Divulgação (Disney)

  • E se a cinebiografia do Queen fez sucesso nesta edição do Oscar, o filme que traz a história de Elton John promete provocar o mesmo alvoroço, ainda mais porque Rocketman (2019) é dirigido por Dexter Fletcher, cineasta que assumiu justamente o comando de Bohemian Rhapsody depois que Bryan Singer foi demitido. O longa que tem Taron Egerton no papel de Elton John, nome adotado pelo antes tímido pianista prodígio Reginald Dwight, mostra essa transformação no trailer da produção que estreia em 30 de maio, com distribuição da Paramount, além de revelar Jamie Bell como seu parceiro de composições Bernie Taupin, Richard Madden na pele de seu primeiro empresário John Reid e Bryce Dallas Howard encarnando a sua mãe Sheila.

  • Outra banda que terá sua carreira retratada em filme é Mötley Crüe, ícones do glam metal e das confusões que serão os personagens de The Dirt – Confissões do Mötley Crüe (2019), longa de Jeff Tremaine que será lançado na Netflix a partir de 22 de março, tendo Douglas Booth na pele de Nikki Sixx, Daniel Webber como Vince Neil, Iwan Rheon interpretando Mick Mars e Colson “Machine Gun Kelly” Baker encarnando Tommy Lee

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page