• Nayara Reynaud

UMA AVENTURA LEGO 2 | Unindo peças


Diferentemente do que cantavam seus personagens com a música pegajosa e indicada ao Oscar, tudo não permaneceu incrível na cidade de Bricksburg, como mostra Uma Aventura Lego 2 (2019). A sequência da animação baseada na famosa marca de brinquedos de montar continua imediatamente de onde Uma Aventura Lego (2014) parou: as invasões de peças da linha LEGO Duplo como resultado da chegada da irmãzinha de Finn (Jadon Sand) na brincadeira vem acompanhada de um prólogo explicativo. Pulam-se, então, os mesmos cinco anos de intervalo entre as produções e Emmet (Chris Pratt), Lucy “Megaestilo” (Elizabeth Banks) e outros personagens apresentados anteriormente se encontram no cenário pós-apocalíptico a la Mad Max: Estrada da Fúria (2015) da agora Apocalypseburg.

E assim a franquia de inesperado sucesso de crítica e público mantém sua ironia até sobre as convenções narrativas que usa, desde essa atual predileção por distopias à lógica das viagens no tempo e à ópera espacial que se torna em alguns momentos. Mais piadas são feitas em cima do Batman (Will Arnett) e, particularmente, com suas representações no cinema e na TV, enquanto referências, citações e aparições especiais são bombardeadas a todo instante de maneira tão rápida que o chiste do Abraham Lincoln dizendo que perdeu um ingresso para o teatro pode passar batido mesmo para os adultos.

Super-heróis da DC em típicos subúrbios dos Estados Unidos, vampiros adolescentes esteticistas, personalidades das mais diversas áreas da cultura e da sociedade norte-americana pipocam na tela, a todo o momento, em uma aventura ainda mais colorida e frenética nesta animação que mantém o aspecto do stop motion na movimentação dos bonecos mesmo com a utilização de computação gráfica. Esse aumento se reflete também na trilha sonora que usa de maneira mais ostensiva as músicas pop chicletes originalmente escritas para a produção, embora a seleção musical traga artistas mais indie pop como Beck, Robyn e Matt and Kim e faça-se piada até com o Radiohead.

No entanto, o que esta continuação perde em relação ao primeiro longa é o senso de surpresa. Quando se esperava um merchandising em forma de filme, Uma Aventura Lego superou o estigma de mera propaganda ao usar a essência do produto como ponto de partida para uma ode à criatividade, seja em um caso individual como o relacionamento entre pai (Will Ferrell) e filho como os “deuses humanos” daquele universo ou na dinâmica social emulada ali com aqueles bonecos e peças. Se a dupla Phil Lord e Christopher Miller, indicada atualmente ao Oscar por produzir o excelente Homem-Aranha no Aranhaverso (2018), saiu da direção e ficou a cargo do roteiro, o novo diretor Mike Mitchell, que dos live action Sobrevivendo ao Natal (2004) e Super Escola de Heróis (2005) foi para o misto Alvin e os Esquilos 3 (2011) até a animação também baseada em uma linha de bonecos Trolls (2016), teve o desafio de preservar esta irreverência no entretenimento aliado à mensagem que distinguiu a franquia.

Se não parece tão inspirado quanto o anterior nesse sentido, Uma Aventura Lego 2 ainda traz um discurso pertinente não só à origem do brinquedo quanto à atualidade: o da união para criar novas formas e evitar a extinção, seja da brincadeira com os irmãos Finn e Bianca (Brooklynn Prince) ou do mundo que os personagens do LEGO tradicionais e seus pretensos rivais do LEGO Duplo e LEGO Friends conhecem. Nesse caminho, é claro uma discussão até filosófica tal qual Toy Story no conceito existencialista da vida desses brinquedos. Mas o filme que aborda igualmente questões de gênero, na representação dessa masculinidade por vezes tóxica dos heróis de ação e na sororidade que surge aos poucos, não se esquece de entregar a mensagem para seu público-alvo de crescer sem perder a essência da infância.

Uma Aventura Lego 2 (The Lego Movie 2: The Second Part, 2019)

Duração: 106 min | Classificação: Livre

Direção: Mike Mitchell

Roteiro: Phil Lord e Christopher Miller, com argumento de Phil Lord, Christopher Miller e Matthew Fogel

Elenco: vozes de Chris Pratt, Elizabeth Banks, Will Arnett, Tiffany Haddish, Stephanie Beatriz, Alison Brie, Nick Offerman, Charlie Day e Will Ferrell | participação de Maya Rudolph, Jadon Sand e Brooklynn Prince (veja + no IMDb)

Distribuição: Warner Bros. Pictures

#Cinema #UmaAventuraLego2 #UmaAventuraLego #franquia #animação #brinquedos #MikeMitchell #PhilLord #ChristopherMiller #ChrisPratt #ElizabethBanks #WillArnett #TiffanyHaddish #StephanieBeatriz #AlisonBrie #NickOfferman #CharlieDay #WillFerrell #MayaRudolph #JadonSand #BrooklynnPrince #apocalíptico #Batman #superherói #AbrahamLincoln #vampiro #EUA #DCComics #pop #Beck #Robyn #MattandKim #família #processocriativo #fraternidade #filosofia #gênero #machismo #feminismo #infância

 siga o NERVOS: 
 @nervossite 
  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • SoundCloud - Black Circle
  • Spotify - Black Circle
  • Deezer - Black Circle
  • iTunes - círculo preto
  • Branco RSS Icon
  • Twitter B&W
  • Facebook B&W
  • Instagram B&W

© 2020 por Nayara Reynaud. Criado a partir da plataforma Wix.