Nayara Reynaud
É TUDO VERDADE 2018 | Menos é mais na 23ª edição do festival, com forte seleção brasileira
Atualizado: 15 de ago. de 2020
"Um pouco menor, mas nada menos vigoroso”. Assim foi definida esta 23ª edição do É Tudo Verdade, principal festival de documentários da América Latina, pelo próprio fundador e diretor Amir Labaki, durante a coletiva de imprensa que apresentou os detalhes do evento, no último dia 20 de março. Apesar dos percalços financeiros, o ETV deste ano apresenta uma forte seleção brasileira que, ao lado dos filmes das competições latino-americana e internacionais, tanto em curtas ou longas/médias, e projeções especiais, faz a programação que invadirá cinemas e espaços culturais em São Paulo e no Rio de Janeiro, de 12 a 22 de abril.
A abertura do festival acontece no dia 11 de abril, em São Paulo, com a estreia de Adoniran – Meu nome é João Rubinato (2018) no Auditório Ibirapuera, e na noite seguinte (12/04) no Rio de Janeiro, com a exibição do inédito Carvana (2018) na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM). Veja abaixo os outros títulos selecionados:
COMPETIÇÃO BRASILEIRA: LONGAS OU MÉDIAS–METRAGENS
> Auto de Resistência (2018), de Natasha Neri e Lula Carvalho; Che, Memórias de um Ano Secreto (2018), de Margarita Hernandez; Elegia de um Crime (2018), de Cristiano Burlan; Espera (2018), de Cao Guimarães; Ex-Pajé (2018), de Luiz Bolognesi; Missão 115 (2018), de Silvio Da-Rin; e Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos (2018), de Mario Abbade
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL: LONGAS OU MÉDIAS–METRAGENS
> A Batalha de Argel, um Filme Dentro da História (2017), de Malek Bensmaïl, França / Suíça; Aquele Verão (2017), de Göran Hugo Olsson, Dinamarca / Finlândia; As Crianças da Rua Saint-Maur (2017), de Ruth Zylberman, França; Amarra Seu Arado a Uma Estrela (2017), de Carmen Guarini, Argentina; Amor é Batatas (2017), de Aliona van der Horst, Holanda; Canções em Pequim (2018), de Milena de Moura Barba, China; Filmmakers Unite: Uma Resposta Coletiva ao Governo dos Estados Unidos (2017), EUA, de Ellen Bruno e Jay Rosenblatt; Naila e o Levante (2017), de Julia Bacha, EUA; O Distante Latido dos Cães (2017), de Simon Lereng Wilmont, Dinamarca / Finlândia; Sammy Davis, Jr.: Eu Tenho que Ser Eu (2017), de Sam Pollard, EUA; The Cleaners (2018), de Hans Block & Moritz Riesewieck, Alemanha / Brasil; e Zaatari – Memórias do Labirinto (2018), de Paschoal Samora, Brasil / Alemanha
COMPETIÇÃO LATINO-AMERICANA
> A Flor da Vida (2017), de Claudia Abend e Adriana Loeff, Uruguai; Amarra Seu Arado a Uma Estrela (2017), de Carmen Guarini, Argentina; Cartucho (2017), de Andrés Chaves Sánchez, Colômbia; Che, Memórias de um Ano Secreto (2018), de Margarita Hernandez, Brasil; Não Viajarei Escondida (2018), de Pablo Zubizarreta, Argentina / Uruguai; Regresso à Origem (2017), de María José Glender de Mucha, México; e Roubar Rodin (2017), de Cristóbal Valenzuela, Chile
COMPETIÇÃO BRASILEIRA: CURTAS-METRAGENS
> A Casa de Catharina (2018), de Felipe Arrojo Poroger, Brasil / SP; Arara: Um Filme Sobre um Filme Sobrevivente (2017), de Lipe Canêdo, Brasil / MG; Catadora de Gente (2017), de Mirela Kruel, Brasil / RS; Inconfissões (2017), de Ana Galizia, Brasil / RJ; Nome de Batismo - Alice (2017), de Tila Chitunda, Brasil / PE; Mini Miss (2017), de Rachel Daisy Ellis, Brasil / PE; Sem Título # 4 : Apesar dos Pesares, na Chuva Há de Cantares (2018), de Carlos Adriano, Brasil / SP; Sobre Imagem e Semelhança (2017), de Felipe Tomazelli e Ricardo Martensen, Brasil / SP; e Tetê (2018), de Clara Lazarim, Brasil / SP
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL: CURTAS-METRAGENS
> A Boa Educação (2017), de GuYu, China / França; As Elegias do Kodachrome (2017), de Jay Rosenblatt, EUA; Las Nubes (2018), de Juan Pablo González, México; O Intérprete (2017), de Reneé van der Ven, Holanda; Poeira (2017), de Jakub Radej, Polônia; Por Fora: Paz; Por Dentro: Guerra (2017), de Katja Berls, Alemanha; Ressonâncias (2017), de Nicolas Khoury, Líbano; Sílica (2017), de Pia Borg, Austrália; e Trainspotter (2017), de Ignacio Masllorens, Argentina / República Tcheca
PROGRAMA ESPECIAL
> 68 (2008), de Patrick Rotman, França; O Processo (2018), de Maria Augusta Ramos, Brasil; e Quando as Luzes das Marquises se Apagam – A História da Cinelândia Paulistana (2018), de Renato Brandão, Brasil
HOMENAGEM A PAMELA YATES (TRILOGIA GUATEMALTECA)
> Quando as Montanhas Tremem (1983), de Pamela Yates, EUA; Granito (2011), de Pamela Yates, EUA; e 500 Anos (2017), de Pamela Yates, EUA
A programação completa, com as datas, horários e locais das sessões destes filmes e também dos debates estão no site etudoverdade.com.br/br/programacao, mas a cobertura completa do É Tudo Verdade 2018, você confere por aqui:
Dia 2 – Tributos cinematográficos entre amigos: Amarra Seu Arado a Uma Estrela e Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos
Dia 6 – A arte de ser espectador: Quando as Luzes das Marquises se Apagam – A História da Cinelândia Paulistana e Espera
Dia 10 – Entre registros familiares, música e mazelas sociais: Sem Título #4: Apesar dos Pesares, Na Chuva Há de Cantares, Tetê, Inconfissões, A Casa de Catharina, Nome de Batismo – Alice, Arara: Um Filme Sobre um Filme Sobrevivente, Catadora de Gente, Sobre Imagem e Semelhança e Mini Miss (curtas brasileiros)
Veja abaixo a lista completa dos premiados nesta 23ª edição do festival É Tudo Verdade:
PREMIAÇÃO OFICIAL
Competição Brasileira
[Júri: a cineasta Betse de Paula; o cineasta e articulista Fernando Grostein Andrade; e o cineasta e diretor de fotografia Tyrell Spencer]
Melhor Documentário de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)
> Auto de Resistência, de Natasha Neri e Lula Carvalho, Brasil / Rio de Janeiro-RJ
Melhor Documentário de Curta-Metragem (Júri Oficial)
[por consequência, ganhador também do PRÊMIO MISTIKA]
> Nome de Batismo - Alice, de Tila Chitunda, Brasil / Olinda-PE
Menção Honrosa para Curta-Metragem (Júri Oficial)
> Inconfissões, de Ana Galizia, Brasil / Rio de Janeiro-RJ
> Catadora de Gente, de Mirela Kruel, Brasil / Porto Alegre-RS
Competição Internacional
[Júri: a documentarista americana Pamela Yates, também homenageada pela retrospectiva desta edição; a produtora brasileira Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo; e pelo curador equatoriano Alfredo Mora Manzano, diretor do EDOC, festival de documentários do Equador]
Melhor Documentário de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)
> O Distante Latido dos Cães, de Simon Lereng Wilmont, Dinamarca / Finlândia
Prêmio Especial do Júri para Documentário de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)
> Naila e o Levante, de Julia Bacha, EUA
Menção Honrosa para Documentário de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)
> The Cleaners, de Hans Block e Moritz Riesewieck, Alemanha / Brasil
Melhor Documentário de Curta-Metragem (Júri Oficial)
> Ressonâncias, de Nicolas Khoury
Competição Latino-Americana
[Mesmo Júri da Competição Internacional]
Melhor Documentário de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)
> Roubar Rodin, de Cristóbal Valenzuela, Chile
Prêmio Especial do Júri para Documentário de Longa ou Média-Metragem (Júri Oficial)
> A Flor da Vida, de Claudia Abend e Adriana Loeff, Uruguai
PREMIAÇÕES PARALELAS
PRÊMIO ABD-SP (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas)
Melhor Documentário de Longa ou Média-Metragem da Competição Brasileira
[Júri: Lívia Perez, Mariana Duccini e Patrícia Mourão]
> Elegia de um Crime, de Cristiano Burlan, Brasil / São Paulo-SP
Melhor Documentário de Curta-Metragem da Competição Brasileira
[Júri: Alice Riff, Gabriel Tonelo e Bruno Cucio]
> Nome de Batismo - Alice, de Tila Chitunda, Brasil / Olinda-PE
PRÊMIO ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema)
[Júri: Julio Bezerra, Lúcio Vilar e Nayara Reynaud]
Melhor Documentário de Longa ou Média-Metragem da Competição Brasileira
> Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi, Brasil / São Paulo-SP
Melhor Documentário de Curta-Metragem da Competição Brasileira
> Inconfissões, de Ana Galizia, Brasil / Rio de Janeiro-RJ
PRÊMIO CANAL BRASIL DE CURTAS
[Júri: Amilton Pinheiro, Bárbara Demerov, Clarissa Kuschnir, Flavia Guerra e Luiza Lusvarghi]
> Mini Miss, de Rachel Daisy Ellis, Brasil / Recife-PE
PRÊMIO EDT. (Associação de Profissionais de Edição Audiovisual)
[Júri: Fernanda Bastos, Júlia Bernstein e Mariana Becker]
Melhor Montagem de Longa-Metragem da Competição Brasileira
> Elegia de um Crime, de Cristiano Burlan, Brasil / São Paulo-SP
Melhor Montagem de Curta-Metragem da Competição Brasileira
> Nome de Batismo - Alice, de Tila Chitunda, Brasil / Olinda-PE
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