top of page
  • Foto do escritorNayara Reynaud

Cine Resumão #61 | Semanal de 30/03 a 05/04 (De Quarentena)

Atualizado: 4 de ago. de 2021


Uma nova leva de datas de lançamentos remarcados e várias estreias no mercado de streaming e home video para manter o pessoal em casa são os destaques no mundo do cinema, em mais uma semana de quarentena global por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Estas e as outras notícias da Sétima Arte, de 30 de março a 5 de abril, estão reunidas neste Cine Resumão #61.

 

Em Breve (#sqn)

  • A Paramount Pictures anunciou nesta sexta (3) as novas datas de estreia para seus lançamentos antes previstos para este primeiro semestre. Bob Esponja: O Incrível Resgate (2020), novo filme do amado personagem da Nickelodeon, chega no final das férias, no dia 30 de julho – se bem que as férias escolares este ano já estão sendo alteradas por causa da pandemia. Já Um Lugar Silencioso – Parte II (2020), aguardada sequência do terror Um Lugar Silencioso (2018), estreia em 3 de setembro. Enquanto isso, o lançamento de outra continuação, Top Gun: Maverick (2020), que retorna ao universo de Top Gun – Ases Indomáveis (1986), foi agendada para o fim do ano, em 23 de dezembro. Segundo a nota da distribuidora, as mudanças no calendário visam “um melhor período para a exibição e entretenimento sem riscos para o público. Felizmente, conseguiremos mantê-los dentro do ano de 2020 e acreditamos que serão importantes para atrair grande público aos cinemas do Brasil”.

  • A Sony Pictures também divulgou, nesta quarta (1), as novas datas para seus lançamentos no Brasil, depois do anúncio do calendário norte-americano na última segunda (30). Em nota à imprensa, André Sala, diretor-geral da Sony Pictures Brasil e VP sênior de distribuição na América Latina, afirmou que “a experiência de assistir a um filme na sala de cinema lotada é a melhor maneira de vivenciar essas histórias. Após uma cuidadosa análise do momento atual, reorganizamos as datas de lançamento mantendo algumas das nossas maiores apostas em 2020, como Monster Hunter (2020), Super Conectados (2020) e um projeto Sony/ Marvel. Antecipamos também a estreia de Fatherhood (2020), estrelado por Kevin Hart, para outubro deste ano, com a confiança de que o hábito de ir ao cinema vai voltar com força total, e estaremos lá para apoiá-lo com grandes filmes”. Segue abaixo o line-up da distribuidora no Brasil, com informações também do lançamento nos Estados Unidos, em alguns casos:

- 3 de setembro de 2020: Monster Hunter

- 1 de outubro de 2020: Projeto Marvel / Sony

- 8 de outubro de 2020: Super Conectados

- 29 de outubro de 2020: Fatherhood (antecipado para 23 de outubro nos EUA)

- 7 de janeiro de 2021: Escape Room 2

- 14 de janeiro de 2021: Happiest Season

- 4 de fevereiro de 2021: Projeto Cinderella

- 11 de fevereiro de 2021: Peter Rabbit 2 – O Fugitivo (15 de janeiro nos EUA)

- 4 de março de 2021: Ghostbusters – Mais Além (5 de março nos EUA)

- 18 de março de 2021: Morbius (19 de março nos EUA)

- 15 de abril de 2021: Vivo

- 15 de julho de 2021: Projeto Sony / Marvel

- 7 de outubro de 2021: Uncharted (8 de outubro nos EUA)

- 6 de janeiro de 2022: Sequência Sony Animation

  • Já a Diamond Films enviou nota prorrogando seus próximos lançamentos, por tempo indefinido. “Devido às recomendações nacionais e internacionais relativas aos cuidados que devemos ter para evitar a propagação da Covid-19 e sempre em prol da contenção de riscos, nossos lançamentos estão prorrogados sem data definida. Convidamos a todos que sigam as normas e recomendações do governo e das instituições de saúde”, afirmou a distribuidora no seu posicionamento oficial, que incluiu o lançamento da campanha “Diamond Films Fica em Casa”, cujo vídeo segue abaixo. A empresa também divulgou nesta semana uma foto oficial do filme Fátima, uma coprodução entre Estados Unidos, Itália e Portugal, dirigida por Marco Pontecorvo, que reconta a história da aparição de Nossa Senhora a três crianças na cidade portuguesa de Fátima, em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial. O longa tem a atriz brasileira Sonia Braga e o astro norte-americano Harvey Keitel em seu grande elenco, que ainda conta com Stephanie Gil, Joaquim de Almeida, Jorge Lamelas, Alejandra Howard e Goran Visnjic, além da trilha sonora assinada pelo cantor italiano Andrea Bocelli.

Cena do filme Fátima | Foto: Divulgação (Diamond Films)
 

Trailers e Cartazes

  • Falando em datas, Invasão Zumbi 2: Península (2020), sequência do filme de zumbis coreano de sucesso Invasão Zumbi (Train to Busan, 2016), teve seu lançamento nacional agendado pela Paris Filmes para o segundo semestre de 2020, além de ganhar teaser trailer. No longa novamente dirigido por Sang-ho Yeon, a trama acompanha Jung-seok, um ex-soldado que conseguiu fugiu da Coreia do Sul, depois do surto de zumbis em um trem-bala rumo a Busan, tem a missão de retornar e surpreendentemente encontra alguns sobreviventes na península.

  • Outro trailer divulgado nesta semana foi o de Queen & Slim os Fugitivos (2019), filme de Melina Matsoukas que agora será distribuído pela Cinecolor Filmes no Brasil, depois da parceria da empresa com a Universal Pictures, embora não tenha sido definido uma data de lançamento. O longa acompanha Queen (Jodie Turner-Smith) e Slim (Daniel Kaluuya), um casal negro que, em seu primeiro encontro em Ohio, são parados em uma abordagem policial que se torna trágica e viraliza na internet, transformando-os em fugitivos da lei, e igualmente em símbolos de trauma e revolta coletivos.

  • A Pandora divulgou o trailer de O Pai (2019), terceiro longa da dupla de diretores búlgaros Kristina Grozeva e Petar Valchanov, responsável por A Lição (2014) e Glory (2016). Eleito o melhor filme no Festival de Karlovy Vary e exibido na última Mostra Internacional de cinema em São Paulo, a produção, que conta a difícil relação de um filho com o pai que não aceita a partida da esposa, será lançado exclusivamente no Belas à La Carte, para ser alugado através do serviço de streaming a partir de 16 de abril.

  • Por enquanto, o Amazon Prime Video só liberou o trailer em inglês de Selah and The Spades (2019), primeiro longa da cineasta Tayarisha Poe, que foi exibido no Festival de Sundance do ano passado. O filme que chega à plataforma de streaming no dia 17 de abril conta a história de Selah Summers (Lovie Simone), líder da Spades, uma das cinco facções presentes nas profundezas do internato Haldwell.

  • Outra novidade deste mês no mundo do streaming é o filme de ação Resgate (2020), produção original da Netflix estrelada por Chris Hemsworth, que ganhou seu pôster. No longa dirigido por Sam Hargrave e roteirizado por Joe Russo – que também o produz ao lado do irmão Anthony Russo –, o ator conhecido como o Thor do Universo Cinematográfico Marvel encarna o mercenário Tyler Rake, que é chamado para resgatar o filho sequestrado de um chefão do crime internacional, que está preso, em uma missão quase impossível.

Pôster do filme de ação Resgate (2020) | Divulgação (Netflix)
 

Em Exibição


  • O Petra Belas Artes À La Carte anunciou na última quinta, 2 de abril, que seu serviço agora está hospedado em uma nova plataforma para melhorar os serviços aos seus clientes, facilitando o acesso e navegabilidade dentro do próprio site. E a mudança vem com presente para os cinéfilos: até 15 de abril, todos têm acesso gratuito, bastando se cadastrar com e-mail e senha no sistema. Aliás, o cardápio do À La Carte recebeu duas adições nesta quinta com os dois cults raros: Estação Doçura (Sugar Baby, 1985), do diretor alemão Percy Adlon, e Dark Habor (1998), thriller norte-americano de Adam Coleman Howard, com atuações de Alan Rickman e Norman Reedus.

  • Falando em gratuidade, a distribuidora Embaúba Filmes liberou seus filmes na Internet durante todo o mês de abril, “com a anuência dos diretores/produtores, que também estão se engajando nesta campanha”, informa a nota. Estão disponíveis os seguintes títulos: Arábia (2017), Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos (2018), Inferninho (2018), A Misteriosa Morte de Pérola (2014), Foro Íntimo (2017), A Vizinhança do Tigre (2014) e o recente lançamento Inaudito (2017). Para o acesso gratuito, basta acessar https://embaubafilmes.com.br/locacao/ e usar o código promocional "embauba".

  • Ainda sobre filmes na faixa, o primeiro longa de Thales Corrêa, Nos Becos de São Francisco (2019), que foi citada no Cine Resumão #60, está disponível gratuitamente por uma semana na internet, desde a última quinta (2). Então, até o dia 9 de abril, basta acessar o site http://thalescorrea.com/nbsf/ e curtir a comédia LGBT sobre um brasileiro e seus amigos perambulando pela noite da cidade norte-americana.

  • A Arteplex Filmes remarcou para esta próxima quinta, 9 de abril, o lançamento em video on demand de Adam (2019), drama marroquino da cineasta estreante Maryam Touzani, que foi exibido na Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes e segue a relação de uma jovem grávida (Nisrin Erradi) e uma mãe viúva (Lubna Azabal) que relutantemente lhe concede abrigo. Na mesma data, outro título da distribuidora também chega em VOD: o colombiano Pássaros de Verão (2018), longa dirigido por Ciro Guerra e Cristina Gallego, fez parte da seleção da Quinzena dos Realizadores, também em Cannes, e mostra o início do narcotráfico na Colômbia, com o lucrativo comércio da venda de maconha para os Estados Unidos.



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page