top of page
  • Foto do escritorNayara Reynaud

O MELHOR VERÃO DAS NOSSAS VIDAS | Um veranico

Atualizado: 3 de ago. de 2021


Laura Castro, Bia Torres e Giulia Nassa, as BFF Girls, em cena do filme O Melhor Verão das Nossas Vidas (2020) | Foto: Divulgação (Galeria Distribuidora | Créditos: SerendipityInc)

Em uma época frutífera para os filmes adolescentes dentro do cinema nacional, com Larissa Manoela e Maisa se tornando as estrelas deste boom do gênero no país, que sempre consumiu muitos exemplares vindo de Hollywood, a ideia dos produtores, distribuidora e gravadora de apostar em O Melhor Verão das Nossas Vidas (2020) é bem estratégica, ao menos no papel. Típico veículo para a divulgação de artistas da música pop, como bem aconteceu com os Beatles em Os Reis do Iê, Iê, Iê (Hard Day's Night, 1964) e as Spice Girls em O Mundo das Spice Girls (Spice World, 1997), o longa tem como estrelas o girl group brasileiro BFF Girls, como três amigas que fazem de tudo para cantarem em um festival. O grupo hoje formado por Bia Torres, Giulia Nassa e Laura Castro – esta última entrou no lugar de Laura Schadeck, da primeira formação, em janeiro passado – foi criado após as meninas se destacarem na competição musical do The Voice Kids (2016-) e, entre covers de hits internacionais e canções originais em português, tem conquistado seu público com um pop mais juvenil.

O resto do elenco também foi escolhido visando a plateia desta faixa etária, especialmente com a presença de jovens de sucesso nas novelas infantis do SBT como Bela Fernandes, de As Aventuras de Poliana (2018-), interpretando a delicada Carol e Giovanna Chaves, que já esteve na telona com a duologia Nada a Perder (2018/19), no papel da mimada Helô. Entre os garotos, Murilo Bispo, também ex-The Voice Kids, encarna o galã Théo e Enrico Lima, filho do Chitãozinho que participou de Coração de Cowboy (2018), faz as vezes do nerd Julio. Além disso, os comediantes Maurício Meirelles e Márvio Lucio, o “Carioca”, são os destaques entre os adultos para agradar os pais que irão acompanhar os filhos no cinema.

Para embalar, uma história já conhecida para quem consome ou consumiu filmes do gênero, sem nenhum traço de ousadia: três estudantes que ficam de recuperação no final do ano, mas fogem da escola e descem para o Guarujá, cidade do litoral paulista onde acontece o fictício festival de música que tanto sonham, e as amigas Giulia, Laura e Bia tomam lições da vida pelo caminho. De cara, a trama se assemelha a várias produções do Disney Channel ou a exemplares brasileiros recentes, como Cinderela Pop (2019) e Tudo Por um Pop Star (2018), na sua fórmula de adolescentes e música. No entanto, essa receita desanda nas mãos do diretor Adolpho Knauth e do roteirista Cadu Pereiva, ambos estreantes em longas, e o produto se revela bem inferior dentro desse conjunto.

Sem conseguirem trabalhar eficientemente esses clichês, a dupla não consegue desenvolver a narrativa, seja com a falta de timing do roteiro em encontrar situações para ilustrar as músicas das BFF Girls e a necessidade do texto de “desenhar” as piadas internas da cultura pop, que já seriam de fácil apreensão para o público-alvo, ou na decupagem das cenas e, principalmente, na infeliz opção por uma montagem ao estilo da edição picotada dos vídeos do YouTube, que não se sustenta ao longo de um filme. A falta de base se reflete nas interpretações, cujo demérito não se deve apenas às jovens cantoras estreando na função, mas respinga nas fracas atuações até de nomes experientes na TV, na pele de seus pais. E quando o trio tem a chance de brilhar naquilo que faz, em raros momentos a direção e as letras das canções valorizam o talento delas, sem aproveitar e, consequentemente, transmitir toda a energia deste verão que prometia tanto.

 

O Melhor Verão das Nossas Vidas (2020)

Duração: 98 min | Classificação: 14 anos

Direção: Adolpho Knauth

Roteiro: Cadu Pereiva

Elenco: Bia Torres, Giulia Nassa, Laura Castro, Enrico Lima, Maurício Meirelles, Murilo Bispo, Bela Fernandes, Giovanna Chaves, Márvio Lucio “Carioca”, Carlos Bonow, Rafael Zulu e Giselle Prattes (veja + no IMDb)

Distribuição: Galeria Distribuidora

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page