top of page
  • Foto do escritorNayara Reynaud

LOLLA BR 2019 | Um esquenta no Onix Day

Atualizado: 25 de fev. de 2021


Repetindo a estratégia de marketing realizada no ano passado, a Chevrolet promoveu mais um Onix Day, uma prévia de alguns dos shows que acontecem no Lollapalooza Brasil, a fim de agradar seus clientes com um aperitivo gratuito da experiência do festival do qual é uma das patrocinadoras. Desta segunda vez, o evento desta quinta (4) contou com as presenças no line-up da banda Portugal. The Man, do rapper Macklemore e do cantor Sam Smith, que renderam, respectivamente, dúvidas, surpresa e expectativas para a apresentação destes artistas nesta sexta, 5 de abril, primeiro dia oficial da oitava edição do Lolla BR, como você confere a seguir na nossa cobertura.

 

Show da banda norte-americana Portugal. The Man no Ônix Day, evento pré-Lollapalooza Brasil, realizado no dia 4 de abril | Foto: Nayara Reynaud

“Might be over now, but I feel it still”

Ainda antes de chegar ao Autódromo de Interlagos, um rapaz a caminho do festival usava uma camiseta que, em inglês, dizia algo como “Eu conheci Portugal. The Man antes de estourar”. Aqueles que, como ele, já conheciam a banda originária do Alasca e baseada em Portland antes do hit Feel It Still, e estiveram presentes no Lollapalooza Brasil de 2014, tiveram o privilégio de assistir a um show menor, mas excelente deles – e que, talvez, não seja repetido nesta edição, ao voltarem, exatamente, cinco anos depois ao local.

Tocando no mesmo horário de Imagine Dragons, que capturaram a maioria do público naquela ocasião, a pequena plateia presente no antigo Palco Axe era formada de fãs ou, pelo menos, pessoas que conheciam o Portugal. The Man pela Oi FM ou plataformas de streaming, que não eram tão popularizadas como hoje em dia. Com uma atmosfera mais intimista e seu indie rock dançante, houve uma interação entre a banda e pessoas presentes, que sabiam, ao menos, parte das letras das músicas, além da participação especial de Spencer Ludwig, então trumpetista do Capital Cities, que havia se apresentado um pouco antes no festival.

Ontem, ao tocarem no mesmo Palco Onix que se apresentarão hoje, a situação era inversa. Os norte-americanos abriram o evento, com grande parte do público ainda chegando ao Autódromo e conhecendo a estrutura do festival, já que não se trata, necessariamente, dos espectadores cativos do Lolla. Se a plateia estava dispersa, aqueles que se dignaram a assistir à apresentação também encontraram um PTM mais retraído, além de um som mais estourado e não tão nítido.

Ainda sim, foi possível ouvir músicas do álbum mais recente, Woodstock (2017), como Live in the Moment, e alguns sucessos dos anteriores para os fãs antigos, Purple Yellow Red and Blue, Modern Jesus e All Your Light (Times Like These). A pouca interação que aconteceu, foi através de um telão, onde dizeres falavam sobre as discussões políticas com a família e brincavam, em português, com o fato de o público estar na expectativa de ouvir justamente o seu maior hit, falando que logo tocariam “aquela música”. Feel It Still encerrou o show que, mesmo em seu clímax, foi morno e mostra que o sucesso de hoje na “apresentação oficial” vai depender da animação do público presente e de maior empenho dos músicos.

 

Portugal. The Man – Woodstock (2017-)

Banda: Portugal. The Man | Turnê (Festival Lollapalooza Brasil 2019)

Classificação: 15 anos

Data da apresentação: 4 de abril de 2019 | Local: Autódromo de Interlagos

> Vídeo de introdução com Feel It Still e os personagens Beavis e Butt-Head

1. Introdução com cover de Another Brick in the Wall, do Pink Floyd > Purple Yellow Red and Blue

2. Number One

3. Live in the Moment

4. Creep in a T-Shirt

5. Introdução com cover de Children of the Revolution, do T-Rex > Atomic Man

6. Modern Jesus

7. All Your Light (Times Like These) > Solos com trechos de I Want You (She's So Heavy), dos Beatles, entre outras

8. Feel It Still

 

Show do rapper norte-americano Macklemore no Ônix Day, evento pré-Lollapalooza Brasil, realizado no dia 4 de abril | Foto: Nayara Reynaud

“Tonight is the night, we'll fight 'til it's over / So we put our hands up like the ceiling can't hold us”

Depois de um grande intervalo, foi a vez do rapper norte-americano Macklemore entrar em ação e surpreender boa parte dos presentes, com hits que eles não sabiam que conheciam e toda a empolgação que faltou antes no evento. Um performer nato, o artista de Seattle, Ben Haggerty, interagiu bastante, indo além dos constantes elogios à plateia brasileira que, de fato, estava não só entretida, como também empolgada a partir daí. Enquanto quase regia o coro, o cantor falou com o público, desde mensagens de diversidade antes de começar Same Love, dizendo que a “linguagem do coração é universal”, a pedir que ligassem as luzes dos celulares em Good Old Days, ou de se jogar no povão depois de convidar dois fãs para subirem ao palco para um desafio de dança em Dance Off.

A verdade é que a própria mistura do seu rap com toques de R&B, funk, gospel, pop e humor já é entusiasmante por si só, mas a sua presença de palco somada aos bons músicos de apoio nos metais e backing vocals dá vida a animação das músicas. Tendo lançado seu álbum solo Gemini (2017), depois de quase uma década junto do amigo e produtor no duo Macklemore & Ryan Lewis, diversos sucessos do projeto apareceram na setlist, como Thrift Shop, Can't Hold Us e White Walls, além de These Days, single do Rudimental em que participa. No entanto, teve espaço para três faixas do recente trabalho, abrindo com Ain't Gonna Die Tonight e insistindo para encerrar, apesar do tempo estourado e da cobrança da produção festival, com sua Glorious.

 

Gemini Tour (2017-)

Artista: Macklemore | Turnê (Festival Lollapalooza Brasil 2019)

Classificação: 15 anos

Data da apresentação: 4 de abril de 2019 | Local: Autódromo de Interlagos

1. Ain't Gonna Die Tonight

2. Thrift Shop [canção do projeto Macklemore & Ryan Lewis]

3. White Walls [canção do projeto Macklemore & Ryan Lewis]

4. Same Love [canção do projeto Macklemore & Ryan Lewis]

5. These Days [canção do Rudimental em que participa]

6. And We Danced [canção do projeto Macklemore & Ryan Lewis]

7. Dance Off [canção do projeto Macklemore & Ryan Lewis]

8. Can't Hold Us [canção do projeto Macklemore & Ryan Lewis]

9. Good Old Days

Bis

10. Downtown [canção do projeto Macklemore & Ryan Lewis]

11. Glorious

 

Show do cantor inglês Sam Smith no Ônix Day, evento pré-Lollapalooza Brasil, realizado no dia 4 de abril | Foto: Nayara Reynaud

“Ooh, baby, baby, I'm dancing with a stranger”

Depois de ter se apresentado no Brasil apenas no Rock in Rio de 2015, Sam Smith fez seu primeiro show em São Paulo colocando o público, literalmente, para dançar com um estranho, como diz um de seus novos singles Dancing With a Stranger, que abriu a apresentação do inglês. Também com uma ótima banda de apoio ao seu lado, o cantor continua entregando um espetáculo mais dançante do que se espera para aqueles ligados apenas ao seu nome, junto de Adele, em canções de “sofrência” do pop britânico, mas totalmente condizente à história do artista que despontou cantando singles do duo eletrônico Disclosure, como Latch. A diferença é que, em vez de recorrer a covers como foi o caso no Rio de Janeiro, agora ele conta com um amplo repertório de sucessos próprio ou de participações suas para embalar a quase pista de dança que se transformou o morro do Palco Onix no Autódromo.

Assim, suas parcerias na cena eletrônica com Naughty Boy e Calvin Harris, com La La La e a nova Promises, respectivamente, e suas músicas mais animadas, a exemplo de Like I Can e Restart, se sobressaíram, mas as baladas de grande sucesso como I'm Not the Only One e Stay With Me não foram esquecidas. As canções do seu álbum de estreia In the Lonely Hour (2014) formam grande parte do setlist, mas as faixas do último The Thrill of It All (2017) estão presentes, dos hits Too Good at Goodbyes e Pray – que estava na trilha sonora da novela Segundo Sol (2018) – a não tão conhecida Baby, You Make Me Crazy. Com o público cantando em uníssono desde o início, o cantor, reluzente com uma blusa de paetê dourado, estava visível e sinceramente emocionado com a receptividade e retorno da plateia brasileira, o que promete um show também inesquecível para ambos hoje.

 

The Thrill of It All (2018-)

Artista: Sam Smith | Turnê (Festival Lollapalooza Brasil 2019)

Classificação: 15 anos

Data da apresentação: 4 de abril de 2019 | Local: Autódromo de Interlagos

1. Dancing With a Stranger

2. I'm Not the Only One

3. Lay Me Down

4. Omen [canção do Disclosure em que participa]

5. Like I Can

6. Restart

7. Baby, You Make Me Crazy

8. Say It First

9. Money on My Mind

10. La La La [canção do Naughty Boy em que participa]

11. Latch [canção do Disclosure em que participa]

12. Too Good at Goodbyes

Bis

13. Promises [canção do Calvin Harris em que participa]

14. Stay With Me

15. Pray

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page