top of page
  • Foto do escritorNayara Reynaud

A CINCO PASSOS DE VOCÊ | Romeu e Julieta hospitalar

Atualizado: 25 de fev. de 2021


Cole Sprouse e Haley Lu Richardson em cena do filme A Cinco Passos de Você (2019) | Foto: Divulgação (Paris Filmes)

Nos últimos anos, Hollywood tem fomentado o surgimento de uma espécie de subgênero, o do “romance hospitalar”, no qual uma doença é o impedimento do amor impossível destes novos Romeus e Julietas, geralmente adolescentes. O sucesso de A Culpa É das Estrelas (2014) pavimentou o caminho para sucessores de igual ou menor repercussão, a exemplo de Como Eu Era Antes de Você (2016) e Tudo e Todas as Coisas (2017), respectivamente. O novo exemplar do tipo é A Cinco Passos de Você (2019), primeiro longa-metragem como diretor do ator Justin Baldoni, o Rafael da série Jane The Virgin (2014-19), e que põe luz sobre os pacientes com fibrose cística, doença genética que gera a produção excessiva de muco e prejudica o funcionamento dos pulmões, entre outras complicações.

Diferente dos outros citados, que eram baseados em best-sellers da literatura para jovens adultos, este traz, ao público fiel deste subgênero, um universo e personagens desconhecidos. Na realidade, para não perder a oportunidade, foi lançado um livro do filme, escrito por Rachael Lippincott em conjunto com os roteiristas estreantes Mikki Daughtry e Tobias Iaconis – ambos têm como outro crédito apenas o futuro longa de terror A Maldição da Chorona (2019) – e editado aqui pelo selo GloboAlt.

Tanto nas telas quanto nas páginas da história, os expectadores são apresentados a Stella (Haley Lu Richardson), uma garota que está tão acostumada com esta rotina hospitalar, desde a infância, que conta todos os detalhes em seu canal na internet, e Will (Cole Sprouse), um rapaz recém-chegado ao local, que se mostra relutante em fazer seu tratamento e se expressa em seus desenhos. Como é de se esperar em uma história romântica, os opostos se atraem, mas o problema é que pessoas com fibrose cística não podem se aproximar pela facilidade de pegarem as bactérias umas das outras. A bem da verdade, tudo que é esperado de uma trama com estes elementos é encontrado na narrativa, capaz de envolver e manipular as emoções do público, que em sua maioria se abrirá para isso, e também de cair em clichês.

Isso porque a romantização de tais temas sempre tem seus problemas, especialmente de sujeitar o próprio ambiente hospitalar e seus personagens a seu favor, e não o contrário. Tal despropósito é mais visível no terceiro ato, quando até o roteiro formulaico parece perder seu rumo. O diretor e os roteiristas estendem a sequência no lago congelado para um efeito dramático maior e desnecessário, assim como expõem uma paciente a uma grande emoção quando ela mal acorda do pós-operatório com o mesmo objetivo.

Se não fosse o elenco, no mínimo, dedicado, a chance de tudo cair na caricatura seria enorme. Além de ver velhos rostos conhecidos nos coadjuvantes, como a musa dos anos 90 e 2000 Claire Forlani na pele da mãe de Will e Parminder Nagra novamente sendo uma médica depois anos de E.R. / Plantão Médico (1994-2009), encontra-se também empatia neles, a exemplo de Poe, amigo de Stella com a mesma doença que é interpretado por Moises Arias, o Rico de Hannah Montana (2006-11), e da enfermeira Barb, vivida por Kimberly Hebert Gregory, de Vice Principals (2016-18). Cole Sprouse, conhecido na infância pelo seus trabalhos junto com o irmão gêmeo Dylan em O Paizão (1999), Friends (1994-2004) e Zack & Cody: Gêmeos em Ação (2005-08), hoje é famoso pela série Riverdale (2016-) e encarna bem à figura de galã aqui, mas pouco traz a fragilidade que o personagem deveria ter. No entanto, quem se destaca mesmo é Haley Lu Richardson, que já havia chamado a atenção com papéis secundários em Quase 18 (2016) e Fragmentado (2016) e maiores nos independentes Columbus (2017) e Support the Girls (2018), escapando das armadilhas do texto ao dar densidade e nuance a sua protagonista e colocar o espectador mais próximo do filme.

 

A Cinco Passos de Você (Five Feet Apart, 2019)

Duração: 116 min | Classificação: 12 anos

Direção: Justin Baldoni

Roteiro: Mikki Daughtry e Tobias Iaconis

Elenco: Haley Lu Richardson, Cole Sprouse, Moises Arias, Kimberly Hebert Gregory, Parminder Nagra, Claire Forlani, Emily Baldoni, Gary Weeks, Cynthia Evans, Brett Austin Johnson, Ariana Guerra e Sophia Bernard (veja + no IMDb)

Distribuição: Paris Filmes

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page