top of page
  • Foto do escritorNayara Reynaud

OS POBRES DIABOS | A arte ao vazio

Atualizado: 22 de mai. de 2020


Chico Diaz e Silvia Buarque em cena do filme nacional Os Pobres Diabos (2013) | Foto: Divulgação

*Texto publicado originalmente no Cineweb, durante a cobertura da 46ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro


Tão constante quanto o vazio, é a presença da câmera estática na fotografia de Os Pobres Diabos (2013), que, ao não utilizar nenhuma movimentação e abusar dos planos abertos, marca ainda mais o isolamento da trupe do Gran Circo Teatro Americano, que perambula pelo sertão em busca de um público mínimo. O departamento ficou à cargo de Petrus Cariry, filho do diretor Rosemberg Cariry, que o ajudou na decupagem, enquanto a filha, Bárbara, cuidou da produção executiva.

Segundo o cineasta cearense, esse foi um filme feito em família, pois além da linhagem Cariry, ele trouxe Sílvia Buarque para trabalhar junto com seu marido, Chico Diaz, um membro antigo dos elencos do diretor. Ela interpreta Creusa, uma artista adúltera que apenas quer ter a vida e o sucesso que sempre sonhara.

Com um elenco variado, tanto em formação quanto em relação ao estado de origem, Rosemberg constrói uma história carregada de regionalismo – especialmente com a influência da literatura de cordel na narrativa –, mas que debate um tema universal: o valor da arte e de quem a faz. No filme, o circo não tem mais leão porque o animal morreu de fome, situação enfrentada por todos do grupo – em contraste com a alegoria da Santa Ceia, referenciada no início da produção. Por isso, precisam evocar a figura de artistas estrangeiros para chamarem atenção das povoados por onde passam.

A temática circense remete a outro filme próximo da época de produção deste: O Palhaço, de 2011. Mas se o filme de Selton Mello carregava uma melancolia esperançosa, a obra de Cariry traz uma alegria cética sobre o futuro da arte popular. Um questionamento que, de certa maneira, acompanhou a carreira do longa, que mesmo tendo o apoio do público ao ser premiado pelo júri popular do Festival de Brasília de 2013, só encontrou o seu espaço no circuito comercial, quatro anos depois.

 

Os Pobres Diabos (2013)

Duração: 93 min | Classificação: 12 anos

Direção: Rosemberg Cariry

Roteiro: Rosemberg Cariry

Elenco: Chico Diaz, Silvia Buarque, Gero Camilo, Everaldo Pontes, Zezita Matos, Sâmia Bittencourt, Nanego Lira, Georgina de Castro, Reginaldo Batista Ferro, Letícia Sousa Perna e Sávio Ygor Ramos (veja + no IMDb)

Distribuição: Lume Filmes

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page