© 2019 por Nayara Reynaud. Criado a partir da plataforma Wix.

RAMBO: ATÉ O FIM | Um soldado sem mira

24/09/2019

 

Às vezes, é meio difícil entender como um filme sobre um veterano traumatizado pelos horrores da Guerra do Vietnã, caçado pelas autoridades norte-americanas em sua própria pátria, rendeu sequências que, ao sabor dos últimos acirramentos da Guerra Fria nos anos 80, colocariam os mesmos ianques como salvadores da pátria e, agora no quinto e – quem sabe se tratando de Hollywood? – último capítulo de sua franquia, seu “herói” estaria expurgando vilões mexicanos em Rambo: Até o Fim (2019).

 

Passados 37 anos de Rambo – Programado Para Matar (1982), o personagem encarnado por Sylvester Stallone retorna mais uma vez às telonas, sob a batuta de Adrian Grunberg, diretor cujo primeiro longa, Plano de Fuga (2012), também trazia o México como cenário. Neste ínterim, tanto o excelente Sicario: Terra de Ninguém (2015) mostrou como é possível trazer as mazelas dos cartéis mexicanos e desmistificar a imagem de “mocinhos” dos Estados Unidos quanto a política norte-americana em relação à imigração sob o governo de Donald Trump se tornou um dos principais debates nacionais e internacionais. Nada disso, porém, deve ter perturbado o astro da saga e Matthew Cirulnick ao escreverem este roteiro de um maniqueísmo evidente no seu retrato do país vizinho – não à toa, a produção foi filmada na Espanha e conta com atores locais para os principais personagens latinos, com exceção da atriz, de fato, mexicana Adriana Barraza.

 

Se isso também pode não perturbar parte da plateia que for assistir à aventura final de John Rambo, as falhas puramente cinematográficas do filme são suficientes para tornar a experiência desagradável. O soldado de mente estraçalhada, mas corpo eficiente e invencível agora já sente o peso da idade no que parece mais um bom estudo sobre o envelhecimento dos últimos filmes de Stallone, encarnando novamente Rocky Balboa em Creed: Nascido para Lutar (2015) e Creed II (2018). O herói de guerra desgarrado mora no rancho do pai para onde foi no final do último Rambo (2008) e, naquele que é seu único lar, construiu tanto túneis como uma das manifestações de sua neura constante quanto laços familiares com a antiga empregada do local, Maria Beltran (Adriana Barraza), e a neta dela, Gabrielle (Yvette Monreal).

 

A adolescente chama carinhosamente de Tio John aquele que foi a sua figura paterna por tantos anos, mas deseja ardentemente reencontrar o pai que a abandonou quando criança, indo a sua procura no México, para o temor da avó e de Rambo. Este, portanto, vai caçá-la no território vizinho e descobre que a garota caiu nas mãos dos irmãos Hugo e Victor Martinez (Sergio Peris-Mencheta e Óscar Jaenada, respectivamente), cabeças de uma rede de tráfico internacional de mulheres para prostituição. No entanto, ele imprudentemente toma uma atitude que contradiz a habilidade do personagem, construída ao longo de toda a série, e o faz ser socorrido pela jornalista independente Carmen Delgado (Paz Vega), única habitante de “coração bom” nesta terra corrupta em que o herói e sua protegida se encontram, defende a narrativa.

 

Assim como Gabrielle é explorada pelos vilões, o filme usa e descarta a personagem em um longo preâmbulo, no qual se desenrola os dois primeiros e novelescos atos, apenas como uma mera desculpa para o último. O terço final muda totalmente de tom ao se transformar no Esqueceram de Mim para maiores que a título se anuncia pelos trailers, fazendo da violência explícita a sua catarse para o público. Alguns espectadores, no entanto, já chegaram tão fatigados pela narrativa claudicante que o clímax não satisfaz a sede de vingança que se procura e, pelo sadismo apresentado, gera mais questionamentos sobre a natureza de um filme que, até o fim é decepcionante.

Rambo: Até o Fim (Rambo: Last Blood, 2019)

Duração: 101 min | Classificação: 18 anos

Direção: Adrian Grunberg

Roteiro: Matthew Cirulnick e Sylvester Stallone, com argumento de Dan Gordon e Sylvester Stallone, baseado no personagem criado por David Morrell

Elenco: Sylvester Stallone, Paz Vega, Yvette Monreal, Louis Mandylor, Joaquín Cosio, Sheila Shah, Óscar Jaenada, Jessica Madsen, Sergio Peris-Mencheta, Díana Bermudez, Adriana Barraza Adriana Barraza e Marco de la O (veja + no IMDb)

Distribuição: Imagem Filmes

 

 

Compartilhar
Tweetar
Please reload

 Textos relacionados: 
Please reload

 últimas: 
Please reload

 siga o NERVOS: 
 @nervossite 
  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • SoundCloud - Black Circle
  • Deezer - Black Circle
  • Spotify - Black Circle
  • Branco RSS Icon
  • Twitter B&W
  • Facebook B&W
  • Instagram B&W