© 2019 por Nayara Reynaud. Criado a partir da plataforma Wix.

TODOS JÁ SABEM | Novo cenário, velhos segredos

07/03/2019

 

Um dos poucos cineastas a conseguir o feito de ter dois filmes vencedores do Oscar em sua carreira, primeiro com o excelente A Separação (2011) e depois com seu trabalho anterior O Apartamento (2016), o iraniano Asghar Farhadi não é um desconhecido para qualquer iniciado na cinefilia. Talvez isso permita a ele percorrer um caminho diferente de tantos diretores de renome em seu cenário nacional que adentram em uma aventura internacional através de Hollywood. Em vez de se arriscar em produções norte-americanas, a princípio, o realizador preferiu o cenário francês em O Passado (2013) e, agora, vai à Espanha em Todos Já Sabem (2018), sem manter nenhum personagem iraniano na trama, como fez antes.

 

E se na França, o diretor trabalhou com estrelas em franca ascensão na época, como Bérénice Bejo e Tahar Rahim, desta vez, teve em mãos atores consagrados no cinema espanhol e internacional, o casal Penélope Cruz e Javier Bardem, além do astro argentino Ricardo Darín. O que não muda é a sua predileção por dramas familiares, especialmente aqueles com reviravoltas originadas pela revelação de segredos há muito tempo escondidos sob sete chaves. A diferença é que o suspense que sempre permeou seus filmes adquire um tom maior em uma narrativa que se equilibra entre o thriller policial e o melodrama que parece inerente neste tempero latino que o cinema de Farhadi ganha.

 

No início, porém, tudo é mais solar com a fotografia de José Luis Alcaine, velho parceiro de Pedro Almodóvar – que se faz presente também nos agradecimentos –, e a alegria é também radiante quando Laura (Penélope Cruz) chega a sua terra natal, em uma pequena cidadela espanhola nos arredores de Madrid, para o casamento de sua irmã Ana (Inma Cuesta). Enquanto o marido Alejandro (Ricardo Darín) permaneceu em Buenos Aires, seus dois filhos, a adolescente Irene (Carla Campra) e o pequeno Diego (Iván Chavero), vieram junto com ela para a festividade que agita não somente sua grande família como toda a vila, onde seu amigo de infância e primeiro namorado, Paco (Javier Bardem), comanda um parreiral junto com sua esposa Bea (Bárbara Lennie). Entretanto, é justamente quando a luz se apaga que o conflito surge, a partir do desaparecimento de um familiar em plena festa de matrimônio, recordando o sumiço já utilizado pelo cineasta em Procurando Elly (2009).

 

O recurso narrativo, assim como outras situações críticas das quais o iraniano tem se aproveitado durante sua filmografia, serve a ele como uma lente de aumento para estudar tanto estes laços familiares tão intrincados, mas igualmente frágeis, quanto questões sociais que se revelam por trás dessas relações cujas dinâmicas são alteradas por tal evento. Sem entregar muito da história, basta dizer que os personagens passam a se acusar mutuamente em indiretas ligadas ao ocorrido ou ao passado um do outro. Enquanto isso, o filme induz o espectador a encontrar um culpado nas entrelinhas, sendo mais surpreendente na sua trama policial do que no drama familiar, que traz justamente aquilo que Todos Já Sabem, ou desconfiam, seja por conhecer o trabalho de Farhadi ou esses truques novelescos. Ainda assim, o seu mais do mesmo é diferente dos iguais por aí.

Todos Já Sabem (Todos lo Saben, 2018)

Duração: 133 min | Classificação: 12 anos

Direção: Asghar Farhadi

Roteiro: Asghar Farhadi

Elenco: Penélope Cruz, Javier Bardem, Ricardo Darín, Eduard Fernández, Bárbara Lennie, Inma Cuesta, Elvira Mínguez, Ramón Barea, Carla Campra, Sara Sálamo, Roger Casamajor, José Ángel Egido, Sergio Castellanos e Iván Chavero (veja + no IMDb)

Distribuição: Paris Filmes

 

 

Compartilhar
Tweetar
Please reload

 Textos relacionados: 
Please reload

 últimas: 
Please reload

 siga o NERVOS: 
 @nervossite 
  • Twitter - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • SoundCloud - Black Circle
  • Deezer - Black Circle
  • Spotify - Black Circle
  • Branco RSS Icon
  • Twitter B&W
  • Facebook B&W
  • Instagram B&W